Este artigo não cita fontes confiáveis. (Setembro de 2014) |
Predefinição:Estado extinto O Reino Unido dos Países Baixos (em neerlandês Verenigd Koninkrijk der Nederlanden; em francês Royaume-Uni des Pays-Bas e em alemão Vereinigtes Königreich der Niederlande) foi um reino formado pelos atuais Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e parte da Alemanha, que existiu de 1815 a 1830 e por um breve tempo em 1839.
Foi criado a partir de territórios conquistados pelo Primeiro Império Francês após a dissolução deste durante o Congresso de Viena em 1815. Neste estado, habitualmente chamado Reino dos Países Baixos, a Casa de Orange-Nassau converteu-se na possuidora do trono no novo país.
A intenção, quando se criou este estado, era formar uma organização territorial estável ao norte da França, para impedir novas ambições francesas naquela região. Dissolveu-se quando as províncias do sul se uniram à recém-nascida Bélgica, embora as províncias do norte não tenham reconhecido a independência belga senão em 1839, quando as províncias do norte formaram o Reino dos Países Baixos. O grão-ducado do Luxemburgo seria controlado pelos Orange até 1890 aquando do falecimento de Guilherme III. As mulheres da família não estavam habilitadas para ocupar o trono devido à lei sálica, separando-se o Luxemburgo num novo estado controlado pelos Weilburg, um ramo dos Nassau formado em 1783.