Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Fevereiro de 2010) ( |
O Paleolítico Inferior é a mais antiga subdivisão do Paleolítico, sendo o período mais antigo da Pré-História do homem. Teve início há cerca de 2,5 milhões de anos, e durou até há cerca de 300 mil anos, quando mudanças importantes levaram os historiadores e arqueólogos a uma nova divisão, o Paleolítico Médio.
Os mais antigos hominídeos, os australoptecínios, personificados por Lucy, não eram utilizadores avançados de ferramentas de pedra e é provável que fossem presas de animais maiores.[1] Utilizavam machado de mão e viviam a céu aberto, próximos ao vale dos rios.
Os primeiros fósseis do género Homo surgem a menos de três milhões de anos.[2] Eles podem ter se originado dos australoptecíneos ou de um braço filogenético diferente de primatas. É nesse período que o homem passa a andar em duas pernas[carece de fontes].
O Homo habilis, como os da Garganta de Olduvai, é muito mais semelhante aos humanos modernos. O uso de ferramentas de pedra foi desenvolvido por esta espécie por volta de há 2,5 milhões de anos, antes de serem substituídos pelo Homo erectus, há cerca de 1,5 milhões de anos. O Homo habilis aprendeu a usar o fogo como método de apoio na caça.
Paleolítico significa Idade da Pedra lascada ou pedra Antiga. Neolítico significa Idade da Pedra nova.
Eventos
- Há cerca de 650 mil anos - Glaciação de Günz
- Há cerca de 550 mil anos - O homem aprende a controlar o fogo
- Há cerca de 450 mil anos - Glaciação Mindel
Ver também
Referências
- ↑ «Predadores dos Humanos - Animais que caçam nossa espécie». tunesambiental.com (em português). Consultado em 6 de fevereiro de 2022
- ↑ Filho, Júlio de Mesquita. «ETAPAS EVOLUTIVAS - O Gênero Homo». UNESP. Consultado em 6 de fevereiro de 2022
Bibliografia
- JAGUARIBE, Hélio. Um estudo crítico da História. Volume 1. Tradução de Sergio Bath. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.