- REDIRECIONAMENTO Predefinição:Info/Nobre
Ordonho III de Leão (925[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]] — Zamora, agosto de 956[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]])[1] foi rei de Leão desde 951 até à sua morte.
Biografia
Sendo filho de Ramiro II de Leão, sucedeu-lhe no trono após a morte deste. O seu reinado pautou-se pelas constantes revoltas dos condes castelhanos (mormente Fernão Gonçalves), os quais, em conjunto com o seu meio-irmão Sancho procuraram destroná-lo, bem como pela insubmissão dos nobres galegos e ainda os ataques dos muçulmanos.
Para fazer face a estes problemas, organizou uma grandiosa expedição que logrou alcançar Lisboa, mas que não chegou a tomar, tendo estabelecido uma trégua com o califa de Córdova Abd al-Rahman III. Pouco depois, quando regressava a Leão, faleceu prematuramente em Zamora, deixando o trono ao seu meio-irmão, Sancho I.[2][3][4]
Relações familiares
Foi filho de Ramiro II, rei de Leão (900 - 965) e de Ausenda Guterres, filha de Guterre Ozores de Coimbra e de Aldonça Mendes de Coimbra). Casou em 950 com Urraca Fernandes de Castela,[5] filha do conde de Castela Fernão Gonçalves e Sancha Sanches de Pamplona, de quem teve:
- Ordonho de Leão, infante de Leão, morreu jovem,
- Teresa de Leão, infante de Leão, freira no Mosteiro de San Julián de Leão.
A segunda amante foi Elvira Pais Daza, (esposa de Munio Froilaz de Coimbra) filha de Paio Gonçalves, conde deDeza e de Ermesinda Guterres de Coimbra de quem teve:
- Bermudo II, rei de Leão (956 - Setembro de 999) que veio a casar com Elvira Garcia, filha de Garcia Fernandes, conde de Castela e de Ava de Ribagorza.[6]
- Gonzalo.
Ligações externas
Referências
- ↑ Ordonho III de Leão.
- ↑ Actas do 17º Congresso Internacional de Ciências Genealógica e Heráldica, Instituto Português de Heráldica, Lisboa, 1986. pg. 317 (Tab. I)
- ↑ Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols. Vários, Editorial Enciclopédia. Lisboa. vol. 19-pg. 587.
- ↑ Costados do Duque de Bragança, Luis Amaral e Marcos Soromenho Santos, Guarda-Mór Lisboa, 2002. vol. 19-pg. 587.
- ↑ Ricardo del Arco y Garay (1954). "XI". No Instituto Jerónimo Zurita. National Research Council. túmulos da casa real de Castela . Madrid. pp 152.
- ↑ Dicionário Biográfico das Damas
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Predefinição:Esboço-históriaes
Precedido por Ramiro II |
Rei de Leão 951 - 956 |
Sucedido por Sancho I |