𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

O Surto

Predefinição:Info banda O Surto é uma banda brasileira[1] de rock. Ficou conhecida nacionalmente pelo sucesso da canção "A Cera".

História

Formada em 1994, em Fortaleza, Ceará, pelos cearenses Reges Bolo (voz) e Zé Wilclei (guitarra), além de Franklin Roosevelt (baixo) e Jucian Carlos (bateria), vindos de Natal, Rio Grande do Norte. A banda lançou seu primeiro trabalho independente em 1997, o título do álbum levava o nome da banda. O sucesso do disco fez que a banda se apresentasse no Skol Rock Festival de 1998, sendo ovacionado como a melhor apresentação do festival[2]. A boa apresentação despertou o interesse da gravadora Virgin, que convidou o quarteto a fazer parte de seu casting. A banda foi para São Paulo, onde conheceu os integrantes dos Raimundos, para quem abriu vários shows.

Em 2001, a banda lançou o álbum Todo Mundo Doido, produzido por Rick Bonadio. Continha dez faixas, das quais se destaca o sucesso «A Cera», música mais executada nas rádios brasileiras em 2001, «Zarôia», «Tudo é Possível» (que foi tema da novela adolescente Malhação) e «Hempadura». Com o sucesso do disco, a banda foi convidada a se apresentar no Rock in Rio 3, dividindo o palco com grandes estrelas do Brasil e do mundo, como Capital Inicial, Silverchair, e Red Hot Chilli Peppers. O sucesso do álbum foi tão grande que a banda participou de programas de televisão em diversas emissoras, como Globo, SBT, MTV, além de festivais por todo o país e uma série de cinco shows no Japão.

Em 2002, a banda lançou seu segundo álbum, o Equalizando as Idéias. O sucesso «O Veneno» foi também uma das músicas mais executadas por todo o Brasil, e seu videoclipe foi um dos mais executados da MTV, chamando atenção por sua excelente produção e fotografia.

Entre 2004 a 2006, a banda passou por uma transição. Aconteceram algumas trocas de integrantes, e somente em 2007 a banda começou a trabalhar num novo projeto, o disco «De Onde Foi Que Paramos Mesmo?». O álbum contou com uma preprodução do ex-tecladista do Capital Inicial, Aislan Gomes, e com uma participação especial de Kiko Zambianchi em uma das faixas. O disco foi lançado pela JT records. Contou com Marcelo Magal (guitarra), Anderson Son (baixo), Gambá (bateria), Pirajá (teclados), e Reges Bolo nos vocais.

Doze anos após o lançamento de seu álbum, «Todo Mundo Doido», O Surto, agora um quarteto, se prepara para lançar seu quarto trabalho de inéditas. A formação atual da banda conta com dois integrantes da formação original: o vocalista e líder da banda, Reges Bolo, e o baixista e humorista Franklin Medeiros. Markão Morini domina as baquetas na banda desde 2008, e Giuliano Giarolo, na guitarra.

A banda promete lançar o novo EP «É pra Quem Gosta, e Não para Quem Quer» em agosto. O EP traz influências de rock and roll, hardcore e reggae. O primeiro single do novo trabalho é «O Sol e o Céu» em versão plugada e outra acústica. O segundo single será a música «Litoral», que será lançada em junho, juntamente a um videoclipe produzido pelo renomado fotógrafo Rick Werneck.

Legado

Muitos consideram que O Surto não teve oportunidade de mostrar todo seu potencial. "A Cera" ficou marcada como uma das melhores músicas de rock produzidas no Brasil, sendo elogiada pela revista Rolling Stone estadunidense[3].

Integrantes

Discografia

Álbuns de estúdio

Singles

  • «A Cera»
  • «Tudo é Possível»
  • «O Veneno»
  • «Litoral»
  • «O Sol e o Céu»
    Gelson Cherazzy
  • «Jah»
    Gelson Cherazzy

Referências

  1. «O Surto chega como revelação no cenário musical». Folha Online. Consultado em 31 de janeiro de 2012 
  2. Etapa do Skol Rock Festival agitou a praia do Pina Arquivado em 4 de março de 2016, no Wayback Machine. Matéria publicada em 28 de setembro de 1998.
  3. Sucesso Rollinstone

Ligações externas

Predefinição:O Surto

[[Ficheiro:Flag of Predefinição:País-ícone-esboço.svg|42px]]Guitarra masc.png Este sobre uma banda ou grupo musical Predefinição:País-nome-esboço é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste