𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Metafísica (Aristóteles)

Metafísica (em grego antigo: Μετά τα φυσικά, translit. metà ta physikà, "depois dos livros de Física", mas também "além das coisas físicas") é uma série de tratados escritos por Aristóteles (século IV a.C.), organizados em um conjunto de quatorze livros após a morte do filósofo, por Andrônico de Rodes, que também deu o título de Metafísica ao conjunto. O termo 'metafísica' jamais é empregado por Aristóteles em nenhum desses livros: ele usa a expressão filosofia primeira, ciência das causas primeiras, dos primeiros princípios e da finalidade de tudo o que é, enquanto é.

Trata-se de uma das principais obras aristotélicas e o primeiro grande trabalho sobre a própria metafísica. Seu objecto de investigação não é qualquer ser, mas o ser enquanto ser geral, ou seja, o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de algum atributo que essa coisa tenha. A obra também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objectos matemáticos e de Deus. Ela estuda o inteiro, o geral e não apenas as partes e isso não se resume ao transcendente. Por exemplo, se alguém imagina que só tem existência o que está no mundo sensível e que esse mundo sensível é totalmente material, ele assume uma posição metafísica, pois está lidando com o ser inteiro, geral em vez de suas partes, com a natureza do ser.

Na Metafísica, Aristóteles define as quatro causas das coisas, a seguir explicadas em termos simplificados:

  • Causa formal — é a forma da coisa (um objeto define sua essência pela sua forma);
  • Causa material — é a matéria de que uma coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto);
  • Causa eficiente — é a origem da coisa (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto);
  • Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).

Traduções em português

  • ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução do português, textos adicionais e notas de Edson BINI. São Paulo: Edipro, 2012.
  • ARISTÓTELES. Metafísica - Volume 2. Edição bilíngue. Tradução do português, ensaios introdutórios (1º volume), comentário (3º volume) e notas por Giovanni Reale. Edições Loyola.

Ver também

Ligações externas

talvez você goste