Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Resultados
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser mais temido que o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[1] Desenvolvia uma velocidade superior a 850 km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam na fase de aterragem, tal como os outros jatos alemães ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30 mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
Usuários
- Força aérea tcheca (No pós-guerra, nove S-92 e três CS-92)
Imagens
- …da USAF.
Em exposição no Deutsches Museum em Munique
Ver também
Referências
- ↑ (em português)Grandesguerras Arquivado em 25 de outubro de 2004, no Wayback Machine. - Caça ao "Rato": As experiências do curitibano Pierre Clostermann, ao enfrentar os caças Me-262.
- ↑ (em inglês)Zap16 Arquivado em 4 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine.
Bibliografia
- (em castelhano)
Socías, Maciel, in Historia y vida, nº 470, Maio de 2007, informações e fotografia, p. 12-13.
- (em inglês) Brown, Eric. Wings on My Sleeve. London: Weidenfeld & Nicolson, 2006. ISBN 0-297-84565-9.
- (em alemão)
Radinger, Will e Walter Schick. Me 262. Berlin: Avantic Verlag GmbH, 1996. ISBN 3-925505-21-0.
Ligações externas
- «Luftarchiv» (em Deutsch)
- «Luftwaffe39-45» (em português)
Predefinição:Aeronaves Messerschmitt Predefinição:Aeronaves da Avia Predefinição:Designação de aeronaves do RLM