𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Messerschmitt Me 262

Predefinição:Info/Aeronave

O Me 262 foi o primeiro caça a jato a entrar em serviço.

Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.

Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.

Resultados

Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser mais temido que o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[1] Desenvolvia uma velocidade superior a 850 km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam na fase de aterragem, tal como os outros jatos alemães ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.

O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30 mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.

Usuários

Alemanha Nazista Alemanha

Tchecoslováquia Tchecoslováquia

  • Força aérea tcheca (No pós-guerra, nove S-92 e três CS-92)

Imagens

Ver também

Referências

  1. (em português)Grandesguerras Arquivado em 25 de outubro de 2004, no Wayback Machine. - Caça ao "Rato": As experiências do curitibano Pierre Clostermann, ao enfrentar os caças Me-262.
  2. (em inglês)Zap16 Arquivado em 4 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine.

Bibliografia

  • (em castelhano)
Socías, Maciel, in  Historia y vida, nº 470, Maio de 2007, informações e fotografia, p. 12-13.
  • (em inglês) Brown, Eric. Wings on My Sleeve. London: Weidenfeld & Nicolson, 2006. ISBN 0-297-84565-9.
  • (em alemão)
Radinger, Will e Walter Schick. Me 262. Berlin: Avantic Verlag GmbH, 1996. ISBN 3-925505-21-0.

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Aeronaves Messerschmitt Predefinição:Aeronaves da Avia Predefinição:Designação de aeronaves do RLM

talvez você goste