O Marriott World Trade Center Hotel foi um hotel de luxo de classificação 4 diamantes, de 22 andares[1] que possuía 825 quartos. Foi aberto em 1981 junto com o Vista Hotel e se localizava no conjunto 3 do World Trade Center na cidade de Nova York. O Vista Hotel foi o primeiro a abrir na Baixa Manhattan em 1836.[2] O edifício foi projetado por Skidmore, Owings and Merrill e originalmente operado pelo Port Authority of New York and New Jersey. Ele foi vendido em 1995 para a Host Marriott Corporation após os governadores George Pataki de Nova York e Christine Todd Whitman de Nova Jersey pressionarem o Port Authority a vender suas ações menos rentáveis.
O hotel foi conectado com as Torres Norte e Sul, e muitos passaram por ele para visitar as Torres Gêmeas. O hotel teve alguns estabelecimentos de destaque, incluindo a Greenhouse Cafe, Tall Ships Bar & Grill, uma loja chamada Times Square Brindes, o Restaurante Russia House e um cabeleireiro chamado Olga's. O hotel tinha 2400 m² de área e recebeu a classificação quatro diamantes da American Automobile Association.[3]
O edifício foi destruído em 11 de Setembro de 2001, quando a Torre Sul do World Trade Center colapsou e seus destroços o esmagaram.
Atentado de 1993
No dia 26 de Fevereiro de 1993, o hotel foi seriamente danificado, resultado do Atentado de 1993. Terroristas carregaram uma camionete Ryder, com 682 quilogramas de explosivos e a estacionaram na garagem da torre norte. Às 12:18 da tarde, houve a explosão, que destruiu e danificou os sub-níveis do complexo do World Trade Center. Após extensivos reparos, o hotel foi reaberto em Novembro de 1994.
Referências
- ↑ Lew, H. S., Richard W. Bukowski, and Nicholas J. Carino. «Design, Construction, and Maintenance of Structural and Life Safety Systems (pdf)» (PDF). National Institute of Standards and Technology (NIST)
- ↑ Eisner, Harvey (abril 2002). «Terrorist Attack At New York World Trade Center». Firehouse Magazine. Consultado em 19 de agosto de 2008. Arquivado do original em 30 de junho de 2008
- ↑ «Nova Iorque Marriott World Trade Center (archived website)». Consultado em 2 de março de 2001