Manuel Ventura Cajuda de Sousa, mais popularmente conhecido como Manuel Cajuda (Olhão, 27 de Junho de 1951), é um treinador de futebol português[1].
Foi jogador de futebol passando por várias equipas portuguesas, onde se destacou ao serviço do SC Farense, clube onde terminou a sua carreira e se iniciou como treinador-adjunto. Trabalhou ao lado de figuras como o búlgaro Hristo Mladenov (Selecionador da Bulgária) e foi treinador do catalão Paco Fortes, do Campeão do Mundo Gil (Brasil) e do internacional húngaro Ferenc Mészáros.
Como treinador principal começou no S.C. Farense, passando por equipas União de Leiria, Sp. Braga, Belenenses, Beira-Mar e Vitória de Guimarães, Zamalek (Egipto), Congqing (China) e Al Sharjah (Emirados). Consagrou alguns títulos e levou várias equipas às competições internacionais (Taça UEFA-Liga dos Campeões da Europa e África e Taça Intertoto).
Manuel Cajuda é um dos treinadores portugueses mais respeitados no seu país. Foi treinador de várias equipas portuguesas com sucesso. As suas aventuras no Al Sharjah FC (Emirados Árabes Unidos) e Zamalek também foram bem sucedidas. A sua simplicidade e personalidade forte, juntamente com a sua capacidade de motivar os jogadores transformou-o num dos mais sabedores treinadores portugueses. Atingiu excelentes resultados em Braga, Leiria e Marítimo, com boas classificações e qualificações para a UEFA Europa League, juntamente com o seu sucesso na Zamalek (Vice - Campeão e Final da Taça) e Al Sharjah (melhor classificação nos últimos dez anos). Cajuda também orientou com sucesso o V. Guimarães, quando assumiu o cargo, o clube estava numa posição baixa na tabela da Segunda Liga, mas conseguiu classificar-se para a Primeira Liga. Na temporada seguinte, conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões Europeus (apuramento) depois de um brilhante terceiro lugar na Primeira Liga. Ele é lembrado como um dos melhores treinadores que orientaram o Vitória de Guimarães, Sp. Braga e Marítimo. Tem uma vasta experiência em todas as competições que participou como UEFA Intertoto Cup, UEFA Europa League, Liga dos Campeões e da Liga dos Campeões Africanos, assim como o futebol asiático, árabe e africano. Ao longo da sua carreira usou diferentes táticas. Como base utiliza o 4-2-3-1, é um fiel intérprete do sistema em movimento, fazendo a sua equipa quando tem a bola variar para 4-3-3 e 3-3-4. A sua tática e a sua estratégia são baseadas numa equipa bem organizada, que joga com a inteligência necessária para saber quando eles têm para atacar ou defender. É um treinador muito gentil para com a imprensa. Manuel Cajuda é um treinador carismático, característica reconhecida pela maioria dos jogadores treinados por ele. Manuel Cajuda gosta de lançar jogadores jovens tal como o fez ao longo da carreira com Quim (guarda-redes do Sp.Braga e da Seleção), Pepe (Real Madrid), Tiago (Benfica, Chelsea, Juventus e Atl. Madrid) e Danny (Zenit). Manuel Cajuda foi uma das mais fortes forte opções para substituir Carlos Queiroz no comando da Seleção Portuguesa de futebol em 2010.
Referências
- ↑ «Manuel Cajuda no zerozero.pt». Consultado em 12 de dezembro de 2011