Predefinição:Info/Nobre Luís V (c. 967 – 21 de maio de 987), também conhecido como Louis o Indolente (em Predefinição:Língua com nome),[1] foi o Rei da Frância Ocidental de 986 até sua morte prematura, em 987. Era filho de Lotário de França e Ema da Itália. Morreu sem filhos e foi o último rei francês da dinastia carolíngia.
Vida
Luís nasceu em 967. Desde pequeno foi educado rigorosamente. Aprendeu: francês, inglês, alemão, aritmética, noções médicas e a arte de combate. Na sua juventude, recitava poemas alemães e ingleses para toda a Corte real. Mostrava-se um rapaz inteligente e estudioso, porém impulsivo.
Em 982, aos quinze anos, por imposição de seu pai, casou-se em Brioude com Adelaide Branca de Anjou, filha de Fulque II de Anjou, quase vinte anos mais velha e já viúva duas vezes. No dia do casamento, foram coroados rei e rainha da Aquitânia. O casamento não produziu filhos e terminou em divórcio cerca de dois anos depois.
Coroa
Aos dezanove anos foi consagrado Rei da França. Neste período a França medieval começava a mostrar sinais de comércio ativo, e o rei apoiou o crescimento da burguesia primitiva. Algumas rotas de comércio francesas foram traçadas propriamente pelo rei. Dinheiro foi investido na criação de pequenos povoados, que futuramente seriam cidades.
Quanto à política externa, a França não chegou a lutar diretamente, porém cavalos e armas foram emprestadas para aliados do rei francês.
Morte
No ano de 987, Luís V morreu de causas incertas: talvez acidentalmente, talvez envenenado por sua própria mãe. Ele não deixou herdeiros. Foi o último rei de França da dinastia carolíngia. Foi sucedido por Hugo Capeto, iniciador da dinastia capetiana.
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Referências
- ↑ Previté-Orton 1929, p. 568.
Bibliografia
- Previté-Orton, C. W. (1929). Outlines of Medieval History. Cambridge University Press.
Precedido por Lotário |
Rei de Frância Ocidental 986 - 987 |
Sucedido por Hugo Capeto |