O termo línguas do Cáucaso é usado informalmente para referir-se a um grupo grande e extremamente variado de línguas faladas por mais de 7 milhões de falantes no sudeste da Europa oriental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Estudos linguísticos classificam estas línguas em diversas famílias com pouca ou nenhuma afinidade entre elas. Algumas destas famílias de línguas não têm membros fora da área do Cáucaso.
Famílias de línguas
As quatro famílias de línguas faladas exclusivamente na região do Cáucaso são:
- Família caucásica meridional, também chamada família caucásica do sul, georgiana ou cartevélica. Inclui o entre outras georgiano (língua oficial da Geórgia), o suano, o laz e o mingrélio.
- Família caucásica do noroeste, também chamada família abcaz-adigué ou circasiana. Inclui entre outras o abaza, o abcásio, o adigué, o cherqueso ou circasiano, o cabardiano e o ubykh. Alguns estudiosos incluem na família o hitita, antiga língua desaparecida falada na Anatólia.
- Família caucásica do norte centro, também chamada família vaynakh. Inclui o bácico ou bats, o checheno e o ingush.
- Família caucásica do nordeste ou família daguestão. Inclui:
Alguns estudiosos relacionaram esta família com a extinta família de línguas hurrito-urartianas. Outras línguas do Cáucaso podem-se incluir em famílias com uma distribuição geográfica mais ampla:
Para ver uma classificação mais detalhada destas línguas, ver nos artigos das famílias correspondentes.