Predefinição:Info/Assentamento/Rússia O krai de Krasnodar (Predefinição:Lang-rus), por vezes também aportuguesado para Crasnodar,[1][2][3] é uma divisão federal da Federação da Rússia localizado no Distrito Federal do Sul. Possui uma área de tamanho modesto: 76 000 quilômetros quadrados, sendo o 23.º maior entre as subdivisões russas.
Este krai é o mais populoso do distrito federal do sul e a terceira mais populoso do país. Seu centro administrativo é a cidade de Krasnodar, outras cidades importantes são Sóchi e Novorossisk.
Geografia
O krai de Krasnodar localiza-se ao redor da parte ocidental da Ciscaucásia e de parte das encostas norte do Grande Cáucaso. Suas fronteiras, no sentido horário a partir do oeste, são com a Ucrânia, da qual está separado pelo Estreito de Kerch e o Mar de Azov, oblast00 de Rostov, krai de Stavropol, a república da Carachai-Circássia e a República da Abecásia. A república da Adiguésia forma um enclave no território do krai. Na fronteira sul localiza-se a costa do Mar Negro da Rússia, com o porto mais importante na cidade de Novorossisk além do resort de Sóchi.
O pico mais alto é o Tsakhvoa com 3 345 metros de altitude e o maior lago é o Abrau.
Clima
Dois terços do krai, mais ao norte, têm um clima continental, com invernos relativamente frios e verões quentes. A costa do Mar Negro possui um clima mediterrânico e o sul um clima subtropical úmido.
Zona horária
O fuso horário de todo o krai é o mesmo que horário de Moscou: UTC+3.
População
A população aumentou de 5 113 148 em 1989, passando por 5 125 221 no censo de 2002, para um total de 5 226 647 no censo de 2010, concentrada sobretudo, na bacia do rio Kuban, tradicionalmente terra dos cossacos. Predefinição:Localidades mais populosas do Krai de Krasnodar
Referências
- ↑ «Anuário do Tribunal de Contas 2007/08» (PDF). Consultado em 1 de outubro de 2016
- ↑ «Experiências Psíquicas Além da Cortina de Ferro - página 27». f.se-todo.com. Consultado em 1 de outubro de 2016
- ↑ «Bioeletrografia | Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico - Drs.Grott». www.kirlian.com.br. Consultado em 1 de outubro de 2016