𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Krai de Kamtchatka

Predefinição:Info/Assentamento/Rússia

O krai de Kamtchatka (Predefinição:Lang-rus), ou mais raramente aportuguesado para Camecháteca[1][2] ou Camchaca,[3] é uma divisão federal da Federação da Rússia, efectivada a partir de 1 de julho de 2007. Localizada no Extremo Oriente Russo, é administrativamente parte do Distrito Federal do Extremo Oriente. O krai de Kamtchatka tinha, de acordo com o censo de 2010, 322 079 habitantes.

Petropavlovsk-Kamtchatski é a capital e maior cidade do krai, contendo nela mais de metade da população do território.

O Krai de Kamtchatka foi formado como resultado da fusão entre o oblast de Kamtchatka e o distrito autónomo da Coriáquia (Predefinição:Lang-rus), decidida em referendo realizado a 23 de outubro de 2005. O distrito autónomo mantém o estatuto de divisão administrativa especial do krai, sob o nome de Distrito Coriaque.

A península de Kamtchatka forma a maioria do território do krai, separando o mar de Okhotsk e o mar de Bering no Oceano Pacífico. O restante território é formado por uma porção menor do território continental, pela ilha Karaginski e pelas ilhas Comandante no mar de Bering. Faz fronteira com o oblast de Magadan a oeste e com Tchukotka a norte. O krai de Kamtchatka é uma zona de atividade vulcânica, nela se situando o Kliutchevskaia Sopka, o maior vulcão da Eurásia, e os Vulcões da Década Avatchinski e Koriakski.

Referências

  1. Rocha, Carlos (2 de junho de 2010). «A grafia portuguesa de topónimos estrangeiros». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 14 de março de 2012 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. «Sobre o aportuguesamento de Fucushima». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. 14 de março de 2012. Consultado em 14 de março de 2012 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Krai de Kamtchatka
Ícone de esboço Este sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste