𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Joaquim Carlos da Cunha Andrade

Barão de Alfié Joaquim Carlos da Cunha Andrade

Joaquim Carlos da Cunha Andrade, primeiro e único barão de Alfié, (Predefinição:Onde, Predefinição:QuandoItabira, 27 de julho de 1881) foi coronel da Guarda Nacional.

Filho de Carlos Casimiro da Cunha Andrade e de Senhorinha dos Santos Alvarenga. Casou-se em primeiras núpcias com Maria Isidora de Andrade e em segundas com Ana da Costa Lage. Foi o pai de Joaquim Carlos, Carlos Casimiro, quem construiu o sobrado posteriormente alcunhado Solar do Barão de Alfié, atualmente Hotel Itabira, o qual servira de residência para a família do nobre. Há quem diga que Carlos Drummond de Andrade, natural de Itabira, tenha se inspirado no imóvel para escrever alguns de seus poemas. O sobrado se manteve entre os Paula Andrade, parentes dos Cunha Andrade. Dentre os proprietários posteriores, destaca-se Olinto Horácio de Paula Andrade, juiz e deputado provincial, além de pai de Amariles de Paula Andrade, prima de Drummond e sua inspiração para a Lili do poema Quadrilha, além de ser a paixão de José de Andrade, irmão de Drummond.

Títulos nobiliárquicos e honrarias

Título conferido por decreto imperial em 19 de julho de 1879. Faz referência ao bairro mineiro de Santana do Alfié, então freguesia de Itabira e posteriormente distrito de São Domingos do Prata.

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste