𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Jair Picerni

Predefinição:Info/Treinador Jair Picerni (São Paulo, 20 de outubro de 1944) é um ex-treinador e ex-futebolista brasileiro, que atuava na posição de lateral-direito.

Biografia

Como jogador, foi lateral-direito da Ponte Preta tendo como melhor resultado o vice-campeonato no Campeonato Paulista de 1977. Como técnico, já dirigiu vários clubes do futebol brasileiro e do exterior.

Como técnico da Seleção Brasileira, Jair Picerni conquistou a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. A partir de então recebeu convites para treinar diversos clubes do Brasil.

Em 1985, foi treinador do Clube Atlético Paranaense por apenas 1 dia. Após apresentado, no outro dia recebeu um convite para treinar a Associação Atlética Ponte Preta, sendo apresentado no mesmo dia no clube campineiro.[1]

Venceu o Campeonato Brasileiro de 1987 pelo Sport.[2] Este título muitas vezes é atribuído equivocadamente a Emerson Leão, mas o mesmo saiu do clube antes do quadrangular final (na prática final de ida e volta, dado o W.O de Flamengo e Internacional), realizado entre janeiro e fevereiro de 1988, que teve Picerni como treinador.

Foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista, em 2000, pelo São Caetano, além de ter sido duas vezes vice-campeão brasileiro (2000 e 2001) e vice-campeão da Taça Libertadores da América (2002) pela mesma agremiação.

Foi campeão brasileiro da Série B, em 2003, pela Sociedade Esportiva Palmeiras.

Foi técnico do Red Bull Brasil, em que conquistou o Campeonato Paulista Segunda Divisão, mas acabou sendo dispensado no fim de 2009. Em 2010, dirigiu o Santo André, mas acabou saindo no final do mesmo ano.

Seu último clube foi o União São João Esporte Clube, em 2012.[3]

Títulos

Como técnico

Sport
São Caetano
Palmeiras
Red Bull Brasil

Campanhas de destaque

Corinthians
Portuguesa
São Caetano
Bahia
Fortaleza
Brasil Sub-23

Como jogador

Ponte Preta

Referências

  1. Top 5 – Passagens relâmpago de treinadores Gazeta do Povo - acesso em agosto de 2012
  2. «Jair Picerni… quem tem medo do Azulão?». Tardes de Pacaembu. Consultado em 10 de agosto de 2017 
  3. Araujo, Éwerton. «União São João comemora chegada de Jair Picerni». globoesporte.com. Consultado em 28 de janeiro de 2022 

Ligações externas

Predefinição:Treinadores campeões do Campeonato Brasileiro de Futebol Predefinição:Treinadores do Clube Atlético Mineiro Predefinição:Treinadores do Sport Club Corinthians Paulista

Ícone de esboço Este sobre um(a) treinador(a) de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste