𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Indiana Jones

Predefinição:Info/Personagem fictícia Henry Jones, Jr., ou simplesmente Indiana Jones, é um personagem da série de filmes Indiana Jones, criado por George Lucas e Steven Spielberg, George lucas criou o personagem em homenagem aos heróis de séries e filmes de ação dos anos 1930. O personagem apareceu pela primeira vez em 1981 em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, dirigido por Steven Spielberg e vivido por Harrison Ford. O personagem também aparece em séries de televisão.

O personagem se distingue pela sua aparência (chicote, chapéu, mochila[11][12] e jaqueta de couro), senso de humor, conhecimento profundo de muitas civilizações e línguas antigas e medo de cobras.

Desde sua primeira aparição em Os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones se tornou um dos personagens mais famosos do cinema. Em 2003, o American Film Institute classificou-o o segundo maior herói de filme de todos os tempos.[13] Ele também foi nomeado o 6º maior personagem do cinema pela revista Empire.[14] Entertainment Weekly classificou Indy em segundo lugar na sua lista de The All-Time Coolest heróis na cultura pop.[15] Premiere revista também colocou Indy no número 7 em sua lista dos 100 melhores personagens de filmes de todos os tempos.

Personagem

Chapéu de Indiana Jones.

Henry Jones Júnior (Indiana Jones) é um indivíduo com vida dupla: além de um pacato professor de Arqueologia, é um aventureiro destemido e pouco convencional, que carrega um revólver, um chicote e seu inseparável chapéu, ele é mais conhecido por Indiana, apelido tirado do nome do cão que tinha quando criança (na vida real, o cão pertencia a George Lucas).

A maioria de suas aventuras ocorre na década de 1930. No primeiro e terceiro filme, o herói enfrenta forças nazistas que querem se apossar de famosas relíquias judaico-cristãs, a Arca da Aliança e o Santo Graal, respectivamente, para assim, tentar dominar o Mundo. O segundo filme ambienta-se na Índia, e o quarto filme começa nos EUA e termina nas selvas da América do Sul.

Elenco

Personagem Filme
Raiders of the Lost Ark Temple of Doom The Last Crusade Kingdom of the Crystal Skull Indiana Jones 5
Indiana Jones (Henry Jones, Jr.) Harrison Ford Harrison Ford
River Phoenix (jovem)
Harrison Ford
René Belloq Paul Freeman
Marcus Brody Denholm Elliot Denholm Elliot
Marion Ravenwood Karen Allen Karen Allen
Major Toht Ronald Lacey
Sallah John Rhys-Davies John Rhys-Davies
Willie Scott Kate Capshaw
Short Round Jonathan Ke Quan
Mola Ram Amrish Puri
Walter Donovan Julian Glover
Elsa Schneider Alison Doody
Henry Jones, Sr. Sean Connery
Alex Hyde-White
George "Mac" MacHale Ray Winstone
Irina Spalko Cate Blanchett
Mutt Williams (Henry Jones, III.) Shia LaBeouf
Harold Oxley John Hurt

A saga

Cinemas

A franquia estrelada por Harrison Ford e dirigida por Steven Spielberg começou em 1981, com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. O último filme da série foi Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, lançado em 2008. O quinto filme será lançado em 2021, em nova parceria de Steven Spielberg e Harrison Ford.[1]

Título Original Título em Portugal Título no Brasil Ano de lançamento
Raiders of the Lost Ark Indiana Jones e Os Salteadores da Arca Perdida Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida 1981
Indiana Jones and the Temple of Doom Indiana Jones e o Templo Perdido Indiana Jones e o Templo da Perdição 1984
Indiana Jones and the Last Crusade Indiana Jones e a Grande Cruzada Indiana Jones e a Última Cruzada 1989
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal 2008
Indiana Jones 5 Indiana Jones 5 Indiana Jones 5 2023

Jogos

Foram lançados para diversas plataformas jogos baseados nos filmes para o cinema.

Além desses, a LucasArts lançou cinco games contendo aventuras inéditas do herói:

E em 2008, a Traveller's Tales lançou Lego Indiana Jones: The Original Adventures (PC, PS2, Xbox 360, Nintendo DS, PlayStation 3, PlayStation Portable, Wii) contando a história dos três filmes em versão Lego. Uma continuação, Lego Indiana Jones 2: The Adventure Continues, adicionando novos níveis e o quarto filme, foi lançada em Novembro de 2009.

Televisão

Nos anos 1990, George Lucas produziu e realizou uma série, The Young Indiana Jones Chronicles (O Jovem Indiana Jones), com Sean Patrick Flanery ou Corey Carrier interpretado o personagem aos 17 e 10 anos, respectivamente. George Hall interpretava o herói com 93 anos, e um episódio teve a participação de Harrison Ford como Indiana nos anos 1950.[2]

A série mostrava diversas aventuras de Indy ao redor do mundo, e seu encontro com personalidades históricas como Leon Tolstói, Pancho Villa ou Charles de Gaulle.

Produção

Criação

Harrison Ford.

George Lucas teve ideias para dois filmes inspirados nos seriados dos anos 30, um de ficção científica no estilo Buck Rogers e Flash Gordon, e outro de ação inspirado nas produções da Republic Pictures, Doc Savage e King Solomon's Mines, com um arqueólogo aventureiro. A primeira se tornou Star Wars, e a segunda Lucas primeiro transformou no roteiro The Adventures of Indiana Smith, que com a colaboração do roteirista Philip Kaufman, que sugeriu usar a Arca da Aliança, se tornou Raiders of the Lost Ark. Em 1977, Steven Spielberg se encontrou com Lucas dizendo que queria dirigir um filme da série James Bond, Lucas ao invés disso ofereceu-lhe Raiders dizendo que era "melhor que James Bond". Spielberg gostou, mas pediu para trocar o sobrenome do herói, e logo Lucas sugeriu "Jones". O contrato com a Paramount Pictures previa 5 filmes de Indiana Jones, mas Spielberg prometeu a Lucas apenas três.

Spielberg queria Harrison Ford no papel, mas Lucas resistiu, dizendo que ele já participara de muitas produções suas (American Graffiti e a trilogia Star Wars). Tom Selleck foi escolhido, mas seu contrato com a série Magnum, P.I. o impediu de participar. Spielberg sugeriu Ford novamente, e Lucas dessa vez permitiu.

Trilogia Original

Raiders of the Lost Ark foi filmado em estúdios na Inglaterra para cortar custos, e também em locações no Havaí, Tunísia e França. Foi lançado em 1981 e logo se tornou um sucesso crítico e de bilheteria.

Para a continuação Indiana Jones and the Temple of Doom, Lucas não queria reutilizar os nazistas. Spielberg inicialmente considerou o Rei Macaco, e Lucas um castelo mal-assombrado, que Spielberg rejeitou por causa de uma produção sua, Poltergeist. O castelo logo se tornou um templo demoníaco na Índia. A produção foi filmada no Sri Lanka e Inglaterra, e seu tom mais sombrio, influenciado pela separação de Spielberg e o divórcio de Lucas, levou o filme a não ter a mesma recepção calorosa do antecessor em seu lançamento em 1984.

Para o terceiro filme, Lucas sugeriu o Santo Graal, e Spielberg rejeitou inicialmente por considerá-lo "etéreo", mas então Lucas resolveu criar uma história de pai e filho, com o Graal sendo uma metáfora para a reconciliação. Para interpretar o pai de Indiana, chegaram à conclusão que o único que podia interpretá-lo era James Bond - Sean Connery. Indiana Jones and the Last Crusade foi filmada em Espanha, Inglaterra e Estados Unidos e foi bem aceito pelo público e crítica em 1989.

Retorno

The Last Crusade termina com os heróis cavalgando em direção ao pôr do sol porque Spielberg achava que era uma conclusão da trilogia. Lucas não conseguia pensar em uma boa ideia para outro filme, e resolveu então produzir uma série de TV contando as origens do personagem. Quando Harrison Ford participou de um episódio, Lucas chegou a conclusão que podia fazer um filme com Indiana nos anos 1950, inspirado na ficção científica da época e usando alienígenas. Ford e Spielberg resistiram à ideia (o segundo principalmente por ter feito dois filmes com extraterrestres, Close Encounters of the Third Kind e E.T.). Lucas pediu roteiros para dois escritores (Jeb Stuart e Jeffrey Boam), mas após o lançamento de Independence Day, ele e Spielberg desistiram temporariamente de outro filme de invasão alienígena.

Em 2000, Spielberg, Ford, Lucas, e os produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy se encontraram em um tributo a Ford pelo American Film Institute e decidiram que valia a pena tentar mais um Indiana Jones. Lucas resolveu tornar os extraterrestres não como do espaço, mas de outra dimensão (inspirado na teoria das cordas) e usar as caveiras de cristal como ponte. Frank Darabont escreveu um roteiro em 2002 (cuja maior colaboração foi o retorno da mocinha de Os Caçadores e um filho para Indiana), e Jeff Nathanson, outro em 2004. A partir daí David Koepp assumiu o texto, que foi batizado Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Como Spielberg não queria se afastar da família, todas as filmagens foram nos Estados Unidos. O filme foi lançado em 22 de maio de 2008.

Indiana Jones e seu amigo Sallah carregando a Arca Perdida.

Futuro da Franquia

Indiana Jones 5 foi oficialmente confirmado pela Disney, que anunciou Harrison Ford no papel principal e Steven Spielberg como diretor. Kathleen Kennedy, de Star Wars: O Despertar da Força, e Frank Marshall serão os produtores.

Lançamento em Blu-ray e Cópia Digital

Um dos maiores fenômenos da história do cinema, a franquia Indiana Jones foi lançada em Blu-ray e cópia digital em 2012. Pela primeira vez, todos os quatro inesquecíveis filmes juntos em Blu-ray, apresentados com imagem brilhante, qualidade de alta definição e áudio 5.1. A coleção vem com cinco discos, com versões master digitais, com cores totalmente corrigidas, de O Templo da Perdição e A Última Cruzada, além da ansiosamente esperada restauração quadro a quadro completa, de Os Caçadores da Arca Perdida. Com horas de extras especiais, incluindo novo conteúdo criado exclusivamente para este lançamento. [carece de fontes?]


Referências

  1. «Harrison Ford e Steven Spielberg farão quinto filme da saga "Indiana Jones"». Gazeta do Povo. Consultado em 27 de julho de 2016 
  2. «O Jovem Indiana Jones». Veja. Consultado em 7 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2014 

Ligações externas

Predefinição:Indiana Jones

Ícone de esboço Este sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste