𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ilópolis

Ilópolis
  Município do Brasil  
Museu do Pão
Museu do Pão
Símbolos
Bandeira de Ilópolis
Bandeira
Brasão de armas de Ilópolis
Brasão de armas
Hino
Gentílico ilopolitano
Localização
Localização de Ilópolis no Rio Grande do Sul
Localização de Ilópolis no Rio Grande do Sul
Ilópolis está localizado em: Brasil
Ilópolis
Localização de Ilópolis no Brasil
Mapa de Ilópolis
Coordenadas 28° 55' 37" S 52° 07' 26" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Municípios limítrofes Anta Gorda, Arvorezinha, Putinga
Distância até a capital 189 km
História
Fundação 26 de dezembro de 1963 (60 anos)
Administração
Prefeito(a) Edmar Pedro Rovadoschi (MDB, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 116,481 km²
População total (est. IBGE/2016[2]) 4 205 hab.
Densidade 36,1 hab./km²
Clima subtropical
Altitude 786 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,792 alto
PIB R$ 50 443,329 mil
PIB per capita (2008) R$ 11 655,11
Sítio http://www.ilopolis-rs.com.br (Prefeitura)

Ilópolis é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Seu nome deriva de Ilex paraguariensis (nome científico da erva-mate), e de polis (cidade, em língua grega), ou seja, Cidade da erva-mate.

História

No início do século XX surgiu a colônia de Itapuca, fundada pelo governo do estado. Em 1905 iniciou-se a colonização do atual município de Ilópolis, com a chegada de imigrantes.

Em 1915 foi criado o município de Encantado, e suas terras estavam incluídas nos Distritos de Itapuca e Anta Gorda. Em 1928 foi construída a estrada que ligou Encantado a Soledade. O fato foi tão marcante que, em 1931, o povoado de Ilópolis já tinha superado o de Itapuca, que não se localizava à beira da estrada. Sete anos depois, pelo Ato Municipal número 3 de 10 de janeiro de 1938, Ilópolis passou a sede de distrito, ficando Itapuca apenas como povoado.

Mais tarde foi recriado o Distrito de Itapuca, diminuindo a área de Ilópolis, sem no entanto prejudicar sua situação de progresso. Após uma consulta plebiscitária favorável, o distrito foi emancipado pela Lei 4687, de 26 de dezembro de 1963.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 28º55'36" sul e a uma longitude 52º07'27" oeste, estando a uma altitude de 786 metros. Sua população estimada em 2006 era de 4.547 habitantes.

Economia

Sua economia se baseia no cultivo, extração e industrialização da erva-mate.

Turismo

O principal evento econômico e turístico do município é o Turismate "A Festa da Erva-Mate", que acontece bienalmente (ano ímpar), na segunda semana de novembro e realizado no Parque do IBAMA.

Nos eventos religiosos destacam-se os festejos ao padroeiro do município com a Festa de São Paulo Apóstolo, realizada em 25 de janeiro. A Festa de São Roque, no segundo domingo de agosto. A Romaria ao Padre Carlos Celeste Dall'Agnol, no primeiro domingo de setembro, com visitação à capela onde está sepultado, no cemitério católico e em 2020 aconteceu o décimo primeiro evento. A Peregrinação ao Santuário São Paulo Apóstolo e Indulgência Plenária, realizada no quarto domingo de outubro. As celebrações e eventos são realizados no Santuário São Paulo Apóstolo e no Centro Cultural de Eventos São Paulo Apóstolo - CCESPA.

Como evento cultural e gastronômico se destaca a Festa do Pão, realizada anualmente - pela Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari - AAMoinhos, junto ao Moinho Colognese e do Museu do Pão -, no dia 16 de outubro com início no dia 12 de outubro até o quatro domingo do referido mês.

Como evento tradicional se destaca a Semana Farroupilha de 14 a 20 de setembro, realizado no Centro de Tradições Gaúchas Qurência do Mate e o Rodeio Crioulo Estadual, no Parque de Eventos.

Para conhecer Ilópolis e visitar o Caminho dos Moinhos e a Rota da Erva-Mate, contate a Central de Informações Turísticas.

Cultura

A Administração Municipal de Ilópolis formalizou um acordo de cooperação internacional, denominado de Gemellaggio, com o município de Auronzo di Cadore, Província de Belluno, Região do Vêneto, Itália.

No centro da cidade encontra-se o moinho colonial denominado de Moinho Colognese, que foi restaurado. Ao seu lado, uma intervenção contemporânea dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fannuci, abrigando o Museu do Pão e a Oficina de Panificação. O projeto do Complexo Arquitetônico do Museu do Pão reconhecido e com importantes premiações como o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade em 2008, pelo IPHAN, na categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis. O patrimônio material e imaterial dos imigrantes italianos e seus descendentes, principalmente Vênetos, é a fonte de inspiração da associação criada em 2004, Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari - AAMoinhos. O casario do início do século XX e ainda presente é o sinônimo da pujança madeireira da região naquela época. Construções feitas de madeira de araucária e com estilo arquitetônico muito particular no Estado.

A Reconstrução do Processo Histórico da Erva-Mate, um verdadeiro museu a céu aberto, que reconstrói a história do cultivo, colheita, beneficiando, transporte e consumo da Erva-Mate, árvore símbolo do Estado do Rio Grande do Sul. Este projeto pioneiro no Brasil evidencia a matéria-prima do chimarrão, bebida símbolo dos gaúchos e patrimônio imaterial.

Referências

  1. IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativas populacionais para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros em 01.07.2016» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 24 de junho de 2017 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Ver também

Predefinição:Cidades do Vale do Taquari

talvez você goste