𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Hackerteen

O HackerTeen é um projeto educacional brasileiro, criado pela empresa 4Linux de São Paulo em 2004 e que visa capacitar jovens adolescentes para o mercado de trabalho relacionado a Tecnologia da Informação.

O projeto

O projeto atende geralmente a jovens na faixa etária dos 14 aos 19 anos. Dentre os principais objetivos da formação podemos citar:

  • canalizar a energia que o jovem aplica em jogos, Orkut e MSN para o processo de aprendizagem de segurança da informação;
  • inserção do jovem no mercado de trabalho;
  • abordagem de questões éticas e empreendedoras.

Repercussão social

O projeto ao longo de sua jovem trajetória foi amplamente elogiado pela mídia nacional.[carece de fontes?] Dentre os veículos que já noticiaram algum tipo de informação a respeito, podemos citar como exemplo a revista Isto É e o jornal O Estado de S. Paulo, TV cultura, Record, e no site do Google.

Além da crítica positiva da mídia[carece de fontes?] o projeto também recebeu apoio e influência do sociólogo Sérgio Amadeu, que já foi assessor da Casa Civil, além de defensor e escritor de importantes obras a respeito do Software Livre.

Método diferenciado

O projeto apresenta uma série de características peculiares que visa atender ao público jovem. Utiliza uma série de recursos que geralmente estão presentes em mangás e RPGs eletrônicos. Além de utilizar conceitos de Paulo Freire no processo de formação.

Recentemente um dos criadores do projeto Marcelo Marques, publicou um livro contendo a "história oficial do Hackerteen" em inglês, através da editora norte-americana O'Reilly e que já figura na lista dos dez mais vendidos do site comercial Amazon.

O ensino a distância

Apesar de possuir sede em São Paulo, sem filiais em outros estados ou países, o projeto trabalha a nível internacional devido a um sistema de ensino a distância que atende a jovens de Angola e Portugal por exemplo.

O método também faz com que o aluno se torne um autodidata conseguindo, "se virar" em algumas situações no trabalho e ter uma capacidade de aprender sozinho.

Parcerias

No início o projeto chegou a contar com a parceria da ABIN (Agência brasileira de inteligência), por um dado período de tempo, além da IBM e do Banco Ibi. O projeto possui também um sistema de bolsas de estudos que permite que entidades enviem jovens periodicamente para se formarem gratuitamente.

Ver também

Ligações externas

talvez você goste