𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Guerreiro

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Guerreiro (desambiguação).

Predefinição:Sem notas

Guerreiro tapuia do século XVII (Brasil)

Um guerreiro é uma pessoa habitualmente envolvida em guerra e/ou com habilidades para engajar-se em combate. Em sociedades tribais, os guerreiros frequentemente formam uma casta ou classe própria. No feudalismo, os vassalos formavam essencialmente uma classe militar ou guerreira, mesmo que em combate real, camponeses também fossem chamados para lutar. Em algumas sociedades, a beligerância pode ocupar um lugar tão central que todo o povo (ou, mais frequentemente, a população masculina) pode ser considerada composta de guerreiros (por exemplo os Maori ou as tribos germânicas).

Classificação

Guerreiros profissionais são pessoas pagas para se engajar em campanhas militares e recaem em uma das categorias abaixo:

  • Soldados: quando lutam em prol do seu próprio estado;
  • Mercenários: quando oferecem seus serviços comercialmente e sem qualquer relação com sua nacionalidade.

A classificação de alguém envolvido em actos de violência pode ser uma questão de perspectiva, e pode haver discordância se uma determinada pessoa é um hooligan, um gangster, um terrorista, um rebelde, um mercenário ou um soldado. Em 1937, Georges Dumézil fez uma famosa especulação de que a sociedade proto-indo-europeia era composta por uma classe sacerdotal, uma classe guerreira e uma classe de comuns ou camponeses. Na psicologia junguiana, o guerreiro é frequentemente visto como um arquétipo chave de masculinidade.

Código do guerreiro

Em muitas sociedades nas quais existe uma classe guerreira especializada, códigos específicos de comportamento são instituídos para assegurar que esta classe não seja perigosa para o restante da sociedade. Códigos de guerreiros têm frequentemente características comuns e usualmente valorizam a lealdade, coragem e honra. Exemplos incluem os códigos do bushido e da cavalaria.

Referências

  • MOORE, Robert e GILLETTE, Douglass. King, Warrior, Magican, Lover: Rediscovering the Archetypes of the Mature Masculine. San Francisco: Harper, 1990.

talvez você goste