𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Grupo de Lie

Predefinição:Grupos de LieUm grupo de Lie (e/ou "Conjunto de Lie"), que é simbolizado matematicamente pelo "L e/ou S"(de Sterling), é uma variedade diferenciável que admite uma estrutura de grupo onde as operações multiplicação e inversão são deriváveis. Este conceito foi introduzido em 1870 por Sophus Lie ao estudar certas propriedades das equações diferenciais, nesse conjunto figuram diversas funções de grau superior a unidade, hiperbólicas, senoides, e outras funções em diversos graus, que possibilitam ao cálculo da derivada. Inclusive com estudos das funções de grau inferior a unidade, que foram expostas nos seus trabalhos, intitulado na época de "Princípios e Processos para as Diferenciações". Tal livro(tese), foi editado em diversos idiomas a partir de 1870, em diversas edições. Inclusive atualizadas pelo autor a medida que aprofundava seus estudos.

Definição

Um Grupo de Lie é uma variedade suave que possui uma estrutura de Grupo, cuja as operações de multiplicação e inversão são , isto é

e a aplicação inversão, dada por

são ambas . [1]

A suavidade da operação de multiplicação significa que é uma aplicação suave do produto de variedades , para . De forma simplificada, podemos combinar as duas operações em um único mapa

entre e .

Exemplos

  • - o espaço euclidiano real de dimensão n, visto como um grupo aditivo.
  • - o grupo linear real de ordem n, com a operação de multiplicação de matrizes.
  • - o grupo multiplicativo dos quaterniões não nulos.
  • Seja . O grupo (onde ou ) das matrizes invertíveis por é um grupo de Lie, visto que a operação multiplicação de matrizes é contínua, já que se e são matrizes, então as entradas de são somas de produtos de entradas de e .

É possível mostrar que todo subgrupo fechado de também é grupo de Lie. Disto segue que e são grupos de Lie para todo . Em geral, os subgrupos fechados de são chamados de grupos de Lie clássicos.

Mais exemplos de Grupos de Lie

  • O grupo SO(2) definido como sendo o grupo das matrizes ortogonais com determinante igual a 1, é um Grupo de Lie difeomorfo ao círculo unitário .
  • O Grupo SU(2) formado pelas matrizes unitárias com determinante igual a 1 é um grupo de Lie difeomorfo a 3-esfera .

Álgebra de Lie

Se for uma variedade diferenciável de dimensão finita, existe uma construção que torna o espaço tangente à identidade de uma álgebra, e esta é a chamada álgebra de Lie associada a .

Em termos da teoria de categorias, o functor que associa a cada grupo de Lie a sua álgebra de Lie é uma transformação natural.

É possível mostrar que álgebra de Lie de um grupo de Lie é isomorfa à álgebra dos campos vetoriais sobre que são invariantes por translação.

É sabido que para cada , a álgebra de Lie associada ao grupo das matrizes por unitárias é a álgebra das matrizes por auto-adjuntas. Uma generalização deste fato para espaços de operadores limitados sobre espaços de Hilbert é de grande importância para a formulação matemática da Mecânica Quântica, e neste contexto, tal resultado é chamado de teorema de Stone.

Ícone de esboço Este sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Tu, Loring (2010). An Introduction To Manifolds. London: Springer. p. 164. ISBN 978-1-4419-7400-6 

talvez você goste