𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Fredrikstad

Fredrikstad
Brasão da comuna de Fredrikstad
Mapa do condado de Østfold com Fredrikstad em destaque.
Condado Østfold
Número 0106
Sede Fredrikstad
Área 290 km²
População (2006) 70 791
Densidade 240 hab/km²
Idioma Dano-norueguês
Website www.fredrikstad.kommune.no
Fredrikstad bryggepromenade fra Kråkerøybroa.JPG

Fredrikstad é uma comuna (município) da Noruega, com 290 km² de área e 79 457 habitantes (janeiro de 2016), localizada no condado de Viken, no sudeste norueguês, entre a capital Oslo e a fronteira com a Suécia. É a sexta maior cidade do país em número de habitantes.

A cidade de Fredrikstad foi fundada em 1567 pelo rei Frederick II, e oficializada como município em 1838. Em 1964, o município rural de Glemmen uniu-se a Fredrikstad e, em 1994, uniram-se também os municípios de Borge, Onsøy, Kråkerøy e Rolvsøy.

História

Junto com a cidade vizinha Sarpsborg (ambas às margens do rio Glomma, distantes cerca de 15 km entre si), formam a 5ª maior região metropolitana do país, com 128 916 habitantes.[1][2]

Fredrikstad foi construída mais a jusante no rio Glomma em substituição ao incêndio que destruiu Sarpsborg durante a guerra com a Suécia. Porém, cerca de metade da populacão permaneceu em Sarpsborg e reconstruiu a cidade nos moldes originais ao longo dos anos.

O centro atual da cidade de Fredrikstad desenvolveu-se a oeste do Glomma, enquanto o centro original, a leste, é considerado o mais bem conservado sítio histórico fortificado do Norte da Europa, sendo local de turistico e sede de inúmeros eventos festivos durante todo o ano.[3]

 Fredrikstad, Pórtico da fortaleza com o posto de vigilância. O pórtico e a fortaleza foram erguidos entre 1664 e 1695. Monograma de Christian V da Dinamarca.
Ruas do centro histórico (Gamlebyen)

Transporte

A Fredrikstad stasjon (estação de Fredrikstad) conecta a cidade à malha ferroviária da rede estatal NSB, pela linha R20, com viagens diárias em diversos horários para:

- Oslo (1h)

- aeroporto de Oslo/Gardemoen (2h);

- Gotemburgo, na Suécia (2,5h);

- Estocolmo, na Suécia (6h);

- Copenhaga, na Dinamarca (6,5h).

Geografia e clima

Fredrikstad é atravessada e abriga a foz do rio Glomma, o maior rio de toda a Escandinávia, possuindo ilhas e urbanizacão em ambas as margens.

Fredrikstad está localizada a leste do fiorde de Oslo, cerca de 100 km a sul da capital. Por encontrar-se na foz do rio Glomma com o oceano, a cidade situa-se sobretudo ao nível do mar, e seu ponto mais alto fica em Østento, a 119 metros de altura.

O clima em Fredrikstad é mais ameno e ensolarado que em Oslo.

Médias em Fredrikstad Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual
Temperatura (°C) −3,1 −3,1 0,2 4,9 10,6 14,8 16,7 15,7 11,7 7,5 2,3 −1,1 6,4
Preciptacão (mm) 60 45 55 40 55 65 70 85 90 105 90 65 825

Educacão

Fredrikstad tem três escolas de ensino médio. Frederik II escola secundária, com estudos gerais e estudos financeiros e administrativos. Frederik II do ensino médio surgiu da fusão das antigas Frydenberg e Christian Lund Handelsgymnasium. Glemmen oferece formação profissional / estudo. Wang Toppidrett Fredrikstad oferece esportes, ciência, línguas, ciências sociais e economia. Além disso, encontra-se Steiner, que é uma alternativa de ensino privado para a escola primária mais elevada etapa.

Østfold Universidade oferece ensino superior (estudos de mestrado e bacharelado) na Academia de Artes, Faculdade de Saúde e Assistência Social e da Faculdade de Engenharia da Kråkerøy. Aqui também encontramos Østfold College, que oferece cursos profissionalizantes de curta duração desenvolvidas a partir de uma embarcação / jornaleiro, autorização ou, pelo menos, cinco anos de experiência em ciências técnicas e de ciências da saúde / social.

Além disso, o Departamento de Jornalismo tem a sua sede em Fredrikstad. O departamento oferece educação continuada principalmente de jornalistas e editores.

Referências

  1. «Innbyggjarnamn». Språkrådet (em norsk). Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  2. «Mannsoverskotet auka òg i 2015». ssb.no (em norsk nynorsk) 
  3. «Fredrikstad's Old Town». www.visitoslo.com. Consultado em 7 de dezembro de 2016 

talvez você goste