Francisco Manuel de Ataíde (m. 1624) foi um nobre português, 1º conde da Atalaia.
O seu pai era Nuno Manuel, ou Nuno II Manoel, senhor de Salvaterra de Magos, Tancos, Atalaia e Cimeira, alcaide-mor de Marvão. Filho de D. Fradique Manuel e de D. Maria de Ataíde, era tetraneto do rei D. Duarte de Portugal. Casara com D. Joana de Ataíde, filha de António de Ataíde, 1.º Conde da Castanheira e de D. Ana de Távora. Em 1574 foi feito embaixador na França e acompanhou o rei D. Sebastião de Portugal na campanha em África, morrendo na batalha de Alcácer Quibir em 1578. De Joana de Ataíde, D. Nuno Manuel teve:
|
|
Francisco Manoel de Ataíde foi feito 1.º conde da Atalaia em 17 de Agosto de 1583 por carta de Filipe I de Portugal. Em 1466 um 1.º conde de Atalaia morrera sem geração, ficando extinto o título, tendo regressado à Coroa as vilas de que era senhor: Atalaia e Asseiceira.
Casou a c. 1604 com Iria de Brito, filha de João de Brito e Guiomar de Ataíde, viúva do 4.º conde da Feira. Teve um único filho, Nuno, nascido em 1605, que morreu em Junho de 1619 de uma queda de cavalo, de modo que o título passou para o seu irmão Pedro Manuel de Ataíde.
Bibliografia
- Nobreza de Portugal, Tomo II, página 330
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Precedido por --- |
1.º Conde da Atalaia 1583-1624 |
Sucedido por Pedro Manuel de Ataíde |