Predefinição:Info/Treinador Wolfgang-Felix Magath (perto de Aschaffenburg, 26 de julho de 1953) é um treinador de futebol germano-portorriquenho.
Magath nasceu em uma base militar na Alemanha, filho de um soldado de Porto Rico do Exército dos Estados Unidos e uma mãe alemã. Seu pai decidiu retornar a Porto Rico depois de terminado seu tempo de permanência na Alemanha em 1954.
Futebolista
Ele começou sua carreira jogando no clube local de Aschaffenburg, na segunda liga profissional daquela época, antes de ir para o Hamburgo, no Campeonato Alemão de Futebol, em 1976. Ele jogaria todos os seus anos de profissional no meio-campo do Hamburger SV, e desde a sua entrada no futebol em 1976 até a sua aposentadoria em 1986 marcou 46 gols em 306 partidas para o clube na Bundesliga alemã.
Magath foi um dos notáveis jogadores da história do futebol alemão. Com o Hamburgo foi campeão da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1982–83, onde venceu por 1-0 na final contra a Juventus. Na Copa Europeia/Sul-Americana de 1983, realizada no Japão, sua equipe acabou derrotada pelo Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Também representou a seleção alemã ocidental em vários eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de 1982 e 1986, ajudando a Alemanha a ficar em segundo lugar ambas as vezes. Magath jogou 43 partidas pela seleção alemã e marcou 3 gols.
Treinador
Depois de se aposentar como jogador, Magath teve experiências como treinador do Hamburger SV, Nuremberg, Werder Bremen, Eintracht Frankfurt e Stuttgart antes de comandar o Bayern de Munique em julho de 2004. Em sua primeira temporada como treinador, Magath conseguiu que sua equipe fosse a campeã do Campeonato Alemão de Futebol e da Copa da Alemanha, conquistando o título chamado de "o Duplo". O FC Bayern Munique repetiu "o Duplo" na temporada 2005-06, a primeira vez na história da Bundesliga.
Reputação como treinador
Como treinador, Magath rapidamente adquiriu a fama de "durão", devido a seus rígidos métodos de treinamento, dando muita ênfase ao condicionamento físico de seus comandados. Os jogadores lhe deram o apelido de "Saddam" (Saddam Hussein) ou "Quälix", uma junção do verbo alemão "quälen" (torturar) com o seu primeiro nome Felix.[1]
Comandou o modesto Wolfsburg ao surpreendente título da Bundesliga alemã de 2008–09. Transferiu-se em seguida Schalke 04. Retornou ao Wolfsburg mas sem o mesmo sucesso, em meio a desentendimentos com o jogador brasileiro Diego Ribas, que foi emprestado ao Atlético de Madrid. Foi demitido em 25 de outubro de 2012.[2]
Em 14 de fevereiro de 2014 assume o comando do clube inglês Fulham, por dezoito meses de contrato.[3]
Títulos
- Seleção Alemã-Ocidental
- Hamburgo
- Liga dos Campeões da UEFA: 1982-83
- Recopa Européia: 1976-77
- Campeonato Alemão: 1978–79, 1981–82 e 1982–83
Referências
- ↑ «Adiós a 'el torturador'». El País. 16 de março de 2011
- ↑ «Ex-desafeto de Diego, Felix Magath é demitido do lanterna Wolfsburg». Globoesporte.com. 25 de outubro de 2012
- ↑ «Magath Appointed» (em inglês). Sítio oficial Fulham FC. 14 de fevereiro de 2014
Ligações Externas
Predefinição:Elenco Shandong Luneng Predefinição:Treinador de Futebol do Ano na Alemanha
Predefinição:VfL Wolfsburg-Fußball GmbH Predefinição:VfB Stuttgart Predefinição:1. Fußball-Club Nürnberg Predefinição:Hamburger Sport-Verein