𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista

Vitória da Conquista
Arquivo:ECPPVitoriaDaConquista.png
Nome Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista
Alcunhas Bode
Bodão Alviverde
Torcedor(a)/Adepto(a) Conquistense
Alviverde
Mascote Bode
Principal rival Predefinição:Futebol Serrano-BA
Fundação 21 de janeiro de 2005 (19 anos)
Estádio Lomanto Júnior
Capacidade 12.500 Pessoas
Localização Vitória da Conquista, BA
Presidente Ederlane Amorim
Treinador(a) Cláudio Roberto
Patrocinador(a) Viação Novo Horizonte
CAFEC Eucaliptos
Colégio Opção
ZAB
Kep
Fainor
Farmácia Ultra Econômica
Falcão Calçados
Conveima

Café Nosso Fanta Nossa

Material (d)esportivo Olympia Sport
Competição Bahia Baiano - Série B
Ranking nacional Predefinição:Aumento 108.º lugar, 533 pontos [1]
Website ecppvc.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, mais conhecido como Vitória da Conquista ou simplesmente Conquista e cujo acrônimo é ECPP é um clube de futebol brasileiro. Fica sediado na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. Fundado em 21 de Janeiro de 2005, tem como suas cores tradicionais o verde e o branco.

É o maior vencedor da Copa Governador do Estado da Bahia com 5 títulos, 4 de forma consecutiva. Considerado o melhor do interior por ter sido pentacampeão da Copa Governador do Estado.

História

O clube foi fundado pelo ex-jogador Ederlane Amorim, com a proposta de resgatar as conquistas do futebol da cidade, então bastante famoso em âmbito estadual, graças a times como o Conquista EC, Humaitá, (licenciados) o Conquista FC e o Serrano Sport Club.

Foi iniciado, de fato, em 2001, com um trabalho voltado para a inclusão social, com objetivo de preparar os futuros atletas para o clube profissional. Essa proposta é consolidada com algumas participações em campeonatos locais e com a expansão do então Projeto Primeiro Passo para outras regiões do estado.

Em janeiro de 2005 foi fundado o Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista, legalmente instituído como equipe profissional. O Primeiro Passo, em seu site, traz uma promessa de "romper com os velhos vícios da cartolagem" e se considera "uma promessa".

A ascensão do ECPP foi meteórica. Seu primeiro título do time profissional foi conquistado na Segunda Divisão do Campeonato Baiano em 2006, quando a equipe terminou invicta após 14 partidas, enfrentando equipes como o tradicional Galícia e o forte Jacuipense.

Nos anos seguintes, fez campanhas razoáveis na primeira divisão estadual e no Campeonato Brasileiro da Série C, onde em 2008 perdeu a vaga por um gol.

Em 2009, chegou pela primeira vez na final da Copa Governador do Estado da Bahia, sendo derrotado pelo Fluminense de Feira

Em 2010 venceu a Copa Governador do Estado da Bahia, o que lhe garantiu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2011.

Em 2011, conquistou a Copa Governador do Estado da Bahia pela segunda vez, o que lhe garantiu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2012.

Em 2012, conquistou novamente pela terceira vez consecutiva a Copa Governador do Estado da Bahia, o que lhe garantiu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D de 2013, e a Copa do Brasil de 2013

Em 2013 disputou a Copa do Brasil onde foi eliminado na primeira fase pelo Sport Recife, e teve a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Baiano de 2013, garantindo vaga na Copa do Nordeste de 2014.

Em 2014 disputou a Copa do Nordeste, sendo o pior time na competição, em 6 jogos, perdeu 5 e empatou uma. No segundo semestre sagrou-se tetracampeão da Copa Governador do Estado da Bahia, o que lhe garantiu vaga para disputar a Copa do Brasil de 2015.

Em 2015, após bela campanha no Campeonato Baiano chegou a final contra o Bahia. No primeiro jogo, em casa, aplicou uma goleada de 3 a 0 frente o rival, mas sucumbiu à força do Tricolor e acabou sendo goleado por 6 a 0 no jogo de volta na Fonte Nova. Como garantiu um vaga na Copa do Brasil, o time estreou contra o forte Palmeiras em casa. Mas o time não jogou bem e acabou sendo eliminado da competição após uma goleada por 4 a 1.

Em 2016, sua campanha no Campeonato Baiano, culminou na disputa de duas partidas contra a equipe do Colo-Colo, a permanência na primeira divisão. A primeira partida terminou sem gols e o jogo de volta venceu pelo placar de 2x1, garantindo sua permanência na 1ª divisão do próximo ano.[2] Disputou ainda, devido a campanha no campeonato baiano do ano anterior, a Copa do Nordeste de 2016 pela segunda vez em sua história, caindo no grupo com Ceará, Sampaio Corrêa e Flamengo/PI, lutando pela vaga até a última rodada, porém foi eliminado na primeira fase. Na Copa do Brasil de 2016, o Bode enfrentou o Náutico do Recife. Empatou o 1º jogo por 0x0 no Lomantão, empatou na volta por 1x1, na Arena Pernambuco, assim, classificando o Conquista para a 2ª fase da Copa pela primeira vez na história,[3] e foi apenas a 2ª vez que um time fora da dupla Ba-Vi conseguiu passar de fase na Copa, assim, avançando para enfrentar o Santa Cruz e evitando um clássico recifense na Copa. Apesar disso, o Bode acabou sendo eliminado no 1º jogo da 2ª fase, perdendo de 2x0 para o próprio Santa Cruz, praticamente encerrando sua temporada de 2016.

Em 2017, o Vitória da Conquista terminou a fase inicial do Campeonato Baiano em 4ª lugar, avançando para as semifinais, onde foi eliminado pelo Vitória, terminando a competição como 4º colocado. Com essa colocação no Campeonato Baiano a equipe obteve vaga na Copa do Brasil de 2018 e na Série D de 2018. Na Copa do Brasil de 2017 o Vitória da Conquista foi eliminado na primeira fase, depois de empatar por 1 a 1 contra o Coritiba no Estádio Lomanto Júnior, a equipe do Coritiba devido ao Ranking da CBF tinha a vantagem do empate.

Em 2018, o Vitória da Conquista fez uma de suas piores campanhas no Campeonato Baiano ficando em 9ª lugar. Na Série D de 2018 o clube que caiu no grupo com o Sport Club Santa Rita, Itabaiana e o Treze, acabou ficando em 3º lugar e sendo eliminado na fase de grupos com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Em 2019, o Vitória da Conquista terminou a fase inicial do Campeonato Baiano em 4ª lugar, avançando para as semifinais, onde foi eliminado pelo Bahia de Feira, após empatar por 1x1 em casa e perder por 2x1 fora.

Em 2022, foi Rebaixado no Baianão depois de 15 anos disputando a primeira divisão.[4]

Estádio

Estádio Lomanto Júnior

Ver artigo principal: Estádio Lomanto Júnior

O Vitória da Conquista manda seus jogos no Estádio Lomanto Júnior, mais conhecido como Lomantão em Vitória da Conquista com capacidade para 12.500 pessoas.

Estádio Edvaldo Flores

Ver artigo principal: Estádio Edivaldo Flores

O Vitória da Conquista mandou os jogos da Copa Governador da Bahia de 2015 no Estádio Edvaldo Flores. O Estádio também é utilizado para jogos da categoria de base do clube.

Rivalidade

Clássico do Café

Ver artigo principal: Clássico do Café

Um dos maiores rivais do Vitoria da Conquista é o Serrano, também sediado na cidade de Vitória da Conquista, cujo confronto é conhecido como Clássico do Café,[5] e com quem dividia o Estádio Lomanto Júnior até 2013, quando o Serrano passou a mandar seus jogos em outras cidades do estado da Bahia.

Outras Rivalidades

O Vitoria da Conquista também possui rivalidade com o Bahia onde nos últimos anos vem se enfrentando frequentemente em decisões, como na semifinal do Campeonato Baiano de Futebol de 2012, e a final do Campeonato Baiano de Futebol de 2015. Também possui uma forte rivalidade com o Itabuna, e com o Atlético de Alagoinhas, tendo derrotado nas finais da Copa Governador do Estado da Bahia de 2011 e 2012.

Torcida

O Vitória da Conquista possui uma das torcidas mais presentes do Futebol Baiano, com uma das melhores médias de público entre os clubes do interior. A Torcida organizada do clube (Torcida Organizada Criptonita) por anos seguidos vem recebendo o prêmio de melhor torcida do Campeonato Baiano, muito devido ao comportamento pacífico nos Estádios.

Títulos

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
BAtrophy.png Copa Governador do Estado da Bahia 5 2010, 2011, 2012, 2014 e 2016
2DivisaoBA.png Campeonato Baiano - 2ª Divisão 1 2006

Elenco atual

Predefinição:Elenco de Futebol

Estatísticas

Participações

Participações em 2022
Competição Temporadas Melhor campanha Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento
Predefinição:Tooltip
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa
Bahia Campeonato Baiano 15 Vice-campeão (2015) 2007 2022 1
2ª Divisão 1 Campeão 2006 2023 1
Copa Governador 8 Campeão (5 vezes) 2009 2016
BandeirasNordesteBrasil.gif Copa do Nordeste 2 11º colocado (2016) 2014 2016
Brasil Série C 1 21º colocado (2008) 2008
Série D 6 21º colocado (2013) 2011 2020
Copa do Brasil 5 2ª fase (2016) 2013 2018

Símbolos

Hino

  • Letra: Antônio Eduardo S. Moraes e Benjamin Nunes Pereira.
  • Concepção Musical e voz: Andréa Cleoni.
  • Concepção de Arranjo e voz: Lúcio Ferraz
  • Participação Especial (voz): Nina Ferraz
  • Composto em agosto e musicado em outubro de 2006.

Ídolos

  • Tatu, um dos maiores goleadores do Vitória da Conquista;
  • Sílvio, é o capitão do Vitória da Conquista desde sua criação em 2005.

Uniformes

  • 2014
Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

  • 2013
Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

  • 2012
Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

  • 2011
Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

  • 2010
Predefinição:CamisaFutebol

Predefinição:CamisaFutebol

Ver também

Referências

  1. CBF (1 de março de 2021). «RNC - Ranking Nacional dos Clubes 2021» (PDF) 
  2. «Definidas semifinais do Baiano; Feirense e Colo Colo são rebaixados». globoesporte.com. Consultado em 28 de março de 2016 
  3. «Fora de casa, Vitória da Conquista empata com o Náutico e se classifica na Copa do Brasil». www.bahianoticias.com.br. Consultado em 9 de abril de 2016 
  4. Vitória da Conquista foi rebaixado para Série B do Campeonato Baiano
  5. Redação Bocão News (19 de março de 2012). «Carcará goleia o Camaçari e Clássico do Café termina sem gols». Consultado em 9 de fevereiro de 2013 

Ligações externas

talvez você goste