Embratel Giro ou simplesmente Giro é um produto de conexão à Internet da Embratel. O Giro usa a tecnologia 1xRTT sobre a rede CDMA da Embratel, e é comercializado na velocidade de 153kbps. Apesar de tecnicamente o 1xRTT ser uma tecnologia 3G, as baixas taxas de transferência que ele proporciona fazem com que alguns considerem que ele seja da geração 2,5G.
O serviço está disponível em várias capitais do Brasil, e algumas cidades do interior. Segue a lista de disponibilidade do Giro:
- Alagoas
- Maceió
- Amazonas
- Manaus
- Bahia
- Salvador
- Vitória da Conquista
- Ceará
- Fortaleza
- Espírito Santo
- Cariacica
- Vila Velha
- Vitória
- Maranhão
- Imperatriz
- São Luis
- Minas Gerais
- Belo Horizonte
- Betim
- Contagem
- Ribeirão das Neves
- Uberaba
- Uberlândia
- Pará
- Ananindeua
- Belém
- Pernambuco
- Jaboatão dos Guararapes
- Olinda
- Paulista
- Recife
- Rio Grande do Norte
- Natal
O Giro atual é diferente do produto comercializado anteriormente pela Vesper, em determinadas regiões da cidade de São Paulo, que concorria diretamente com outros ISP no serviço de acesso banda larga de uso doméstico e comercial chegando a velocidades de 400kbps, e foi assimilado na carteira de produtos da Embratel quando esta adquiriu a Vesper. Uma característica marcante do serviço em relação aos seus principais concorrentes era que o cliente não necessitava possuir linha telefonica, infraestrutura de televisão a cabo, ou pagar por provedor de acesso a internet a parte como ocorre com os serviços de ADSL (Speedy, Velox, dentre outros). Atualmente, o Giro é necessariamente atrelado a uma linha do produto Livre também da Embratel, e é focado para a classe C, sendo comercializado com um preço abaixo da média dos outros ISPs com velocidades similares, como a Claro 3G, TIM Web ou o 3GG da Oi.