Em ciência da computação, palavra (em Predefinição:Língua com nome) é a unidade natural de informação usada por cada tipo de computador em particular. É uma sequência de bits de tamanho fixo que é processado em conjunto numa máquina. O número de bits em uma palavra (o tamanho ou comprimento da palavra) é uma característica importante de uma arquitetura de computador. Ela é refletida em vários aspectos de sua estrutura e sua operação. Ela indica a unidade de transferência entre a CPU e memória principal.
Em geral, a maioria dos registradores em um computador possuem o mesmo comprimento da palavra. A quantidade de dados transferidos entre os processadores e a memória é também geralmente uma palavra. Em sistemas simples, o dado é transferido através de um barramento, geralmente do tamanho da palavra ou meia palavra. O endereço de memória geralmente deve caber numa palavra.
O valor numérico típico manipulado por um computador é geralmente do tamanho da palavra. Tipos inteiros podem estar disponibilizados em diferentes tamanhos, mas pelo menos um deles geralmente é o da palavra. Havendo outras opções, elas geralmente são múltiplas ou frações do palavra. Tamanhos fracionados são usados para utilizar a memória de forma mais eficiente. Entretanto, ao serem carregados no processador, geralmente ocupam o tamanho da palavra. Tipos flutuantes geralmente possuem tamanho da palavra ou de múltiplos.
Computadores modernos possuem tamanho de palavra de 16, 32 e 64 bits. Entretanto, vários outros tamanhos já foram usados no passado, incluindo 8, 9, 12, 18, 24, 36, 39, 40, 48 e 60 bits. Alguns dos primeiros computadores eram decimais ao invés de binários, possuindo palavras de tamanho 10 ou 12, e alguns dos primeiros computadores não possuíam tamanho de palavra fixado.
Utilizações das palavras
Dependendo de como um computador é organizado, unidades do tamanho da palavra podem ser usadas para:
- Números inteiros - fixadores para valores numéricos inteiros podem estar disponíveis em um ou vários tamanhos diferentes, mas um dos tamanhos disponíveis quase sempre será a palavra. Os outros tamanhos, se houver, provavelmente serão múltiplos ou frações do tamanho da palavra. Os menores tamanhos são normalmente usados apenas para uso eficiente de memória; quando carregados no processador, seus valores normalmente vão para um fixador de tamanho de palavra maior.
- Números de ponto flutuante - fixadores para valores numéricos de ponto flutuante são normalmente uma ou um múltiplo de uma palavra.
- Endereços.
Bibliografia
- Computer History, Eniac coding, US: ARL, consultado em 9 de janeiro de 2014, cópia arquivada em
|arquivourl=
requer|arquivodata=
(ajuda) 🔗|title=
e|título=
redundantes (ajuda) - Copeland, Jack (2006), Colossus: The Secrets of Bletchley Park's Codebreaking Computers, ISBN 0-19-284055-X, Oxford: Oxford University Press, pp. 101–115
- Gerrit A. Blaauw & Frederick P. Brooks (1997). Computer Architecture: Concepts and Evolution. [S.l.]: Addison-Wesley. ISBN 0-201-10557-8