O Destak é um jornal português e brasileiro de distribuição gratuita. A versão portuguesa possui edições diferentes para Lisboa e para o Porto. É distribuído principalmente em estações do metropolitano e comboios, mas também em centros comerciais e hospitais. Pertence ao conglomerado de mídia Cofina.
Foi o primeiro jornal gratuito em Portugal, antes da edição portuguesa do jornal gratuito Metro. Foi lançado em setembro de 2001, por António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa e Gonçalo Sousa Uva como um jornal semanal e tornou-se um jornal diário em novembro de 2004.
Na sequência do português, o Destak foi lançado no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife e na região do ABC Paulista. Em São Paulo, são distribuídos mais de 250 mil e 100 mil exemplares no Rio.[1]
Com a extinção da versão portuguesa do Metro, em setembro de 2016, o Destak voltou a ser o único diário nacional português gratuito.
Em março de 2020, na sequência da pandemia de CoVid-19, a versão portuguesa do jornal interrompeu a sua edição impressa, para que os distribuidores da mesma não pudessem ser colocados em risco.[2] Uns meses mais tarde, essa edição do Destak voltou a ser distribuída.
Notas e referências
- ↑ «Jornal do grupo Cofina no Brasil aumenta tiragem para 200 mil exemplares». Portugaldigital. Portugaldigital.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2019
- ↑ «facebook.com». 20 de março de 2020. Consultado em 28 de maio de 2020
Ligações externas
- «Destak versão portuguesa». www.destak.pt
- «Destak versão brasileira». www.destakjornal.com.br