𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Cortiçô da Serra

Portugal Cortiçô da Serra 
  Freguesia portuguesa extinta  
Localização
[[File:Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continental|285px|Cortiçô da Serra está localizado em: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continental]]
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; left: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;"><div style="position: relative; text-align: center; left: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; top: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; width: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continentalpx; font-size: Predefinição:Mapa de localização/Portugal Continentalpx;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado.">Cortiçô da Serra
Localização de Cortiçô da Serra em Portugal Continental
Mapa de Cortiçô da Serra
Coordenadas 40° 35' 36" N 7° 26' 06" O
município primitivo Celorico da Beira
município (s) atual (is) Celorico da Beira
Freguesia (s) atual (is) Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e Salgueirais
História
Extinção 2013
Características geográficas
Área total 4,96 km²
População total (2011) 171 hab.
Densidade 34,5 hab./km²
Outras informações
Orago Nossa Senhora da Conceição

Cortiçô da Serra foi uma freguesia portuguesa do município de Celorico da Beira, com 4,79 km² de área e 171 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 36 hab/km².


Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Vide Entre Vinhas e Salgueirais, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Cortiçô da Serra, Vide Entre Vinhas e Salgueirais da qual é a sede.[1]

O orago é Nossa Senhora da Conceição.

População

População da freguesia de Cortiçô da Serra [2]
1864 1878 1890 1900 1911 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1981 1991 2001 2011
470 563 567 564 533 548 520 577 582 531 473 318 255 229 171

História

Constituída por três aglomerados populacionais, Cortiçô da Serra, Porteira e Mourela, a freguesia de Cortiçô da Serra é a mais pequena do concelho. Pertencente na antiguidade à Ordem de Malta[3], teve outras designações (Cortiçô e Vila Nova de Jesua), tendo tido foral particular dado por Martim Pires.

Foi uma freguesia pertencente à comarca de Linhares, constituindo um lugar só. Mourela e Porteira, juntas, faziam uma freguesia, mas pertencente a Celorico. Com a extinção da comarca de Linhares, Cortiçô agregou a si os lugares de Mourela e Porteira, constituindo na actualidade os lugares pertencentes à freguesia.

Servida pela EN 17 que liga Celorico da Beira a Coimbra, dista 8 km da sede do concelho, confrontando com as freguesias de Salgueirais, Vide-Entre-Vinhas, Mesquitela, Vila Boa do Mondego e Casas de Soeiro, com as quais faz ligação através das estradas Municipais n.ºs 553 e 554.

Cortiçô da Serra foi, sem dúvida, a localidade do concelho que mais dinâmica e dividendos perdeu com a abertura da A25 – que faz ligação de Vilar Formoso a Aveiro.

De facto, a passagem e paragem de visitas, pela povoação em direcção a Vilar Formoso ou a Coimbra e ao Litoral, antes da abertura daquele itinerário, animava o povoado e dinamizava o seu comércio. Hoje porém, a realidade é bem diferente e o lugar de Cortiçô, padece das privações do progresso.

Terra de gentes hospitaleiras, amigas de bem receber, aqueles que a visitam ou os que em peregrinação por ela passam, rumo ao Santuário de Fátima, tem na sua cultura, ainda bem vivo um conjunto de tradições que vão desde o cantar das janeiras, aos mais variados jogos tradicionais.

A base económica de Cortiçô da Serra é sem dúvida o sector primário, assentando as principais actividades, na criação de pequenos ruminantes, no fabrico artesanal do queijo, e na produção de azeite.

Alguns dos habitantes de Cortiçô da Serra encontram trabalho na sede do concelho devido à sua proximidade e aos seus óptimos acessos. A construção civil é uma das actividades com bastante relevo ao nível do emprego da localidade.

O visitante da povoação, facilmente comparte a hospitalidade dos residentes, saboreando também os seus manjares característicos como o queijo, os enchidos tradicionais e o vinho, acompanhados de uma pura amizade e simpatia.

Património

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
  • Capela de São Sebastião;
  • Capela do Divino Espírito Santo;
  • Capela de Santo António.

Locais a visitar

  • Cruzeiro;
  • Penedo Gordo;
  • Cabeço do Martim Moreira;
  • Penedo da Bota;
  • Fonte dos Namorados.

Referências

  1. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (Reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 2 de fevereiro de 2013.
  2. Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
  3. PINHO, António Brandão de (2017). A Cruz da Ordem de Malta nos Brasões Autárquicos Portugueses. Lisboa: Chiado Editora. 426 páginas. Consultado em 28 de agosto de 2017 
Ícone de esboço Este sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste