A Copa Stanley (Stanley Cup, em inglês; Coupe Stanley, em francês) é o troféu dado à equipe vencedora da NHL, principal liga de hóquei no gelo do mundo. É disputado desde 1893, sendo uma das taças em disputa há mais tempo.[1] O campeão de 2021-22 é o Colorado Avalanche.
História
Tudo começou em 18 de março de 1892, em um jantar da Associação Atlética Amadora de Ottawa. Lord Kilcoursie, um jogador do Ottawa Rebels, um clube de hóquei, entregava a seguinte mensagem em nome de Lord Stanley, Governador-geral do Canadá:
“ | Eu tenho pensado que seria uma coisa boa se houvesse um torneio (Challenger) que fosse disputado todo ano e que fosse dado à equipe de hóquei campeã no Território (do Canadá) um troféu.
Como não parece ter um sinal externo de um torneio no presente, e considerando o interesse geral, e a importância de ter o esporte praticado aqui e sob as regras reconhecidas geralmente, eu estou disposto dar uma Taça, que seja entregue ano a ano para a equipe vencedora. |
” |
Logo depois disso, Lord Stanley comprou uma taça de prata que mede sete polegadas e meia de altura por onze polegadas e meia transversalmente pela soma de dez guineas (aproximadamente cinquenta dólares). Apontando dois senhores de Ottawa, o xerife John Sweetland e Philip D. Ross, como guardiães (trustees) dessa taça, combinou as seguintes circunstâncias preliminares, para administração da competição, com período anual:
- Os vencedores deveriam devolver a taça em bom estado quando requerido pelos guardiães, a fim de que pudesse ser entregue ao novo vencedor.
- Cada equipe vencedora teria o nome do clube e o ano gravados em um anel de prata em torno da taça.
- A taça é transitória e não é propriedade de nenhuma equipe, mesmo se vencida mais de uma vez.
- Os guardiães mantêm a autoridade absoluta em todas as situações ou disputas sobre o vencedor da taça.
- Um guardião substituto poderá ser nomeado, caso um dos guardiães existentes deixe a função.[1]
O primeiro vencedor da Copa Stanley foi o Clube Atlético Amador de Hóquei da Associação de Montreal (AAA), campeão da Associação Amadora de Hóquei de Canadá em 1893. Ironicamente, Lord Stanley nunca testemunhou um jogo do torneio, retornando a sua Inglaterra natal no meio da temporada 1893. Não obstante, o legado do seu troféu tornou a NHL uma das mais prestigiadas ligas do mundo.
A Copa Stanley é o único troféu de ligas profissionais norte-americanos que pode ser tocado por torcedores comuns.[2]
Número de disputas da Copa Stanley por franquia
Abaixo segue a lista de campeões da Copa Stanley e seus registros nas finais desde 1915, ano em que a taça passou a ser disputada anualmente. Antes de 1915, quando era um Challenger, diversas equipes poderiam desafiar o campeão do ano anterior, assim não havia um claro vencedor anual.
* - Incluídos os títulos do Toronto Arenas e do Toronto St. Pats; estes eram as antigas denominações do Toronto Maple Leafs.
** - Time fundado em 1883 e extinto em 1935.
*** - Incluídas duas finais de séries perdidas com o nome Minnesota North Stars.
**** - Time fundado em 1992, ainda presente na NHL, sem correlação com o antigo.
Campeões
Ver também
Referências
- ↑ 1,0 1,1 «Página oficial da NHL». Consultado em 7 de novembro de 2006. Arquivado do original em 2 de julho de 2009
- ↑ Vivian Nereim (5 de abril de 2010). «Overflow crowd ogles the Stanley Cup at Heinz History Center». Pittsburgh Post-Gazette (em inglês). volume 83 (número 248): pág. B-1 e B-2. Consultado em 5 de abril de 2010
Ligações externas
- «Lista de campeões» (em English)