𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe

Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe
(CONCACAF)
CONCACAF member associations map.svg

Tipo Desportiva
Fundação 1961
Sede Estados Unidos Miami, Estados Unidos
Filiação FIFA
Presidente Canadá Victor Montagliani
Sítio oficial Site Oficial

CONCACAF (Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football, Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (português brasileiro) ou Caraíbas (português europeu)), é o órgão que governa o futebol continental na América do Norte, América Central e o Caribe. Três entidades da América do Sul, as nações independentes da Guiana e Suriname, e a Guiana Francesa, também são membros.

A CONCACAF foi fundada na sua presente forma em 1961 e é uma das seis confederações aliadas à FIFA. São suas funções primárias organizar competições para seleções e clubes e conduzir as Eliminatórias.

Arquivo:CONCACAlogo.png
Logo da Concacaf até 2018.

Países membros

Zona norte-americana (NAFU) - 3

Zona centro-americana (UNCAF) - 7

Zona caribenha (CFU) - 28

Zona sul-americana - 3

Representantes da CONCACAF na Copa do Mundo

Participações em copas

Competições

Seleções

Ativas

Extintas

Clubes

Ativas

Extintas

Desempenho dos integrantes da CONCACAF em campeonatos internacionais

Títulos de seleções

*: Embora a FIFA não considere o título olímpico do Canadá como oficial, o Comitê Olímpico Internacional pensa diferente, tanto que distribuiu as medalhas de ouro, prata e bronze aos respectivos ganhadores. Para o COI, o Canadá é um legítimo campeão olímpico
**: junto com o Brasil.

Campanhas de destaque de seleções

***: junto com a Iugoslávia
****: O Comitê Olímpico Internacional distribuiu as medalhas de ouro, prata e bronze aos respectivos ganhadores. Jogou com duas equipes.
*****: organizado pela FIFA.

Títulos de clubes

Campanhas de destaque de clubes

*****: O Los Angeles Galaxy, dos EUA, e o Olimpia, de Honduras, respectivamente campeão e vice-campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF em 2000, ganharam o direito de disputarem o Mundial de Clubes da FIFA de 2001. Porém, com a falência da ISL, empresa de marketing esportivo que, na ocasião, era parceira da FIFA, o campeonato foi cancelado e o Galaxy e o Olimpia perderam a chance de serem as primeiras equipes estadunidense, hondurenha e da Major League Soccer (MLS, a liga estadunidense de futebol filiada à CONCACAF) a participarem dessa competição.[1] Depois disso, essas equipes não tiveram, até o momento, oportunidade de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Ver também

Referências

  1. «FIFA Club World Championship 2001». www.rsssf.com. Consultado em 29 de abril de 2022 

Ligações externas

talvez você goste