𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Computação

Disambig grey.svg Nota: Para a área acadêmico-profissional, veja Ciência da computação.

A computação pode ser definida como a busca de solução para um problema a partir de entradas (inputs), de forma a obter resultados (outputs) depois de processada a informação através de um algoritmo.[1] É com isto que lida a teoria da computação, subcampo da ciência da computação e da matemática.

O termo computação tem origem no latim, computatio, que indica cálculo ou conta matemática.[2] Durante milhares de anos, a computação foi executada com caneta e papel, ou com giz e ardósia, ou mentalmente, por vezes com o auxílio de tabelas ou utensílios artesanais.[3] O primeiro instrumento criado com o propósito de realizar cálculos foi o ábaco, cujo conceito básico foi utilizado por diversas civilizações ao redor do mundo, como o Império Romano e o Egito Antigo.[2] O termo computador, por sua vez, referia-se aos profissionais cuja função era realizar cálculos, porém o termo passou a se referir às máquinas computacionais conforme estas começaram a ser mais utilizadas, principalmente durante e depois da Segunda Guerra Mundial.[4]

A partir da segunda metade do século XX, com o advento dos computadores eletrônicos, a Computação passou a ter uma presença cada vez mais marcante na sociedade, influenciando a vida diária de parte da população mundial. Nesse período, a Computação ganhou o status de Ciência, surgindo então o termo ciência da computação, uma área do conhecimento humano hoje fortemente ligada à produção de software.

Os algoritmos computacionais hoje estão presentes na rede mundial de computadores (internet), bem como em smartphones, computadores pessoais e outros dispositivos que executam processamento de dados.[5]

Leituras complementares

  • Gary, Michael R., and David S. Johnson: Computers and Intractability: A Guide to the Theory of NP-Completeness. New York: W. H. Freeman & Co., 1979. Uma referência padrão aos problemas do tipo NP-Completo, uma importante categoria de problemas cuja solução parece requerer um tempo impraticavelmente longo para efetivar sua computação.
  • Hein, James L: Theory of Computation. Sudbury, MA: Jones & Bartlett, 1996. Uma introdução suave ao assunto da Teoria da Computação, apropriado para alunos do segundo ano de um curso de graduação em Ciência da Computação.
  • Hopcroft, John E., and Jeffrey D. Ullman: Introduction to Automata Theory, Languages, and Computation. Reading, MA: Addison-Wesley, 1979. Uma das referências padrão na área de autômatos finitos e linguagens formais.
  • Taylor, R. Gregory: Models of Computation. New York: Oxford University Press, 1998. Um dos raros textos facilmente legíveis sobre Teoria da Computação, apropriado para alunos de gradução ou mestrado.

Ver também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Computação

Referências

  1. «Computação». Encyclopædia Britannica Online (em English). Consultado em 7 de agosto de 2020 
  2. 2,0 2,1 unius (3 de outubro de 2018). «Afinal, como surgiu a computação? — TND Brasil» (em português). Consultado em 15 de novembro de 2021 
  3. Hein, James L: Theory of Computation. Sudbury, MA: Jones & Bartlett, 1996. Uma introdução suave ao assunto da Teoria da Computação, apropriado para alunos do segundo ano de um curso de graduação em Ciência da Computação.
  4. «Como evoluímos dos computadores humanos à inteligência artificial». Exame (em português). 8 de fevereiro de 2017. Consultado em 15 de novembro de 2021 
  5. MARTIN, R.C. Código Limpo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

talvez você goste