𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Comparação entre denominações cristãs

Este verbete apresenta um quadro comparativo das doutrinas das principais denominações cristãs existentes.

Denominação Hierarquia Sacramentos Salvação Escrituras Particularidades
Catolicismo[1] O papa é a autoridade máxima. Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio [2] Pela fé e pelas obras Bíblia, incluindo livros deuterocanônicos Utiliza o latim como língua litúrgica oficial, mas as missas podem ser celebradas em outros idiomas. Prega a transubstanciação na Eucaristia. Segue também a Tradição Apostólica - mencionada em 2Ts 2,15 - e o Magistério.
Espiritismo Não há. Creem que todos são criaturas de Deus, em diferentes níveis evolutivos. Estudar e seguir a doutrina para aperfeiçoamento da alma, do procedimento moral e da conduta. Pela prática da caridade e evolução espiritual através da reforma íntima Evangelho de Cristo e Obras de Kardec Creem em Deus, praticam a maior parte dos ensinamentos de Cristo; creem na vida eterna e na reencarnação.
Igreja Ortodoxa Descentralizada, mas geralmente representada pelo Patriarca de Constantinopla. Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Casamento, Ordem, Extrema Unção, Jejum e Doações Pela fé e pelas obras Bíblia, incluindo livros deuterocanônicos Sempre utiliza a língua vernácula nas missas
Luteranismo Descentralizada Batismo e Eucaristia Pela fé Biblia, incluindo apenas livros protocanônicos A Bíblia pode ser livremente interpretada
Anabatistas Descentralizada Não há sacramentos, Batismo e Ceia do Senhor (como memorial) como ritos comunitários Pelo arrependimento e contrição Biblia, com ênfase no novo testamento A Bíblia pode ser livremente interpretada. São nestorianos.
Anglicanismo O arcebispo da Cantuária é o símbolo de unidade mundial, porém cada província nacional é plenamente independente e há uma boa divisão de poder para com as dioceses. O nível de centralização é moderado(moderação é uma forte característica anglicana) Batismo e Eucaristia[3] Porém aceitam os outros 5 como ritos sacramentais ou sacramentos menores (penitência, casamento, crisma(confirmação), ordens e Unção dos Enfermos) Pela fé, somente[4] Bíblia, aceitando os livros deuterocanônicos com restrições (especialmente entre os setores mais protestantes)[5] Não há nenhuma língua litúrgica oficial.[6]
Presbiterianismo Descentralizada Batismo e Eucaristia Pela predestinação Bíblia, apenas livros protocanônicos
Igrejas Batistas Descentralizada Não há sacramentos, O Batismo (voluntário) e a Ceia do Senhor (como memorial) são ordenanças como ritos comunitários. Justificação pela Fé. Biblia, com ênfase no Novo Testamento A Bíblia é interpretada pela própria Bíblia. Prega a separação entre igreja e estado. É Democrática em suas decisões.
Adventismo Modelo Representativo, no qual cada instância inferior elege seus representantes nas instâncias superiores (que atuam em comissões diretivas). O instância máxima é a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, que pastoreia a Igreja a nível global. Ordenanças: Batismo e Ceia do Senhor (precedida pela cerimônia do lava-pés) Pela graça de Deus, mediante a fé. Bíblia Sagrada Pregam o Evangelho Eterno, de acordo com as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12.

Bíblia Sagrada como única e suprema regra de fé, justificação pela fé, observância da Lei Moral e do Sábado do sétimo dia, Espírito de Profecia, Juízo Investigativo, Estilo de vida saudável, Retorno iminente e visível de Jesus Cristo à Terra.

Metodismo Colégio Episcopal. Batismo e eucaristia. Realizada em três passos: Graça Previniente, Conversão e Santificação. Bíblia.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) O Profeta e Presidente da Igreja, é líder espiritual para o mundo todo, até mesmo para os não membros. Batismo, confirmação, sacramento, ordenação ao sacerdócio e casamento eterno. Baseada na expiação de Jesus Cristo. Fé, arrependimento e batismo são os primeiros princípios e ordenanças do evangelho. Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor e revelação moderna recebida através do profeta. Acreditam em revelação moderna. Creem que todos são filhos iguais de Deus, que os ama de igual maneira. Creem que as famílias podem viver juntas por toda a eternidade.
Cristadelfianos Descentralizada Batismo Pelo batismo e prática dos valores de Cristo. Bíblia, com exclusão explícita de todas as demais escrituras. Rejeitam o princípio da Trindade e advogam o nestorianismo.
Testemunhas de Jeová Centrada no Corpo Governante e em suas corporações afiliadas. Congregações locais possuem autonomia financeira. Batismo Pela fé, e pela Obra de evangelização Bíblia, com exclusão dos livros que consideram apócrifos. Usam a Tradução do Novo Mundo. Divulgam o Nome Jeová, rejeitam a Trindade, acreditam no paraíso na terra como esperança. A única data religiosa que comemoram é o Memorial da Morte de Cristo, são neutros na política, e conhecidos pela evangelização de casa em casa.
Pentecostalismo Descentralizada Batismo e congregação Pela fé Bíblia, com com ênfase no novo testamento Tem como ponto-chave o "batismo no Espírito santo" e a glossolalia, além de pregar dons de cura e o falar em línguas estranhas
Sociedade dos Amigos (Quaker) Descentralizada Não há Pela fé Bíblia São pacifistas e pregam o modo de vida simples, sem ostentações.
Cristianismo Rosacruz Não há Iniciação Universal, através de reencarnações sucessivas Novo Testamento e Conceito Rosacruz do Cosmos São trinitários, nestorianos, reencarnacionistas, evolucionistas e adotam uma dieta vegetariana. São estruturados em escolas, em vez de igrejas.
Racionalismo Cristão Não há Não há Universal, através de reencarnações sucessivas Não há São reencarnacionistas, evolucionistas e negam a divindade de Jesus, considerando-o como "o ser humano mais perfeito de todos".
Igreja Universal do Reino de Deus Personalista, o bispo Edir Macedo é a autoridade máxima Batismo, Santa-Ceia e Congregação Pela fé, somente. Bíblia Seguem a teologia da prosperidade.

Referências

  1. Sucessão Apostólica da Igreja Católica e Os Papas
  2. "A Igreja crê nos 7 sacramentos. Os três primeiros são os de iniciação cristã. Os dois seguintes, de cura. Já os dois últimos são os de serviço em comunhão"|url=https://formacao.cancaonova.com/diversos/os-sacramentos-fundamentam-se-na-biblia/ |date=20080404051627 }})
  3. "São dois os sacramentos instituídos por Cristo nosso Senhor no Evangelho, isto é, o batismo e a ceia do Senhor" (Os 39 Artigos da Religião Arquivado em 4 de abril de 2008, no Wayback Machine., art. XXV). Cf. MORE, Paul Elmer e CROSS, Frank Leslie. Anglicanism: The Thought and Practice of the Church of England, p. 414 (1957).
  4. "Somos reputados justos perante Deus, somente pelo mérito do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pela Fé, e não por nossos próprios merecimentos e obras." (Os 39 Artigos da Religião Arquivado em 4 de abril de 2008, no Wayback Machine., art. XI). Cf. ZAHL, Paul F. M. The Protestant Face of Anglicanism, p. 76 (Wm. B. Eerdmans Publishing, 1998).
  5. "E os outros Livros (como diz Jerônimo) a Igreja os lê para exemplo de vida e instrução de costumes; mas não os aplica para estabelecer doutrina alguma; http://regiao1.ieab.org.br/rps/teologico/39_artigos_de_religiao.pdf". (Os 39 Artigos da Religião Arquivado em 4 de abril de 2008, no Wayback Machine., art. VI). Cf. MORE, Paul Elmer e CROSS, Frank Leslie. Anglicanism: The Thought and Practice of the Church of England, p. 180.
  6. "Onde o idioma local não era o inglês, o Livro de Oração Comum foi traduzido" (SYKES, Stephen e BOOTY, John E. The Study of Anglicanism, p. 57 (SPCK/Fortress Press, 1988)).
Ícone de esboço Este sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste