𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Clube Atlético Taboão da Serra

Taboão da Serra
Arquivo:Cats.png
Nome Clube Atlético Taboão da Serra
Alcunhas Cão Pastor, Tricolor da Serra, Tricolor Serrano e CATS
Mascote Gaúcho (pastor-alemão)
Fundação 12 de dezembro de 1985 (39 anos)
Estádio Estádio Municipal Vereador José Feres
Capacidade 7.600
Presidente Anderson Nóbrega
Treinador(a) Diego Souza
Patrocinador(a) Padaria Neville; Padaria Auto Estrada; Assaí Atacadista; Rick Turismo; ACF Manager; Hotel Rancho Silvestre
Material (d)esportivo King Sport
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Clube Atlético Taboão da Serra é um clube desportivo da cidade de Taboão da Serra, da metrópole do estado de São Paulo. Foi fundado em 12 de dezembro de 1985 e suas cores são vermelho, preto e branco.

Mas antes mesmo da emancipação da cidade, na data de 19 de fevereiro de 1959, ou da criação do Clube Atlético Taboão da Serra, o futebol varzeano e o futebol de salão são as modalidades que sempre estiveram entre as preferidas dos esportistas. O número elevado de equipes espalhadas pelos bairros e vilas é surpreendente dado que a extensão territorial soma somente 22 km².

O estímulo para criação de uma equipe representativa se deu com a conquista do troféu vice-campeão de futsal, nos Jogos Regionais de 1984, em Cubatão.

A sigla CATS tornou-se popular e as cores adotadas, preto, branco e vermelho, representam as mesmas da bandeira municipal.

História

O Clube Atlético Taboão da Serra foi fundado em 12 de dezembro de 1985 por Odair Franco Menegueti (primeiro presidente do clube) e pelo professor de educação física Domênico Celestino Folingno, ou simplesmente professor Celé, com o objetivo de incentivar e valorizar a prática do desporto no município Taboanense. Entrou em campo pela primeira vez profissionalmente 17 anos depois, em 27/04/2003, pela 1ª rodada da Série B-3 do Campeonato Paulista, (equivalente à 6ª Divisão), enfrentando a equipe do Força E. C. da cidade de Caieiras-SP, tendo sido derrotado por 4 gols a zero. Já em 2004, disputou, (e venceu), a Série B2 do Campeonato Paulista, (equivalente à 5ª Divisão), Com este título, o clube ganhou o direito de jogar a Série A-3 do Campeonato Paulista.(equivalente à 3ª Divisão), no ano seguinte, porém, acabou sendo rebaixado para o Campeonato Paulista da 2ª Divisão, (equivalente à 4ª Divisão), no final da temporada.

Desde seus primeiros jogos oficiais até hoje, o clube jamais alterou suas cores, definidas por estatuto na década de 1980. A história da escolha dessas cores é incerta e curiosa. A versão mais provável conta que o vermelho, o branco e o preto, seriam uma homenagem às cores da bandeira do município. No entanto, segundo outra versão, os quatro prefeitos que precederam a fundação do clube não teriam feito nenhuma objeção à escolha das cores por serem todos torcedores do São Paulo F. C.

Conforme relato do ex-jogador de basquete, Rodolpho, que foi um dos primeiros atletas desta modalidade, jogando de 1982 até o fim de 1986 (quando deixou a equipe), o uniforme completo eram nas cores verde e branco.

As cores do Taboão da Serra são as mesmas desde a fundação. Como mandante, o clube entra em campo com camisas e calções brancos e meiões vermelhos. Na casa do adversário, as camisas são vermelhas, os calções vermelhos ou pretos e os meiões brancos. As mudanças ficam por conta de detalhes aplicados aos uniformes, que mudam ano após ano.[1]

Uma curiosidade sobre o torneio disputado em 1985, em Fray Bentos - Uruguai, foi a cobertura da presença da equipe Taboanense em rede nacional deste país. Um dos motivos foi devido à equipe distrair-se tocando samba, já que levara vários instrumentos.

Isto gerou fatos interessantes:

1- o prefeito de Fray Bentos solicitou que a equipe Taboanense desfilasse pela cidade, tocando samba e atraindo a população para participarem de um evento da liga nacional de basquete do Uruguai.

2- no retorno ao Brasil, várias vezes o ônibus da delegação foi parada pela polícia rodoviária Uruguaia porque os policiais queriam conhecer os atletas.

3- para a população local, quem estava presente era a seleção brasileira, que causou um furor na cidade. Nunca os atletas Taboanenses deram tantos autógrafos.

Em 2010, em mais uma atuação na Segundona, o Taboão da Serra fez uma excelente campanha, e sagrou se campeão em cima do Velo Clube, batendo o adversário por 4 gols a zero, no dia 07 de Novembro, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Atualmente está disputando a Série A3 do Campeonato Paulista.

Grandes conquistas

O Clube Atlético Taboão da Serra vem marcando presença nas modalidades de futebol de campo, futsal, judô, karatê, vôlei e basquetebol.

  • Em 1985, a corredora Maria Auxiliadora conquistou a Medalha de Ouro de Atletismo nos Jogos Regionais de Santos.
  • Em 1985, o Basquete Masculino foi à cidade de Fray Bento, no Uruguai, e ficou em 3º lugar no 1º Torneio Internacional.
  • Em 1986, nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes, a Bocha e Malha, ficaram com as Medalhas de Ouro da competição.
  • Em 1987, o Basquete ficou com o Vice Campeonato da 2ª Divisão Paulista.
  • Em 1991, o Basquete Feminino sagrou-se Campeão do Campeonato da 1ª Divisão Paulista, sob o comando do Prof. Sérgio Duarte Maronezze.
  • Em 1993, o Futsal conquistou o Título de Campeão Metropolitano. Ainda, no mesmo ano, ficou com o Vice Campeonato Estadual.
  • Em 2000, o Futsal fatura o troféu de Bicampeão Metropolitano, categoria principal.
  • Em 2000, o futsal sagra-se Campeão Estadual.
  • Em 2001, o CATS fatura o Tricampeonato Metropolitano de Futsal.
  • Em 2002, o Futsal Sub-21 foi Medalha de Ouro nos Jogos Regionais de Caieiras, sob o comando dos professores, Mauricio dos Santos e seu auxiliar Ademir Vaz de Oliveira, mais conhecido como Bill.
  • Em 2002, o Futsal é Campeão Estadual Juvenil.
  • Em 2003, a equipe de futebol se profissionaliza e disputa a Série B-3 do Campeonato Paulista da Federação paulista de Futebol - F.P.F. e encerra sua participação na 12ª colocação com 5 pontos ganhos (1 vitória 2 empates e 7 derrotas).
  • Em 2004, o futebol do CATS, chegou ao seu momento supremo, ao conquistar o título da Série B-2 do Campeonato Paulista, (atual Campeonato Paulista Sub - 23 - Segunda Divisão) e consequentemente o acesso à Série A-3 de 2005.

No mesmo ano as meninas do Futsal Feminino sub-21 do CATS conquistaram na cidade de Cotia - SP a medalha de prata dos 48º Jogos Regionais da 1ª Região Esportiva, sob o comando do Professor Fernando Alves Firmino e foram finalistas do campeonato metropolitano de futsal.

  • Em 2005, o judoca Thiago Akio Aoki, de 24 anos, venceu o Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. E ainda conquistou a medalha de ouro em Luta Olímpica, nos Jogos Abertos do Interior, na cidade de Botucatu.
  • Em 2005, o Sensei Nelson Onmura, judoca do CATS, torna-se Tetra Campeão Brasileiro de Judô, na categoria Masters.
  • Em 2005, o Vôlei Feminino sagra-se Tricampeão Metropolitano Invicto, do campeonato organizado pela Associação Paulistana de Voleibol. As belas e feras do CATS também venceram a competição Paulista APV, ficando ainda em 5º lugar no Campeonato Paulista da 1ª Divisão.
  • Em 2005, dezembro, a atleta Maria Auxiliadora Venâncio, recordista sul americana dos 100 km de pistas e ruas se superou ao vencer a ultra maratona de São Caetano, em pista. Correndo 24 horas sem parar, a pequena notável Taboanense atingiu a marca de 213 quilômetros, quebrando o recorde brasileiro e sul americano.
  • Em 2007, a equipe juvenil do CATS venceu a seleção da Coreia do Sul pela Copa APF, no estádio municipal José Ferres.
  • Em 2010, a equipe de futebol conquistou o seu 2º título, ao vencer o Campeonato Paulista da Série B (Quarta Divisão), e o acesso para s Série A-3 em 2011.
  • Em 2010, O CATS conquistou o título de campeão da II Copa São Roque de Futebol Sub-20, uma competição que serviu de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr. 2011
  • Em 2013 - O  CATS conquistou seu 2º título de campeão na V Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • Em 2013 - O  CATS conquistou o título de campeão da I Copa Know How Brasil de Futebol Sub-20, uma competição que serviu de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Jr. de 2014.
  • Em 2014 o clube atingiu sua melhor posição na Copa São Paulo de Futebol Júnior terminando a competição em 5º lugar, tendo também o centro avante Gustavo, (Gusta-Gol, hoje no S. C. Corinthians Paulista.), como o artilheiro da competição com 9 gols.
  • Em 2014 - O  CATS conquistou seu 3º título de campeão, (o bicampeonato 2013/2014), na VI Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • Em 2015 - O CATS venceu o Campeonato Paulista de Futebol Sub-20 da 2ª Divisão.
  • Em 2016 - O CATS conquistou seu 4º título de campeão, na VIII Copa São Roque de Futebol Sub-20; terminou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em 3º lugar na classificação geral, mas o regulamento da competição previa apenas duas vagas de acesso ao Campeonato Paulista Série A-3 do ano seguinte; porém, o C. A. Sorocaba que foi rebaixado do Campeonato Paulista Série A-2, apresentou seu pedido de licenciamento, junto à Federação Paulista de Futebol, abrindo assim, mais uma vaga no certame, que foi ocupada pelo C. A. Taboão da Serra.
  • Em 2017 - O  CATS conquistou seu 5º título de campeão, (o 2º bicampeonato 2016/2017), na IX Copa São Roque de Futebol Sub-20.
  • 2018 - O time de Base Sub - 13 do CATS conquistou o título da 5ª Copa Kagiva de Futebol Educacional; Os times de Base Sub - 12; Sub - 13; Sub - 14 e Sub - 15 sagraram-se campeões da 1ª Copa Internacional de Futebol de Cosmópolis.
  • 2019 - O C. A. Taboão da Serra (o Cão Pastor), viveu um ano obscuro; depois de alguns entreveros com o governo de Taboão da Serra, que teve início já no 2º semestre de 2018, o clube perdeu o direito de mandar seus jogos (da Série A-3), no Estádio Municipal José Feres (o Canil do Cão Pastor) e foi obrigado a disputar a competição fora dos seus domínios, no Estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira (o Ninho do Corvo), em Guarulhos e no Estádio Municipal Prefeito José Liberatti (o Rochdale) em Osasco. Em consequência disto, o clube fez uma péssima campanha na Série A-3 e amargou o rebaixamento para a 2ª Divisão do Futebol Paulista - o Campeonato Paulista Sub - 23 de 2020.
  • 2019 - Ainda em consequência dos desentendimentos entre o Clube e a Prefeitura da cidade, o Cão Pastor perdeu a oportunidade de sediar pela 14ª vez, a Copa São Paulo de Futebol Jr. daquele ano, e só não ficou fora da competição, por que o Presidente Anderson Nóbrega, usou da sua proximidade com o Presidente da Federação Paulista de Futebol - F.P.F. sr. Ronaldo Carneiro Bastos, que permitiu que o Tricolor Serrano disputasse a Copa São Paulo, na chave liderada pelo Elosport Capão Bonito (o Galo do Sul), em Capão Bonito.
  • 2020 - No início do ano, as rusgas entre o C. A. Taboão da Serra e o Prefeito da cidade, persistiam e de novo, o clube estava ameaçado de ficar de fora da Copa São Paulo de Futebol Jr. Pois sem o mando de campo para sediar o torneio (apesar da F.P.F. ter concedido a sede para Taboão da Serra), já não poderia contar com a chance de novamente jogar fora dos seus domínios. Foi aí, que numa manobra surpreendente, o Presidente Nóbrega, que na época atuava como Secretário de Esportes da vizinha cidade de Embu das Artes, conseguiu transferir a Sede de Taboão da Serra para aquela cidade, onde sediou o torneio, fez uma bela campanha e avançou até a fase 4ªs de final, quando foi eliminado, num jogo eletrizante e dramático, para o C. A. Paranaense.
  • 2020 - Com tudo isso acontecendo, o Tricolor da Serra, ainda precisou enfrentar uma batalha jurídica, que ficou conhecida em Taboão da Serra, como "O IMBRÓGLIO DA SÉRIE A-3". Depois do doloroso rebaixamento do CATS para a Série B 2020, estourou um caso da MANIPULAÇÃO DE RESULTADOS, onde um clube da Série A-3 2019, foi flagrado num escandaloso esquema de venda de resultados para sites de apostas, além das escalações de um atleta irregular. A reivindicação do Tricolor, era o imediato rebaixamento desta equipe no seu lugar, já que o Taboão, tinha ficado em 15º lugar na classificação final e o simples rebaixamento do infrator, devolveria a equipe serrana de volta à Série A-3 2020. Porém, depois de muitas idas e vindas, a competição de 2020 começou, o caso perdeu o objeto e pasmem a equipe que manipulou o campeonato, continuou disputando e muito provavelmente fraudando a competição.
  • 2020 - Apesar de toda esta turbulência, a equipe Sub - 20 do Cão Pastor, sagrou-se campeã da Paulista Cup 2020, batendo o time do A. D. Guarulhos na final da competição.
  • 2020 - 2021 - Nada pode estar tão ruim, que não possa piorar; já com o estádio sucateado, devido ao abandono da prefeitura, chegou o dia 16 de março da 2020, dia em que a Organização Mundial da Saúde - OMS, decretou a Pandemia do Novo Coronavírus, a Covid-19, um decreto que paralisou o mundo do futebol, bem como, quase tudo no mundo. Quando o futebol voltou a ativa, foi sob um rigoroso protocolo de prevenção da contaminação do Covid-19. O já fragilizado Estádio José Feres, ficou bem distantes de atender às exigências deste protocolo, assim o C. A. Taboão da Serra se viu obrigado a se licenciar do futebol profissional e abrir mão de disputar a Copa São Paulo Jr. de 2021.

Atualidade no futebol

Em setembro de 2008 o brasão do time foi todo reestilizado pelo designer Sérgio Cardoso.

Atualmente tendo por presidente Anderson Nóbrega, o Tricolor da Serra, segue o caminho da evolução ao sediar pela décima terceira vez (2005 a 2011 e de 2013 a 2018) a Copa São Paulo de Juniores. E, buscando alçar voos mais altos, todo um planejamento está sendo desenvolvido para que o Clube Atlético Taboão da Serra tenha seu nome inscrito no cenário esportivo nacional.

Grandes Contratações

O clube costuma fazer contratações de impacto e diversos craques que vestiram a camisa da seleção brasileira e com belas passagens por grades clubes do Brasil e do exterior, também vestiram a camisa do CATS, como por exemplo:

Sérgio (em 2013, goleiro, ex - S. E. Palmeiras)

Fabrício Carvalho (em 2015, meia-atacante, ex - A. D. São Caetano)

Viola [2] (em 2015-2016, centroavante, ex - E. C. Corinthians Paulista)

Edilson Capetinha [3] ( em 2016, atacante, ex - S. E. Palmeiras e E. C. Corinthians Paulista)

Tuta [3](em 2016, centro avante, ex - S. E. Palmeiras)

Adriano Gabiru [4] (em 2017, meia atacante, ex - E. C. Internacional)

Deola (em 2017, goleiro, ex - S. E. Palmeiras)

Weldon (em 2017, centro avante, ex - Santos F. C,)

Carlinhos Bala (em 2017, atacante, ex - Cruzeiro E. C)

Álvaro (em 2017. zagueiro, ex - São Paulo F. C.)

Lúcio [5] (em 2018 lateral esquerdo, ex - S. E. Palmeiras e São Paulo F. C.)

Somália (em 2018, atacante, ex - A. D. São Caetano)

André Luis (em 2017-2018, zagueiro, ex - São Paulo F. C.)

Acosta [6] (em 2017-2019, centro avante, ex - E. C. Corinthians Paulista)

Diego Souza (em 2017-2019, meia atacante, ex - S. E. Palmeiras)

Tulio Maravilha (em 2017 e 2019, centro avante, ex - Botafogo e E. C. Corinthians Paulista)

Títulos

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
São Paulo Campeonato Paulista - Segunda Divisão 1 2010
São Paulo Campeonato Paulista - Série B2 1 2004

Outras conquistas:

Paulista Championship Trophy.png Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2010)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2013)

Copa Know How Brasil de Futebol Sub - 20 (2013)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2014)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2016)

Copa São Roque de Futebol Sub - 20 (2017)

Campeonato Paulista Sub-20 - Segunda Divisão (2015)


Estatísticas

Participações

  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento || Promovido à divisão superior
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa || Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Participações em 2020
Competição Temporadas Melhor campanha Anos Predefinição:Tooltip
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento
Predefinição:Tooltip
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa
São Paulo Série A3 6 6º colocado (2017) 2005
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa, 2011-2012
  2. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa e 2017-2019
  3. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Baixa Inativo || || 3
Segunda Divisão 9 Campeão (2010) 2006-2010
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento e 2013-2016
  2. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento || 2 ||
Série B2 (extinta) 1 Campeão (2004) 2004
  1. REDIRECIONAMENTO Predefinição:Aumento || 1 ||
Série B3 (extinta) 1 12º colocado (2003) 2003
Copa Paulista 3 2ª fase (2017) 2011 e 2017-2018

Últimas dez temporadas

Ver artigo principal: Temporadas do Taboão da Serra
Últimas dez temporadas do Clube Atlético Taboão da Serra
Brasil Nacionais Flag of the United Nations.svg Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Fase Máxima Competição Fase Máxima Predefinição:Tooltip Predefinição:Tooltip Fase Máxima
2011 D Não classificado A3 13º 1F
2012 D Não classificado A3 20º
2013 D Não classificado SD 23º
2014 D Não classificado SD
2015 D Não classificado SD 11º
2016 D Não classificado SD
2017 D Não classificado A3 2F
2018 D Não classificado A3 10º 1F
2019 D Não classificado A3 15º
2020 Licenciado

Predefinição:Legenda de temporadas de clubes de futebol brasileiros 5

Ligações externas

Referências

  1. «História do Taboão da Serra». Consultado em 30 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 1 de novembro de 2013 
  2. «Viola Apresentado no CATS». Futebol do Interior. 26 de fevereiro de 2015. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  3. 3,0 3,1 «Edilson e Tuta apresentados no CATS». 25 de fevereiro de 2016. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  4. «Gabiru apresentado no CATS». 27 de dezembro de 2016. Consultado em 14 de agosto de 2018 
  5. «CATS apresenta Lateral Lúcio» 
  6. «Acosta é apresentado no CATS». 7 de junho de 2017. Consultado em 14 de agosto de 2018 

talvez você goste