𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ceratophyllum

Como ler uma infocaixa de taxonomiaCeratophyllumErro de citação: A tag de abertura <ref> está mal formada ou tem um nome ruim
Ceratophyllum submersum
Ceratophyllum submersum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ceratophyllales
Link
Família: Ceratophyllaceae
Gray
Género: Ceratophyllum
L.
Espécies
Ver texto
Classificação Filogenética (APG)

Ceratophyllum é um género de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones). As suas duas espécies de plantas aquáticas representam os únicos membros da família Ceratophyllaceae e da ordem Ceratophyllales (grupo irmão das Eudicotiledôneas).[1][2]

Plantas herbáceas totalmente submersas, não suportam períodos de emersão. Carecem de raízes, cutículas, estomas e tecidos lenhosos ou fibrosos; em ocasiões apresentam ramificações incolores que as fixam ao substrato. Possuem talos ramosos.

Têm as folhas verticiladas, de 3 a 10 por nó, mais ou menos rígidas e frequentemente quebradiças, bifurcadas de uma a quatro vezes.

As flores são unisexuais e solitárias, adaptadas à polinização hidrófila. As masculinas desenvolvem-se nas axilas das folhas. O perianto tem 8 a 12 peças lineares soldadas na base. Possuem numerosos estames com filamentos curtos ou sem eles. O ovário é supero, solitário e unicarpelar.Erro de citação: A tag de abertura <ref> está mal formada ou tem um nome ruim

O pólen não tem aberturas, é liso e com exina muito delgada.

O fruto é em noz, adornado marginalmente ou na base, terminando em ponta espinhosa. A semente tem um embrião grande que carece de radícula. Os cotilédones são largos e carnudos.

Formam massas aquáticas flutuantes. que proporcionam protecção aos peixes, albergando caracóis transmissores de bilharzia e larvas de mosquitos transmissores de paludismo.

Estas plantas são usadas na decoração de aquários.

Um só género é de distribuição cosmopolita. Descreveram-se mais de 30 espécies locais que não parecem ser mais do que variantes.

Espécies

Classificação do gênero

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Monoecia, ordem Polyandria Species plantarum (1753)

Ver também

Referências

Referências

  1. «da — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 
  2. (em inglês) Angiosperm Phylogeny Group (2003). An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society 141: 399-436. (Disponível online: Texto completo (HTML) | Texto completo (PDF))

Predefinição:APG IV Predefinição:Bases de dados taxonómicos

talvez você goste