𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) foi criado por ato de 19 de março de 1953 do brigadeiro-do-ar Nero Moura, ministro da Aeronáutica.

Após isto, teve início os trabalhos de implantação do Centro. A cargo da COCTA (Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica), foi destinado um barracão e 10 mil m2 de área para a construção do que veio a ser o atual Centro.

No dia 3 de agosto de 1953 foi pela primeira vez hasteada a Bandeira Nacional e lido o primeiro boletim interno do CPORAER-SJ. Neste mesmo dia, iniciou-se o ano letivo para 118 alunos.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica de São José dos Campos forma Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica, de 2a Classe, proporcionando aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a prestação do Serviço Militar em nível compatível com sua formação técnico-profissional, e promove atividades complementares para alunos do curso profissional do ITA (Aspirantes convocados), visando ao preparo militar de oficiais para o Quadro de Oficiais Engenheiros do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (QOENG), da ativa.[1]

Referências

  1. BRASIL. COMAER. Regimento Interno do Comando da Aeronáutica (RICA) nº 20-3/2013.

Ver também

Ligações externas

talvez você goste