𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Castelo de Villalba

O Castelo de Villalba localiza-se no município de Cebolla, na província de Toledo, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, na Espanha.

Ergue-se em posição dominante sobre um monte de onde se descortina a ampla veiga do rio Tejo, junto a uma encruzilhada de vias terrestres.

História

A primitiva ocupação de seu sítio remonta a uma antiga fortificação romana, com a função de posto de controle de uma estrada romana, a via A25 do imperador Antonino Pio (138-161), o que justifica a hipótese da existência de pelo menos uma mansão (Pérez de Tudela e outros, 1997). Os artefactos arqueológicos trazidos à luz no local confirmam a ocupação romana (Cedillo, 1959).

O actual castelo foi edificado sob o domínio muçulmano, à época do Califado de Córdoba, nos séculos XI e XII.[1]

Sofreu novas e importantes alterações no contexto da Reconquista cristã da península, quando de sua conquista pela Ordem do Templo. Posteriormente passou para as mãos de diversas famílias da nobreza, encontrando-se actualmente nas mãos dos condes de Deleitosa, ainda que em estado de total ruína.[1]

Alguns autores identificam-no como o Castelo de Bolobras, citado em um privilégio de Afonso VII, datado de 1142: "Dono uobis et castellum de Bolobras cum omnibus aldeis et terminis et riuo Tagi et Pusam et totam terram et ualles (…)."

Notas

  1. 1,0 1,1 «Castillo de Villalba (Cebolla)». 2008. Consultado em 24 fev. 2008 
Ícone de esboço Este sobre um castelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste