𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Casa de Orleães

Predefinição:Info/Casa real A Casa de Orleães, também conhecida pela grafia afrancesada Orléans (em Predefinição:Língua com nome), é uma família nobre da França, originada como um ramo da Casa de Bourbon, e foi uma das mais importantes deste país e da parte central da Europa, até o final do século XIX, sendo o duque de Orleães tradicionalmente um parente bem próximo ao rei francês. Foi a casa soberana do estado de 1830 a 1848, através de Luís Filipe I, rei dos Franceses.

Após a revolução de julho de 1830, a Casa de Orleães se tornou a casa reinante na medida em que o monarca Bourbon Carlos X fora substituído por Luís Filipe I, filho de Luís Filipe II, Duque de Orleães. Luís Filipe instituiu uma monarquia constitucional, e foi cognominado Rei dos franceses, não da França e Rei Cidadão. Seu reinado durou até a Revolução francesa de 1848, quando abdicou ao trono e refugiou-se em Inglaterra. Foi o único rei francês da dinastia dos Orleães.

Esta Casa, através do casamento entre o príncipe Gastão de Orleães, Conde d'Eu, com D. Isabel de Bragança, Princesa imperial do Brasil, filha do imperador Dom Pedro II do Brasil, juntou-se com a Casa de Bragança, formando um ramo da família imperial brasileira, a Casa de Orleães e Bragança. Atualmente, ainda há descendentes desta Casa e da família imperial brasileira.

O município brasileiro de Orleans foi assim denominado a tal ramo imperial francês e em especial ao Príncipe Gastão de Orleans, Conde d'Eu, marido da Princesa Imperial Isabel de Bragança.

Mesmo após sua abdicação, muitas "facções" orleanistas permaneceram ativas, apoiando o retorno da Casa de Orleães ao poder, caso volte a monarquia na França. O atual Chefe da Casa de Orleães é João, Conde de Paris.

Titulares do Ducado de Orleães

Árvore genealógica dos Bourbons franceses
Casou-se com Henriqueta Ana de Inglaterra
Casou-se com Isabel Carlota do Palatinado, filha de Carlos I Luís, Eleitor Palatino e de Carlota de Hesse-Cassel.
Casou-se em 1692 com Francisca Maria de Bourbon, senhora de Blois (16771749), filha ilegítima de Luís XIV, com quem teve oito filhos.
Casou-se com Augusta de Baden-Baden (17041726), filha de Luís Guilherme de Baden-Baden
Casou-se com Luísa Henriqueta de Bourbon-Conti (17261759), que deu à luz Luís Filipe José, duque de Orleães; e Batilde de Orleães (17501822), que se casou com Luís VI Henrique de Bourbon-Condé, último duque de Bourbon.
Casou-se uma segunda vez, anos depois, com Carlota Joana Béraud de la Haye de Riou, marquesa de Montesson, que recebeu, como dote de casamento, o castelo de Sainte-Assise
Casou-se em 1769 com Luísa Maria Adelaide de Bourbon-Penthièvre (1753—1821), filha e única herdeira de Luis João Maria de Bourbon, duque de Penthièvre e almirante de França.
Casou-se com Maria Amélia de Bourbon-Sicílias, filha de Fernando IV de Nápoles e de Maria Carolina da Áustria
  • Fernando Filipe de Orleães, duque de Chartres (1810–1842), primeiro filho de Luís Filipe, rei da França
    • Luís Filipe II e depois Filipe VII, conde de Paris (1838–1894), filho de Fernando Filipe de Orleães
      • Filipe VIII, duque de Orleães (1869–1926), filho de Luís Filipe Alberto de Orleães
      • Jacques Maria Antônio Clemente (1880–1881)

Descendentes da Casa de Orleães

A Casa de Bourbon-Orleães deu a Portugal uma Rainha consorte, D. Amélia de Orleães, filha de Filipe (VII) de Orleães, Conde de Paris e casada com D. Carlos I. D. Amélia foi a última rainha de facto de Portugal.

Notas

Predefinição:Tradução/ref

Referências

  1. Browning, Elizabeth Barrett (2010). The Works of Elizabeth Barrett Browning: The Battle of Marathon (1820); An essay on mind, with other poems (1826); from Prometheus Bound, and Miscellaneous Poems (1833); from The seraphim and other poems (1838); Poems before Congress (1860); Other previously published prose and poetry (em English). Londres: Pickering & Chatto. p. 522 
  2. Chase, Salmon Portland (1993). The Salmon P. Chase Papers (em English). Kent: Kent State University Press. p. 370. ISBN 9780873384728 
  3. ANTHONY, Louisa (1853). Footsteps to History: being an epitome of the histories of England and France, embracing the cotemporaneous periods from the fifth to the nineteenth century, etc (em English) 2ª ed. Londres: Longman & Company. p. 392 
  4. The New International Year Book (em English). Nova Iorque: Dodd, Mead and Company. 1911. p. 30 
  5. Disraeli, Benjamin; Wiebe, Melvin George (1982). Benjamin Disraeli Letters: 1860-1864 (em English). Toronto: University of Toronto Press. p. 113 

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa de Orleães

talvez você goste