𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Carinho

Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Carinho (desambiguação).

Carinho é um gesto afectivo entre duas criaturas que pode envolver contacto físico, palavras, ou simplemente um olhar. O carinho pode ocorrer entre indivíduos indiferentemente de sexo, cor, religião e nacionalidade, ocorrendo inclusive entre pessoas e animais, ou ainda entre os próprios animais (principalmente os mamíferos de mesma espécie).

Carinho: mãe e filha.

A maioria das pessoas desejam intimidade física ocasional, que é uma parte natural da sexualidade humana, uma pesquisa mostrou que isso possui benefícios para a saúde. Um abraço ou toque pode resultar na libertação de oxitocina, dopamina e serotonina, e na redução do hormônio do estresse.[1]

Espaço pessoal

A maioria das pessoas valorizam o seu espaço pessoal e tem a sensação de desconforto, raiva ou ansiedade quando seu espaço pessoal é invadido.[2] Entrar no espaço pessoal de alguém normalmente é uma indicação de familiaridade e intimidade. Contudo, na sociedade moderna, particularmente nas comunidades urbanas populosas, é por vezes difícil de manter um espaço de pessoal, por exemplo, num comboio cheio, elevador ou na rua. Muitas pessoas acham que essa proximidade física pode ser psicologicamente perturbadora e desconfortável,[2] embora seja aceita como um fato da vida moderna. Em uma situação impessoal lotada, contato visual tende a ser evitado.

Carinho entre os animais

Mamíferos como os golfinhos, os gatos e os cachorros são bons exemplos de que o carinho transcende a razão, ou de que seja algo que ocorre apenas entre os seres humanos. É sabido de casos de gatos e cachorros que morando no mesmo lar, possuem atitudes típicas de carinho, como brincar juntos e esquentar o outro em períodos frios.

Skinship

Skinship é o termo utilizado para designar uma amizade que não envolve um relacionamento intímo. Este termo é origina-se através da junção das palavras skin (pele) e friendship (amizade). Esta expressão pode ser vista nos abraços entre pais e filhos.

Referências

  1. Sharon Jayson (28 de setembro de 2008). «Human touch may have some healing properties» (em English). USA Today. Consultado em 18 de julho de 2013 
  2. 2,0 2,1 Hall, Edward T. (1966). The Hidden Dimension (em inglês). [S.l.]: Anchor Books. ISBN 0-385-08476-5 
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Carinho

talvez você goste