Predefinição:Info/Nobre Canuto I, conhecido como Knut Eriksson (em sueco: Knut Eriksson; c. 1150 – c. 1195/1196) foi o Rei da Suécia de 1167 até sua morte, apesar de ter dominado todo o território sueco apenas a partir de 1173. Era filho do rei Érico IX e sua esposa Cristina da Dinamarca, que por sua vez era neta de Ingo I. [1]
Biografia
Ascendeu ao poder em um clima de enfraquecimento entre sua família (Dinastia de Santo Érico) e a Dinastia de Suérquero. Como rei, buscou fortalecer o poder real e empreendeu relações diplomáticas com outros Estados.
Depois do assassinato de seu pai, Santo Érico em 1160, Canuto teve que fugir da Suécia, perseguido por seus inimigos. Especula-se que fuigu para a Noruega. Regresso ao seu país e 1167 e nesse mesmo ano assassinou o rei Carlos VII. Então, Canuto pode acender ao poder, mas nos seus primeiros de governo ele se envolveu em uma guerra contra Kol e Boleslau Suérquerosson que pretendiam chegar ao trono com a ajuda da Dinamarca. Por volta de 1172, os irmãos foram derrotados e Canuto pode governar na maior parte do país. Contava então com 23 anos.
Durante o governo de Canuto, a Suécia assinou o primeiro tratado comercial documentado com outro reino, neste caso com a cidade alemã de Lübeck. O tratado foi introduzido por acordo entre Canuto e Henrique, o Leão. Canuto também estabeleceu relações diplomática com o rei Henrique II da Inglaterra e é afirmado que recebeu apoio militar por parte do imperador bizantino Predefinição:Lknb. As relações com a Noruega melhoraram após o matrimônio do rei Sverre da Noruega com a sobrinha de Canuto. Com a Dinamarca, as relações diplomáticas foram bem mais tensas, após este reino ter apoiado ter apoiado a dinastia de Suérquero a lutar para recuperar o poder.
As cartas conservadas mais antigas de um rei suecos datam dos tempos do rei Canuto. Também se conservam moedas cunhadas. Canuto buscou fortalecer o Estado, mediante um forte administração central.
Faleceu em 1195 e foi sepultado na igreja do Convento de Varnhem. Foi sucedido pelo filho de seu inimigo, Suérquero II
Referências
- ↑ Dick Harrison e Thomas Lindkvist. «Knut Eriksson» (em sueco). Nationalencyklopedin (Enciclopédia Nacional Sueca). Consultado em 13 de dezembro de 2018
Ver também
- Knut - nome nórdico atual