𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Bénédictine

Bénédictine é um licor francês cuja fabricação apareceu na ordem religiosa católica de clausura monástica, os Beneditinos, ordem fundada no ano de 529 na abadia de Monte Cassino, na Itália, por São Bento de Núrsia (480-543),

Origens

Começou a ser produzido em 1510, na abadia de Fécamp, na França. Os monges dessa abadia, durante anos, guardaram sigilosamente a sua receita. O local foi saqueado durante a Revolução Francesa, e a fórmula do Bénédictine ficou desaparecida até 1863, quando caiu nas mãos de um comerciante local.

Dias atuais

Atualmente, este licor é fabricado por uma firma particular situada na zona da Normandia, e que nada tendo em comum com o licor fabricado pelos monges. Sabe-se que o atual fabricante continua a guardar o segredo sobre o Benedictine e que, em homenagem aos monges que inventaram a receita, construiu a fábrica Bénédictine, em réplica à abadia de Fécamp.

Devido ao sigilo que envolve este licor, apenas se sabe que na sua fabricação entram várias dezenas de plantas, sendo usado o processo de maceração e destilação. Na verdade não é muito secreta sua fórmula, o que ocorre é a dosagem do conhaque, que entra na sua base de fabricação, têm de ser exata para o tipo de licor Bénédictine, que é considerado um ótimo digestivo. A bebida tem maior teor de conhaque e o licor é mais seco, portanto menos doce.

As iniciais D. O. M., que aparecem no rótulo, correspondem a "Deo Optimo Maximo", ou seja, "Para Deus, o maior e o melhor".

Ver também


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bénédictine

talvez você goste