Armando Gomes | |
---|---|
Morte | São Paulo |
Armando Gomes Vieira Filho (Santos, 17 de março de 1943 — São Paulo, 26 de julho de 2020)[1] foi um radialista e cronista esportivo brasileiro.
Trabalhou como cronista esportivo pela Rádio Atlântica de Santos, e apresentava o programa Esporte por Esporte pela Santa Cecília TV.
Deu nome à Sala de Imprensa Armando Gomes do Estádio Urbano Caldeira, em Santos.
Perfil
A vida de Armando Gomes relaciona-se intimamente com o Santos Futebol Clube desde 1952, quando aos nove anos de idade tornou-se um sócio do clube. Armando Gomes era conselheiro efetivo do clube.
Iniciou a carreira em 1962, quando decidiu seguir a carreira dos pais. Naquele ano, estreou na Rádio Clube o Programa Resenha Esportiva, onde dava as principais notícias do Santos Futebol Clube. Desta data em diante, Armando Gomes pôde mostrar seu trabalho em todas as emissoras AM da Baixada Santista e ainda em duas FM, sempre falando de esporte e do Alvinegro Praiano.
O sucesso de Armando Gomes o levou para as emissoras da capital. Em 1978, quando trabalhava na Rádio Gazeta, foi convidado a participar do programa da TV Gazeta intitulado Futebol é com 11. Foi deste programa que derivou o Mesa Redonda Futebol Debate no ar até hoje na emissora paulistana. Cansado de trabalhar em São Paulo, Armando decidiu voltar a trabalhar na Baixada Santista em 1983. Naquele ano, abandonou a TV Gazeta e começou a trabalhar na Rádio A Tribuna AM, onde ficou até 1987.
Após aquele período, Armando foi o pioneiro na região ao apresentar o primeiro programa de esportes de TV voltado exclusivamente a Baixada Santista: o Litoral nos Esportes, que era exibido na TV Litoral (a primeira emissora de TV regional da Baixada Santista, já extinta). À mesma época Armando também comandou a equipe de esportes da Rádio Litoral, do mesmo grupo.
Ainda na TV Litoral, em 1993, Armando criou aquele que é o seu maior sucesso: o programa Esporte por Esporte. Após o encerramento das atividades da TV Litoral em 1996, o programa passou a ser transmitido pela Santa Cecília TV, que ocupou o espaço da antiga emissora.
O programa Esporte por Esporte já rendeu muitos prêmios a Armando. Mas segundo o próprio Armando, o maior deles foi uma declaração de Jô Soares para a revista Veja na qual Jô disse que o programa dele é o líder de audiência em 23 estados brasileiros exceto São Paulo devido a um programa de esportes da Baixada Santista.
Em seus mais de 50 anos de profissão, a maior parte deles ao lado do Santos Futebol Clube, Armando pôde conhecer o mundo durante as viagens acompanhando o clube de futebol. Pôde também ser testemunha ocular das maiores glórias santistas. Ao comentar sua relação com o clube, Armando costuma dizer, dentro de sua forma polêmica de se expressar.
Referências
- ↑ «Morre Armando Gomes um dos mais antigos apresentadores esportivos do Brasil». G1 (em português). Consultado em 26 de julho de 2020