𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Ajuda:Tire suas dúvidas/Arquivo/2007/Julho-Agosto

Imagem Aang.PNG

Olá, já sei como é carregar arquivos no Commons por causa do fair use, mas fiquei com dúvida sobre está imagem: Aang.PNG. Ela é do personagem da série Avatar: The Last Airbender só que fui eu que fiz no Avatar Maker e depois coloquei a seta nele no Paint. Obrigado e abraços.

Emanueljoab | Heяói da Ação resp. 22h34min de 22 de Junho de 2007 (UTC)

Poxa, ninguém responde.o comentário precedente não foi assinado por Emanueljoab (discussão • contrib.)

Provavelmente é porque não entenderam ou não podem dar uma resposta satisfatória. Parece-me que a Imagem:Aang.PNG é de certa forma uma obra derivada da original presente na Wikipédia anlófona em en:Imagem:Avatar-book 1 Chapters 1 And 2 0003.jpg. O melhor é perguntar na esplanada da CommonsMosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)


Como posso colocar uma imagem no Wikipedia?

o comentário precedente não foi assinado por BobTioMarley (discussão • contrib.)

Consulte a página Ajuda:Guia de edição/Como usar imagensMosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Predefinições… eis a questão… ???

Olá, meu nome é Renato, gostaria de saber se tudo necessariamente deve ser aos padrões de certos projetos ou podemos confeccioná-los da forma que pudermos confeccionar, pois fiz uma predefinição de rodapé sobre a cantora islândesa Björk, e simplesmente repaginaram está predefinição… Queria saber se temos liberdade ou não de poder confeccionar da forma que achariamos que "esta predefinição" não ficasse feia ou desorganizada…

Grato. Renato Silva msg

como fasso para colocar uma foto em uma pagina

Ola Eu carreguei uma foto para o cosmons mas não sei colocar em uma pagina o que eu fasso? o comentário precedente não foi assinado por Luiz-miguel porto (discussão • contrib.)

Consulte a página Ajuda:Guia de edição/Como usar imagensMosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Totalmente Leigo

Boa noite. Sou totalmente leigo e pretendo escrever alguns artigos sobre bandas que não encontrei aqui na Wikipédia. O problema é que não sei nem por onde começo, pois tentei, tentei e nada…não consegui sair do lugar. Alguma alma boa poderia me ajudar?

Desde já o meu muito obrigado.o comentário precedente não foi assinado por Blessed (discussão • contrib.)

Para criar qualquer artigo, é preciso, inicialmente, pesquisar se ele já existe. Vá à janela de pesquisa e digite (corrretamente) o nome do artigo que procura. Se ele existir, você cairá diretamente em sua página. Se não existir, você verá algumas buscas que têm palavras digitadas por você (para tirar dúvidas). Se o seu artigo realmente não existe, ele aparecerá em vermelho. Clique nele e será aberta janela de edição. Faça sua edição com critério, imparcialidade e correção. E vá em frente. Não se esqueça de citar fontes de referência, se tiver. Polemaco 02h03min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

Escrevi uma biografia sobre Caio Mourão

Escrevi uma biografia sobre Caio Mourão,meu dileto amigo,de quem fui discípulo em Joalheria.Joia-Arte assinada;de quem fui Mecenas,de quem fui Marchand,e Avaliador de Arte.Uma relação de amizade por mais de 30 anos.E derrepente,alguem na Wikepédia,resolveu apagar.Como conteúdo impróprio.Em minha página,pessoal e profissional,dentro do item biografia,exponho alguns dados,relativo a passagens biograficas do querido amigo artista Caio Mourão e eu.Gostaria de entender,o por que,da exclusão.Alguem pode me ajudar,a entender????? o comentário precedente não foi assinado por Ricardo Barradas (discussão • contrib.)

Se alguém apagou o conteúdo é porquê é impróprio para a wikipédia.Lucas Msg 23h46min de 6 de Julho de 2007 (UTC)

Não entendi os limites da impropriedade de um artigo,ou melhor de uma biografia particular,redigida por alguém que vivenciou,juntamente,com o biografado grande parte dos fatos históricos e relevantes. Será que temos que ser penalizados,por participarmos do convivio com Grandes Personalidades…ou será,ainda, que não podemos biografar nomes,que nos são caros e diletos…só podemos falar daqueles,que nunca conhecemos pessoalmente,e só sabemos,e aprendemos sobre eles,atravez de livros?????

Será que terei que fazer uma lista,dos Célebres das Artes Plásticas Brasileira,que convivi,para lembra-me de nada falar sobre eles??????? Que anonimato burro,pode ser este???que impropriedade absurda pode ser esta??? Só falta existir,limites estabelecidos,para repudiar,qualquer ato impróprio de todo aquele,que nada entende do assunto em questão.


Os melhores artigos

Gostaria de pôr o artigo Sakura Card Captors em votação para os melhores artigos da wikipédia, mas não sei como fazê-lo. Alguém pode ajudar-me, ou fazer isso por mim? agradeço desde já. 189.1.2.29 02h18min de 7 de Julho de 2007 (UTC)

Para fazer nomeações, vá até Wikipedia:Escolha do artigo em destaque e siga o procedimento. Garavello 03h46min de 7 de Julho de 2007 (UTC)

Aline

Olá! Sou novata e acabo de fazer um erro no Wikipedia. Duas pessoas conhecedoras do Wikipedia colocaram as paginas que eu estava preenchendo com informações como improprias e entao me dei conta que havia algo de errado. Como encontrei um link numa página para outra que ainda não havia sido criada, resolvi adicionar informações nesta última. Mas as pessoas citadas na tal página não eram famosas e os entendedores do Wikipedia consideraram como se fosse o curriculo dessas pessoas, o que não é permitido. Então tentei apagar a página (outro erro que eu desconhecia!). Foi quando recebi uma mensagem com essas informações. Gostaria de pedir desculpas pelo erro e saber como posso apagar essas páginas que ficaram sobre pessoas que não são famosas. Porque não quero prejudicar a imagem dessas pessoas também, como vi que acontece no comentário da professora que deixou mensagem aqui no café dos novatos que publicou o artigo dela de forma errada e acabou com o nome no google como exemplo de erro no wikipedia. Agradeço a colaboração. Aline o comentário precedente não foi assinado por 201.18.79.6 (discussão • contrib.)

Alguns assuntos não são interessantes para uma enciclopédia (a wikipédia é uma enciclopédia digital). Pessoas que não são importantes para a maioria da população ou que não possuem grande renome não precisam de artigos próprios. As páginas vão ser apagadas daqui um tempo, após votação -- RHC Msg 03h16min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

ñ consigo colocar fotos nos artigos como faço para por as fotos ?

peço ajuda.. o comentário precedente não foi assinado por Carolberbet (discussão • contrib.)

Consulte a página Ajuda:Guia de edição/Como usar imagensMosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Arquivo imagens em destaque

eu poderia completar o arquivo de imagens em destaque da wikipedia sicronizando com as do commons?--Lks Brandão 21h07min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

como?

como faço pra mandar uma menssagem pra alguém? o comentário precedente não foi assinado por Tony-tobby (discussão • contrib.) PatríciaR msg 14h11min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Bem vindo à Wikipédia! Você pode clicar na assinatura de um usuário ou, se existir, num link na assinatura que diga qualquer coisa como "msg" ou "fale comigo", etc (veja a minha assinatura, por exemplo, pode testá-la se quiser). Se clicar no nome do usuário, vai ter à página deste; clique então na aba "discussão" para aceder à página de discussão desse usuário. Depois é sí clicar na aba "+" para acrescentar uma nova secção nessa página e escrever a sua mensagem. Não se esqueça de assinar usando ~~~~. Veja mais em Wikipedia:Tutorial/Discussão. Boas contribuições! PatríciaR msg 14h11min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Biografia

de acordo com "coisas a não fazer", biografias sobre pessoas ou grupos de pessoas que ainda não possuem revelância enciclopédica, não são muito bem aceitas… Há algum problema em eu fazer uma biografia de um surfista australiano (fiz uma pesquisa e descobri q não existia nada sobre ele, aqui na Wikipédia, que está se destacando no circuito mundial?

eu li esta parte do "coisas a não fazer" e fiquei com dúvida! o comentário precedente não foi assinado por MartinsIV (discussão • contrib.)

O segredo é sempre mostrar a relevância, mesmo pra quem desconhece o assunto. Ele é um surfista q está se destacando? Então ponha uma boa biografia sobre ele, trabalhe um pouco sobre o q ele já conquistou no circuito mundial (WCT ou WQS?).
Mas o principal e isso é uma boa garantia de que não vão ver seu artigo como uma "irrelevância": Coloque FONTES VERIFICÁVEIS que provem as informações contidas no artigo.... Procure tbém ver outros artigos sobre surfistas (acho q não há muitos aqui na Wiki lusófona) e veja o q se pode padronizar.
"Relevância enciclopédica" é algo subjetivo. Havendo boas fontes q comprovem as informações, acredito q se mostra a relevância do biografado. Garavello 20h21min de 10 de Julho de 2007 (UTC)


Foto

Obrigado!

mas.. como posso colocar uma foto do surfista na biografia? o comentário precedente não foi assinado por MartinsIV (discussão • contrib.)

Veja em Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens. E não esqueça de assinar suas msgs com ~~~~ Garavello 21h32min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Página editada e não vista

Meu nome é Walder. Editei uma página, no entanto quando pesquiso por ela dentro do wikipédia, ela não aparece. Mas quando entro com meu login e pesquiso ela aparece, assim só eu posso vê-la. Será que tenho que aguardar algum tipo de aprovação para ela ser pública? o comentário precedente não foi assinado por Walder (discussão • contrib.) Lijealso ? 00h18min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

= a SPAM --João Carvalho deixar mensagem 00h20min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

As edições só são visíveis publicamente quando se clica no botão "salvar página". Ao criar uma página, esta só aparecerá nas pesquisas internas da Wikipédia, salvo erro, 36 a 48 horas depois. No Google pode variar muito. Tanto pode aparecer no dia seguinte como uma semana depois ou mais. Mosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Imagens

Boa tarde/noite, estou postando algumas imagens, e elas estão sendo deletadas, está dizendo que elas tem copyright, mas isso não é verdade, uma vez que se trata de uma screenshot do jogo civilization IV beyond the sword, estou tentando postar imagens das wonders novas e eu já havia postado outra imagem que mostrava como seria feito as naves para a corrida espacial, ela fico por uns dias e foi deletada, por causa de copyright, mas era uma screenshot de um jogo então não possui direitos autorais.

Desculpe se fui repetitivo, e me ajude por favor, quero deixar a versão em portugues melhor do que a versão em inglês.

Até onde eu sei, imagens de jogo têm copyright sim. -- RHC Msg 00h45min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Como o copyright do jogo pertence à empresa que o lançou, você não possui o direito de reproduzir imagens dele na Wikipédia. Para mais detalhes, leia com atenção as seguintes páginas: commons:Commons:Licenciamento e commons:Commons:Obra derivada.--g a f M 01h28min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

  • Se for uma capa de jogo tem copyright, mas, já que se trata de uma screenshot, se eu estiver jogando um jogo, apertar printscreen e for no paint e colar, não estarei violando lei alguma pelo que eu saiba, se eu disponibiliza-la, não é crime até onde eu me lembro.

O facto de ter comprado o jogo não implica que as imagens geradas por ele não estejam protegidas por copyright. É uma violação de direitos de autor e é crime, sim. Lijealso ? 16h51min de 12 de Julho de 2007 (UTC)

Edição no Café dos novatos

Agreguei assinaturas às mensagens não assinadas, corrigi alguns erros e movi uma mensagem com o título #Mediação para o local correcto por ter sido colocada no início da página [1] quando deveria ter sido colocada no fim. Convém que as mensagens estejam por ordem cronológica ou pode-se tornar confuso. Mosca 06h21min de 11 de Julho de 2007 (UTC)

Importar textos

Como faço para importar um texto que está em outra lingua para o Português.o comentário precedente não foi assinado por Petgio (discussão • contrib.)

Não sei se entendi muito bem a questão que colocou. Talvez esteja à procura de Ajuda:Guia de tradução. Se não for isso por favor explique melhor o que pretende fazer. Mosca 09h20min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

Querem me Excluir, socorro!!!

Eu sou bem novato. Criei uma página com informações falando da Gabiru Filmes, minha pequena produtora de filmes trash. Então um tal de Sam veio e propôs eliminação rápida para minha página e agora ela está em votação. Socorro !! Se puderem me ajudar votando pela permanência da página, agradeço imensamente. George José 19h34min de 11 de Julho de 2007 (UTC) e mais uma coisa, o que é esse "UTC" que todo mundo escreve?

Note que teoricamente qualquer página pode ser submetida para eliminação por votação, inclusive páginas como Portugal, Brasil, etc, apesar de ser pouco provável que estas páginas sejam realmente eliminadas ou levadas a sério). Outros temas menos conhecidos ou pouco comuns são normalmente colocadas para eliminação por votação nas quais se pergunta à comunidade se acham que essas páginas devem permanecer na Wikipédia. O melhor a fazer, e uma vez que não tem direito ao voto, é expor argumentos porque a página deve ser mantida em Wikipedia:Páginas para eliminar/Gabiru Filmes. Se os argumentos forem realmente "bons", poderá influenciar a votação. Quanto a "UTC" é a abreviatura de Coordinated Universal Time traduzido por Tempo Universal Coordenado. Isso é colocado automaticamente pelo software MediaWiki ao assinar automaticamente as mensagens com 4 tis ~~~~ —Mosca 09h20min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

SYLVIO PINTO

O nome certo é SYLVIO PINTO com "Y",por mais que queiram fazer correção ortográfica,para SILVIO PINTO.Não existe correção ortográfica atual,para nomes próprios,lembro aos vigilantes de plantão.O certo é SYLVIO PINTO,pintor brasileiro. E gostaria de deixar claro,que o editor da Biografia,é o marchand RICARDO BARRADAS,avaliadordearte,CURADOR,do PROJETO OFICIAL DO ARTISTA,juntamente com o marchand UBIRAJARA PINTO,tambem curador e filho do artista.O PROJETO SYLVIO PINTO em suas páginas de ligações externas,é o detentor de todos os direitos autorais dos textos desenvolvidos,em seus sites oficiais.

http://www.sylviopinto.com/

http://projetosylviopinto.spaces.live.com/

Logo não existe impropriedade alguma. Pela Lei vigente,o Projeto Sylvio Pinto,é o detentor,de todos os direitos de imagens,das obras originais do Artista.Sendo assim,deve sim,haver impropriedade,na publicação de imagens,que não tenham,a autorização e conhecimento do Projeto em questão.Mas na questão dos textos,aqui contidos,são emanados,pelo próprio PROJETO OFICIAL do artista.

Rogo que não apaguem esta biografia,nem modifiquem a grafia do nome.Obrigado.

E APAGARAM MAIS UMA VEZ…O TEXTO…PLÁGIO DE MIM MESMO....GOSTARIA DE ENTENDER???????


Traduções

Olá! Acabei de chegar por aqui e estou tentando produzir um artigo sobre o pintor Mark Ryden, verbete este não existente na Wikipedia em Português. Para isso, peguei um texto do site oficial do pintor e traduzi. Como ainda está na tradução literal, a organização do texto está horrível - portanto, pretendo reescrevê-lo. Faço errado se publicar uma versão minha da tradução do texto do site? Seria isso considerado plágio?


Obrigada! --Rê Chaveiro 03h15min de 12 de Julho de 2007 (UTC)

Ao publicar um texto na Wikipédia, mesmo que seja na Wikipedia:Página de testes está a publicá-lo sobre a licença GFDL. Se utilizar um texto protegido por direitos de autor do qual não é o autor ou representante dos direitos de autor estará a a violar os direitos de autor, mesmo tratando-se de uma tradução. O melhor é reescrever por palavras suas o texto. Consulte também Wikipedia:Direitos de autor, Ajuda:Guia de tradução e Wikipedia:Coisas a não fazer. Quanto à formatação do artigo não se preocupe muito com isso. Se puder fazê-lo conforme as directrizes do Wikipedia:Livro de estilo melhor. Se não puder, alguém o fará por si pois isso não é obrigatório, nem a comunidade obriga todas as pessoas a saberem formatar os artigos (mas recomenda). Mosca 09h20min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

Usuário

Olá a todos. Criei uma página e ela não aparece com principal e só como USUÁRIO. Como faço para transformá-la em principal?

Obrigado Francisco o comentário precedente não foi assinado por José Hamilton Pereira (discussão • contrib.)

Se você criou uma página falando sobre si, ela será a página de Usuário, bem como todas as páginas com este domínio. O domínio principal é aquele reservado aos verbetes, e não tem nenhum "adendo" ao nome. Indique a página erroneamente para eliminação rápida, como erro seu. Conhecer ¿Digaê 22h07min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

deletar conta

olá,

eu gostaria de saber uma coisa. como se faz para deletar a minha conta?o comentário precedente não foi assinado por 200.147.72.110 (discussão • contrib.)

Caso tenha feito edições com essa conta que quer eliminar, não será possível fazê-lo, pois isso permitiria que outro usuário registasse posteriormente uma conta com o mesmo nome, reivindicando a autoria das suas edições. Se não fez nenhuma edição é possível pedir aos programadores do MediaWiki para remover a conta. Mas o melhor a fazer é não usar essa conta e registar outra. Mosca 10h28min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Como fazer determinada Link

Eu não sou muito novato, mas faz um bom tempo que não digito, eu quero saber como posso colocar um Link tipo "camuflado" colocar um link vamos supor em "Banda de Rock" querendo que ao clicar neste link v´para ao site oficial do "Five Jacksons" (é só um exemplo) Como faço isso mesmo?

Cayyam 01h46min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Pra um link pra um artigo da wikipedia, seria assim [[nome-verdadeiro-do-artigo|nome-q-deve-aparecer-no-artigo]]. No caso do exemplo citado, [[Five Jacksons|Banda de Rock]] .
Se for um link externo, [http://link nome-q-deve-aparecer-no-artigo]. No caso do exemplo citado, [http://www.fivejacksons.com.br Banda de Rock] Garavello 02h02min de 14 de Julho de 2007 (UTC)


Muito obrigado, vou ageitar a propósito o artigo no qual queria usá-lo é Spock

Cayyam 02h05min de 14 de Julho de 2007 (UTC)

Plágio, direitos autorais, etc…

Como podem ver, sou novata na Wikipédia, mas; sou dos tempos em que o k, w, y, faziam parte do nosso vocabulário. Entretanto, tenho notado um critério usado pelos nossos mediadores; diferente dos critérios usados pelos mediadores de outros países. Gostaria de saber se isso é devido a nossa lingua portuguesa. E como faço para solicitar direitos autorais, se não falo, nem escrevo em chinês ??? As traduções são feitas pelo Google (propaganda).--Bruxa2007 22h34min de 14 de Julho de 2007 (UTC)


    A Wikipédia é uma enciclopédia livre. Se vc está tendo problemas com critérios pouco ortodoxos,
    delete o adendo, pois; se quem escreveu tem o direito de escrever o que quer, vc também tem o
    direito de apagar o que não quer !!!Dzopa
    14h23min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
  • Em primeiro lugar, gostaríamos de saber sobre o quê especificamente trata a consulta. Quer reivindicar direitos autorais aqui? Pelo quê? Por traduções feitas por si? Se for isso, não cabe falar em direitos autorais para colaborações feitas espontaneamente que, se atentar bem, são colocadas em licença livre por quem edita.

Quem são os "mediadores"? Essa figura não faz parte da estrutura da Wikipédia… Quais critérios diferentes são estes? Sobre qual tema? Se puder especificar melhor quais são as dúvidas e sugestões, aí sim poderemos responder a contento…

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 16h00min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Sr. André, Agradeço a sua cordialidade, entretando; sou obrigada a discordar de que não existem mediadores na Wikipédia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Media%C3%A7%C3%A3o_informal_descentralizada, prova isso. A meu ver o sr. não está apto a dirimir quaisquer dúvidas minhas, mesmo porque; está desinformado e desatualizado. Perdoe-me, mas; o tema da minha dúvida é exatamente isso. Critérios diferentes para julgar um determinado artigo ou tese, sem que haja conhecimento de causa. Traduções automáticas do chinês para o português, também não existem. (só para constar). Quero deixar bem claro, que não se trata de assunto pessoal, mas; os números de verbetes e artigos em inglês, superam de longe os em português?. O sr. já viu a quantidade de páginas a serem excluídas? Que poderiam ser ajustadas, modificadas e até serem instruídas na sua elaboração ?. Por favor, não se sinta ofendido. (não é essa minha intenção). Mas com todo respeito: - Esses critérios é que "astravancam o pogresso da nação". Cordialmente, Bruxa2007 13h42min de 17 de Julho de 2007 (UTC)


Canais de TV aberto em Palmas

Ola, na cidade de Palmas, foi retirado o nome dos canais abertos da cidade no final da página das emissoras, como faço para colocar novamente. Exemplo: TV Serra do Carmo, pois só consta os canais abertos do Tocantins. Diego2008

Pelo q vi, a pré-definição dos canais de Palmas continua aparecendo neste artigo. Garavello 06h54min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Não consigo encontrar um artigo que criei.

Não consigo encontrar um artigo que criei.

Ária na corda Sol (G)


Aqui também se colocam taggs para facilitar a busca?

Obrigado. lukasdoro

Procurei e achei o artigo normalmente. Lembre-se de pesquisar sempre respeitando as maúsculas e miníusculas ("ária na corda sol (G)" por exemplo não funcionaria). E aqui não se usam tags. Garavello 06h52min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
  • Para localizar todas as vossas edições basta clicar no link contribuições do Usuário (serve para qualquer Usuário cujas edições queira ver) que está dentro da caixa vertical que surge à esquerda em vossa tela, quando abre uma página de Usuário ou a sua discussão. As vossas estão aqui, com o verbete almejado.

Para visualizar as próprias contribuições, contudo, podes mais rapidamente olhar pela aba minhas contribuições - que surge na parte superior da tela, não importando em qual página se encontre. Explore mais os links que surgem automaticamente quando acessa a wiki: eles estão aí para servi-lo.

Importante: a vossa consulta não tratou deste assunto, mas ficou patente algo problemático nos títulos dos verbetes criados por si. Como não é mesmo minha "praia", gostaria de saber se eles obedecem fielmente ao livro de estilo? A mim me parece que este, bem como outros tantos criados/editados por si fogem completamente àquilo que chamamos de Enciclopédia - onde os títulos devem ser o mais sucintos, pertinentes e fáceis possíveis… (para disciplinar isto temos a Convenção de nomenclatura).

Note que até mesmo você não conseguiu encontrar o verbete procurado… O problema está no título. Uma enciclopédia, sobretudo como esta, que abarca literalmente todos os temas do saber humano, precisa de um mínimo de uniformização - significando que todos estes temas devam ser editados de forma sempre clara, com linguagem acessível (evitando-se o uso de termos técnicos e, se o fazendo, traduzindo-os para o falar mais simples ou explicando-os em notas ou links). Dê uma lida nos tutoriais de vossa mensagem de boas-vindas e naqueloutros que deles aparecem. Será um aprendizado importante que lhe fornecerá o instrumental indispensável para adequar vossas edições ao projeto.

Esperando haver esclarecido, Conhecer ¿Digaê 15h40min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Os hititas

Assisti um documentário sobre a civilização hitita no canal Cultura (programa Cultura Mundo no dia 18/07/07) e vim até a Wikipedia saber sobre essa história. O material que encontrei aqui é bem pequeno e não condiz (totalmente) com o programa. Gostaria de escrever (um pouco) sobre oque foi contado no programa, mas achei meio confuso contradizer aquilo que aparece aqui no Wikipedia… Tem algum lugar pra eu sugerir 'minha versão'?

Rodrigo

Os artigos da wikipédia não são perfeitos. Sugiro que carregue no botão editar do artigo em causa e meta as mãos à obra, e coloque fontes para as informações que julgue poderem ser contestadas ou mais controversas.

Imagens e figuras nos artigos.

Olá Wikipedistas; Eu sou novo aqui, sempre eu gostei da Wikipédia, e resolvi ser editor para torná-la ainda mais grandiosa, e já editei três artigos menores, sendo que dois precisam de uma ampliação, mas pretendo ampliá-los futuramente; eu queria saber como eu posso inserir imagens nos artigos. Sou grato a quem me responder.

Usuário:Brunoy Bruyanovich Bruyanov


Dúvida sobre Direitos Autoriais do MySpace

Este artigo Garage Fuzz, é uma cópia de [2]. No entanto, lendo os Terms, mais precisamente em Proprietary Rights in Content on MySpace.com., fiquei na dúvida se seria VDA. Quem me esclarece ? Obrigado, Carlos MSG 20h49min de 20 de Julho de 2007 (UTC)

Neste caso a página [3] não refere os direitos de autor e o MySpace não retêm os direitos da informação publicada segundo os termos do serviço, por isso presume-se que não se pode publicar a informação noutro local sem permissão do autor, mesmo que tenha sido o próprio autor do texto a publicar na Wikipédia. Coloquei a marcação de VDA no artigo. Mosca 14h41min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

O que são predefinições?

Estava vendo o histórico de meus artigos e encontrei adições de predefinições. O que são predefinições? o comentário precedente não foi assinado por Márcio Pinheiro Lima (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 14h35min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

  • Olá. Podes ver tudo a respeito das predefinições clicando aqui. Ahh, e não esqueças de assinar as tuas mensagens com 4 tiles (assim: ~~~~). Predefinição:Teste de substituiçãoAlegre Qualquer coisa, pergunta. Boas contribuições. BelanidiaMsg 14h35min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Posso adicionar uma predefinição?

Escrevi um artigo sobre um arranha céus mas não encontrei nenhuma predefinição sobre o tema. Posso adicionar uma predefinição? e se posso, como adiciono?Márcio Lima 14h55min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

  • Podes criar uma se assim quiseres, a achares que podes inclui-la em vários artigos. A maneira mais fácil de criar uma é por abrires uma de que gostes, copiar o conteúdo, colar na nova página da predefinição, alterar os dados, e o que pretenderes alterar e gravar a nova página (sem esquecer apertar o botão mostrar previsão primeiro, até estar tudo certo). Espero ter ajudado. BelanidiaMsg 15h04min de 21 de Julho de 2007 (UTC)

Inserindo Tabelas como no Wikipedia em língua inglesa.

Estava a editar o artigo Economia do Reino Unido e utilizei do artigo em inglês para basear-me. Gostaria muito de adicionar uma tabela semelhante ao deles no artigo lusófono. Como o faço? Noto que na nossa página de edição há um número de menor de botões de comandos. Há como usar um editor mais poderoso ou mais prático para esse fim?

Obrigado, um newbie que respira esse projeto!o comentário precedente não foi assinado por Carcass (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 23h07min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Veja o artigo em inglês: en:Economy of the United Kingdom. Aperte o botão editar e olhe para o rodapé. Verá uma relação de predefinições (Templates) que eles usaram neste artigo. Voce deve estar querendo usar o primeiro que aparece no artigo, o en:Template:Economy of the United Kingdom table. Novamente aperte o botão editar. Copie todo o seu conteúdo.
Venha para cá. Crie a Predefinição:Economia do Reino Unido. Cole nela o que copiou da wiki em inglês e traduza. Depois coloque no topo do artigo Economia do Reino Unido a predefinição que criou {{Economia do Reino Unido}}. Não sei se já exista uma predefinição pronta, sobre este assunto. Abraços. --OS2Warp msg 23h07min de 22 de Julho de 2007 (UTC)
Bem… já fiz isso, agora apenas traduza a {{Economia do Reino Unido}}..--OS2Warp msg 23h13min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Obrigado, pode deixar que ainda vou aprimorar esse artigo.--Carcass 11h05min de 23 de Julho de 2007 (UTC)

Imagens

Como inserir imagens?o comentário precedente não foi assinado por Irmed2005 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 23h07min de 22 de Julho de 2007 (UTC)

Eu respondi ao usuário em sua própria página de discussão, mas também copio para cá:

Nós temos aqui os seguintes links: Ajuda:Guia Prático/Imagens e Ajuda:Como carregar ficheiros no Commons. Terá que inicialmente criar uma conta no Wikimedia Commons, projeto irmão da Wikipédia em português, subir uma imagem e depois coloca-la em um artigo.

Infelizmente no Commons o idioma oficial é o inglês, mas existem páginas em português, como Página principal e alguns usuários que falam o português.

Lembro que somente são aceitos imagens livres, ou seja imagens que não estejam em sites, por exemplo. Lembro também que no Commons já existem milhares de fotos e as vezes não é necessário subir uma nova imagem. Qualquer dúvida fale comigo. Abraços. --OS2Warp msg 23h07min de 22 de Julho de 2007 (UTC)


Sobre informações ao lado do artigo

Olá, wikipedistas. Não sou tão novato assim, já que conheço e uso a Wikipédia há mais ou menos 1 ano. Minha dúvida é sobre como colocar um quadro com a foto, desenho, imagem, etc… do objeto, empresa, local, imagem, etc… descrito no artigo. Embaixo da foto, no quadro uma série de informações…

Ex: Artigo sobre um restaurante do McDonald's. Ao lado do nome McDonald's, no começo do artigo, existe a foto do restaurante, com informações sobre ele, (tais como: nº de pessoas que o visitam, ou n° de funcionários, site da empresa, curiosidades e informações em geral) tudo isso num quadro azul. É bem comum encontrar esse quadro de informações nos artigos wiki hoje em dia. Geralmente, artigos sem esse quadro são esboços mal feitos e desorganizados. Eu queria descobrir como colocar este quadro nos artigos criados por mim.

Quem não sabe o que é afinal, este quadro, entre no artigo do McDonald's. Você verá ele ao lado direito do nome McDonald's. Estou na discussão do artigo McDonald's para mostrar melhor. Sei que parece confuso, mas ficará claro se entrarem neste artigo. Obrigado. o comentário precedente não foi assinado por 201.82.197.227 (discussão • contrib.)

Você tem que inserir uma predefinição no início do artigo. Entre na Predefinição:Info Empresa para maiores informações. -- RHC Msg 18h35min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

Os exemplos colocados não podem ter referencia pessoal?

Não posso colocar meu site, para os exemplos de scripts postado aqui, como referencia?

Valew! :) o comentário precedente não foi assinado por Alppedroso (discussão • contrib.)

  • Se bem entendi, quer colocar uma referência para um sítio pessoal? Vejamos… Se a referência for fundamentada, e específica para algum assunto, sem propaganda (intuito de divulgar alguma empresa, por exemplo), não há impedimentos.

Entretanto, a Wikipédia deve ser encarada sempre como uma Enciclopédia e nunca, mas nunca mesmo, como o lugar para a auto-promoção ou propaganda.

Veja em livro de estilo/Cite as fontes como proceder. Ali tem as regras de como e por quê as referências devem figurar nos verbetes.

Se, ainda assim, persistir a dúvida, torne mais específica a consulta, citando expressamente qual o verbete onde quer colocar o link, e qual link quer fazer figurar como referência.

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 14h23min de 28 de Julho de 2007 (UTC)

Tradução de artigos

Podem ser postados na wikipédia pt artigos traduzidos de wikipédias de linguas estrangeiras?

Claro. Veja também Ajuda:Guia de tradução. Mais uma coisa Mvrasseli, sempre que deixar alguma mensagem assine sempre com 4 tils (~~~~), e bom trabalho ! Carlos MSG 14h57min de 28 de Julho de 2007 (UTC)

Imagens com copyright/fair use

Estava a ver um template sobre beisebol, e decidi mexer nele para que fossem incluídos imagens, contendo o brasão, a insígnia e o uniforme do time. Porém, tais imagens são tratadas como sob direitos autorais, ou seja, sob Copyright. Apesar de haver uma lei nos Estados Unidos sobre fair use, tal lei não existe no Brasil. Embora tal lei não exista, para ilustrar ou demonstrar algo, seu uso não é condenado, desde que seja citado que a imagem tenha (ou possa ter) direitos autorais.

É mesmo impossível que eu venha a usar imagens assim na Wikipédia em Português? Ou eu posso usá-las, em caráter exlusivamente ilustrativo? Precisaria, para tal, de uma autorização? Se sim, alguém pode me dizer como proceder, tendo-a?

Abraços 200.102.12.217 01h34min de 30 de Julho de 2007 (UTC)

  • A Wikipédia não carrega imagens, todas que aparecem estão no Commons. Seguimos a política do Commons de não aceitar imagens com copyright, apenas imagens livres. O Fairuse é um costume dos EUA, não se aplica no Brasil ou Portugal. É também um assunto controverso aqui, já votado diversas vezes e sempre proibido. Produza material original ou vá no Commons e procure material livre como este, que pode ser utilizado aqui.-- Jo Lorib d 01h54min de 30 de Julho de 2007 (UTC)


Desisto

Primeiro gostaria de agradecer à pessoa que esclarece nossas burrices, Mosca acho; sim, mas o que me fez escrever isto é que tudo que ponho na wikipedia é proposto à eliminação. Não aguento mais, uns desocupados e desinformados não fazem outra coisa a não ser excluir tudo o que foge à compreensão própria. Sendo assim, gostaria de saber como deletar uma página que eu mesmo criei, não consegui, é melhor que eu mesmo o faça antes que sejam os outros. Já me acusaram até de vandalismo, pode? o comentário precedente não foi assinado por George José (discussão • contrib.)

  • Olá, George. Vamos por partes:
  1. Quanto à argumentação de que tudo o que é feito é proposto para eliminação cumpre afirmar que em princípio todo o conteúdo aqui disposto, havendo justificativa para tal, pode ser levado à apreciação da comunidade, através do sistema de votação. Eu já tive contribuições minhas apagadas, e já tive ocasião de "salvar" do apagamento alguns verbetes - tudo depende de argumentos;
  2. Continuando, nem sempre aquilo que é relevante em nossas vidas ou contexto social têm efetivamente relevo enciclopédico. Note que o princípio é: Enciclopédia livre. Primeiro, é uma enciclopédia - depois é que vem a liberdade de edição. As votações das páginas para eliminar (ou poderiam apropriadamente chamarem-se "páginas a manter" que o sentido não se alteraria) atendem a este crivo.
  3. Não será chamando ninguém de desocupado e desinformado que irá conseguir apoio. Antes, pelo contrário. Quem quer que aqui edite, registrado ou anonimamente, merece respeito e consideração: está partilhando conhecimento, está doando de si… e falo dos que laboram para o crescimento do projeto. Como em todo empreendimento humano, há aqueles que procuram a convivência, ao passo que muitos desistem com as primeiras pressões. Falo como quem teve muito de meu trabalho aqui apagado - e nem por isso ofendi ou revoltei-me… Porque não cabe a mim apreciar se o que dou é ou não útil aos demais…
  4. Finalizo os pontos, dizendo que a frase que lhe tocou, e que fala de vandalismo é impessoal, é aplicável a todos que façam alguma edição que contrarie as normativas do projeto. Apagar a sua contribuição é possível, sim, dentro das normas: bastaria colocar a predefinição de Eliminação Rápida como "erro meu". Entretanto, quando você apagou, já o verbete havia sido editado por outrem, justamente para respeitar os trâmites de discussão que ainda transcorre. O apagamento, portanto, interrompeu abruptamente esse processo, porque:
    1. deixou o conteúdo, objeto da votação, acessível apenas pelo histórico do verbete;
    2. apagou a ligação para a página de votação, colocada por outro usuário.
    3. essa é uma prática comum, não creio ter sido vosso caso, de usuários que não querem a apreciação dos demais para um verbete em votação - algo que aqui recebe, sim, o nome de vandalismo.

Encerro, desejando que possa, a despeito desses percalços, compreender a amplitude do projeto, os cuidados que ele enseja para chegar até aqui, e somar aos milhares que editam, mesmo que seja para a correição de pequenos erros de digitação. E, creia-me, não precisamos ter pressa, nem nos apegar àquilo que fazemos ou deixamos de fazer - pois o universo do que ainda precisa ser feito nos chama…

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 01h08min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)


Direito de uso de fotografia de político

Olá, senhores.

Estou trabalhando no artigo sobre Antonio Tito Costa. Pensei em colocar a fotografia encontrada em [4] no artigo, mas como ela não vinha acomopanhada de licenciamento, resolvi perguntar aos mantenedores do site da Prefeitura de São Bernardo do Campo se eu poderia utilizá-la. Da parte deles, a resposta, por e-mail, foi bastante positiva:

Esta foto está liberada para uso editorial sem qualquer custo;ela deve ser
creditada ao antigo Depto de Comunicação(atual secretaria de
comunicação)da PMSBC e não é necessário citar o nome do fotógrafo.

A questão agora é: esse e-mail me autoriza a utilizá-la?

Aguardo respostas! Até!

Brandizzi 19h41min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Três dias e ninguém responde. Não, Brandizzi, aqui não pode haver a restrição de uso apenas editorial, as imagens devem poder ser utilizadas para fins comerciais ou obra derivada também.-- Jo Lorib d 22h52min de 3 de Agosto de 2007 (UTC)
Espero não estar sendo chato sobre esse tema, mas mandei mais um e-mail para o pessoal da Secretaria de Comunicação da PMSBC com o seguinte texto
Só fiquei com uma dúvida: se a foto está "liberada para uso
editorial", há alguma restrição em seu uso e distribuição? A Wikipedia
em português só aceita imagens que sejam totalmente livres para uso e
distribuição (mesmo em trabalhos comerciais ou derivativos). Isso se
aplica a essa foto? Ademais, há alguma página da Secretaria de
Comunicação que explicite os direitos de uso da fotografia?
Como resposta, obtive:
 Não há restrição alguma quanto ao uso;as imagens postadas em nosso site
 são para uso editorial com responsabilidade;é só utuilizar com
 consciência.Não temos nenhuma página ou link no site que explique sobre os
 direitos de uso de imagem,mas não se preocupe;nós estamos aqui prontos
 para solucionar qualquer dúvida!!.
Achei a resposta meio vaga, mas suficiente para utilizar a imagem. Que me dizem? A restrição de "utilizar com consciência" inviabiliza o uso? Brandizzi 13h33min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)
Ainda não. Ao afirmar que autoriza um uso editorial com consciência eles estão restringindo o uso. Nossas fotos no Commons devem poder ser usadas sem juízo também, inconscientes, para qualquer fim, livres, sem restrições.-- Jo Lorib d 23h25min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)
"utilizar com consciência" seria uma tradução muito oportuna para fair use, portanto não se aplica aqui, hehe. --Pedro Spoladore 18h16min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)

Tabelas

Quero fazer uma tabela 3 colunas x 4 linhas e coloca-la numa nova secç

Provável guerra de edições

Olá, senhores! Mal tive uma pergunta respondida, já tenho outra :) mas essa é um pouco mais assustadora.

Eu editei o artigo sobre a empresa Politec, pois ele estava um tanto quanto mal formatado e parcial. Tentei consertar esses defeitos dentro do possível, e até fui mais condescendente com a empresa do que fosse o ideal. Entretanto, a página foi recentemente alterada e voltou praticamente ao texto antigo. Eu quero reverter, mas estou com medo de cair uma guerra de edições. Que me sugerem? Brandizzi 22h19min de 6 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Ficou boa sua edição, reverti para ela novamente, já que o outro editor apenas acrescenta elogios e links externos. Coloquei nos meus vigiados.-- Jo Lorib d 23h40min de 6 de Agosto de 2007 (UTC)

Incluir data de aniversário

Oi,:) gostaria de saber como incluir meu aniversário. Não consegui incluir.Não sou boa em informática.

Onde você quer incluir seu aniversário? Isso não pega muito bem por aqui, evite se puder. Se estiver tendo dificuldades para editar, tente arrumar um tutor.-- Jo Lorib d 23h20min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)
Você pode, se quiser, inserir sua data de aniversário em Wikipedia:Aniversário dos wikipedistas. Mschlindwein msg 09h09min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Página de Usuário

Userboxes

Como eu posso editar minha página de usuário? Eu já vi muitas páginas dessas com informações como "Este utilizador tem 23 anos". E como eu coloco o "Wikisstressômetro"? Mateus XD 18h31min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)

Acredito que você esteja querendo usar Userboxes. Seria isso? Brandizzi 19h32min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)
Isso. Obrigado. Mateus XD 19h52min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)
Como eu uso a userbox Idade, por exemplo? Predefinição:Tl Como eu transformo esse "{{{1}}}" em "11"?
Assim:
Predefinição:Tl


Dá uma olhada no código da página aqui para ver como fiz ;) Brandizzi 22h21min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)
É colocar Idade|x substituindo x pelo número da sua idade. Intendi. Obrigado. Mateus XD 00h13min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)

Colunas

Tem como eu separar a minha página de usuário em colunas? Mateus XD 19h54min de 9 de Agosto de 2007 (UTC)

Eu não sei.-- Jo Lorib d 23h21min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)
Se você souber o básico de HTML, tem como. --Pedro Spoladore 03h19min de 11 de Agosto de 2007 (UTC)

Inclui um texto e foi apagado, porque?

No começo eu nao sabia a formatação. dai bloquearam. Comecei a fazer correto e fui editando, qdo vi uma pessoa chamada Eduardo bloqueou e nao consegui terminar o texto que esta escrevendo. É normal isso?o comentário precedente não foi assinado por Marcohgc (discussão • contrib.)

Você editou os artigos BRZ e Backup, onde colocou uma ligação externa para a empresa BMZ. Isso é considerado publicidade e é proibido aqui, então seu texto foi revertido e o artigo BMZ foi proposto para eliminar, estando atualmente em votação. É normal bloquearmos e revertermos quem vem aqui colocar publicidade. Se fosse para aceitar publicidade, cobraríamos por ela e estaríamos ricos como os meninos do Google ou do Yahoo. Foi colocada uma advertência em sua página de discussão.-- Jo Lorib d 23h21min de 10 de Agosto de 2007 (UTC)

Página de usuário

Como acrescentar aqueles cartazes tipo 'este editor é brasileiro' em minha página de usuário? (Danilo P 01h32min de 13 de Agosto de 2007 (UTC))

Pedras…

Pedras semi-preciosas,onde encontra-las. -bijuterias,feito com pedras semi-preciosas,modelos. o comentário precedente não foi assinado por Fabiano araujo (discussão • contrib.)

  • Prezado Fabiano: se fôssemos pelo literal, diria que "embaixo da terra" - entretanto, a resposta correta é: para tal tipo de consulta, deve usar os buscadores da internet, como o google. Uma enciclopédia deve informar não sobre temas comerciais ou ser um manual a ensinar o uso de materiais, bastando para tanto ver o que dizem verbetes como ametista, opala, ágata, água-marinha, etc, ou mesmo o verbete bijuteria - para melhor compreender isso que falamos. (o verbete ainda não existe, mas deverá ser criado, em breve…). No mais, veja na mensagem de boas-vindas alguns outros tutoriais de o que realmente é a Wikipédia, e como usá-la em seu proveito e para os demais. Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 14h39min de 13 de Agosto de 2007 (UTC)

procuro paleta de cores disponíveis

Boa noite a todos os presentes…

Gostaria que alguém me indicasse onde poderei consultar os códigos das diferentes cores disponíveis…estou editando algumas páginas de clubes de futebol e gostaria de saber onde posso visualizar o código de cores e padões disponíveis (caso o haja)…

abraço Zearafate 20h14min de 13 de Agosto de 2007 (UTC)

Nacionalidade e Userbox

Qual o código para colocar o userbox de nacionalidade em minha página de usuário? Como posicionar meus userebox? (Danilo P 21h11min de 13 de Agosto de 2007 (UTC))

Deve haver algum para sua nacionalildade aqui. Algum deles lhe serve? --Brandizzi 00h03min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Visite uma ou mais páginas de usuários que possuam a formatação que deseja; clique em editar. Copie e cole na tua página aquilo que lhe aprouver: vá mostrando previsão para ver as alterações - lembrando-se de nunca salvar para não ficar a gravar versões indesejadas (nem precisa dizer que salvar algo na página alheia pode ser considerado vandalismo - lembre-se: apenas em editar ali, nunca em salvar). Se quiser reservar mais de uma opção, vá colando num arquivo de texto, como o word - até decidir-se qual a melhor para o seu caso. Aqui na wiki nada se cria, nada se perde, tudo se adapta… Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 01h12min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)


Como pedir para alguem expandir um artigo, alguém da wikipedia?

Oi, e uma Boa Tarde á todos, eu queria saber como fazer pedidos para vocês expandirem um Artigo! É aqui mesmo? Coloquem o link beleza, Aguardo Respostas!!! :)

  • Um bom inicio seria citar o nome do artigo. Escreva corretamente em língua portuguesa, sem cacoetes de MSN, beleza?.-- Jo Lorib d 08h27min de 15 de Agosto de 2007 (UTC)

ACADEMIA BRASILEIRA DE FUTEBOL

Retirado SPAM.-- Jo Lorib d 08h32min de 15 de Agosto de 2007 (UTC)

Adicionar link

Olá,

Gostaria de saber se posso adicionar o meu site nos links externos, no artigo sobre formigas. Penso ser o único site em língua portguesa. Os existentes são em lingua espanhola e inglesa.

Obrigado

Formicidae o comentário precedente não foi assinado por Formicidae (discussão • contrib.)

  • A questão a saber é: o link externo deve ser exatamente sobre o assunto de que trata o verbete. Uma enciclopédia apenas excepcionalmente reporta a sítios empresariais como fonte, justamente para evitar que este espaço venha a ser usado como propaganda. Essas ligações externas servem justamente para levar o usuário a fontes mais completas e que estejam disponíveis para aqueles que desejem pesquisar o assunto além da própria wiki.

Seria interessante se pudesse colocar aqui o link, para melhor darmos opinião. Veja, por exemplo, que o sítio http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/pragas/formigas.html pode ser usado como ligação externa, nesta página específica, podendo ser citado dessa forma:

  • Formiga - descrição em sítio do Ambiente Brasil.

Certamente temos estudos sobre este inseto, em português - apenas, por qualidade do verbete, o mesmo foi traduzido da en:wiki, importando dela as ligações externas.

Espero ter esclarecido, um tanto. Conhecer ¿Digaê 13h36min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

Fraldas

Ola, eu trabalho numa indústria de fraldas e gostaria muito de contribuir com algum material para esse tema que por incrível que pareça me absorve muito porem nem sei como começar caso você possa me ajudar fico grato MORDAZ o comentário precedente não foi assinado por Mordaz (discussão • contrib.)

  • Bem, o primeiro passo é saber como editar aqui. Leia os tutoriais de vossa mensagem de boas-vindas, eles lhe ensinam como trabalhar na edição de textos. Depois, sim, passe a ver sobre quais temas poderá ajudar - lembrando-se sempre de carregar informes imparciais e verificáfeis (ou seja: que tenham fontes como referência que sejam fiáveis - possam ser conferidas, depois).

Note, enfim, que não podemos usar este espaço para fazer propaganda - quer seja religiosa, comercial, política, etc.

Um bom começo seria observando o que está colocado em fraldaConhecer ¿Digaê 13h22min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

Como carregar uma imagem do nosso computador

Estou interessado a carregar algumas imagens nima página elaborada, imagens essas referentes a um artísta plástico e alguns dos seus trabalhos. Não sei como fazer, para tal solicito a ajuda de quem sabe sobre esta matéria.

Obrigado

  • Antes de carregar a imagem é necessário saber sobre o copyright da imagem. A Wikipédia utiliza somente imagens do Wikimedia Commons e este só aceita imagens livres sob uma licença também livre. No caso de um artista, é necessário que o mesmo autorize formalmente o carregamento, sabendo que ao permitir essa utilização aqui ele abre mão de direitos sobre sua obra para qualquer fim, inclusive comerciais e derivados, sem qualquer remuneração ou restrição. Sem isso as imagens certamente serão apagadas no Commons. Veja uma discussão parecida alguns tópicos acima deste, sobre uma foto de um político, o Commons simplesmente não aceita restrições ao uso. A idéia é construir uma enciclopédia realmente livre.-- Jo Lorib d 16h01min de 18 de Agosto de 2007 (UTC)


Total de falantes

No artigo Língua cassúbia o número total de falantes estava divergente no quadro e no conteúdo do artigo, corrigi no quadro para criar coesão, mas não encontrei as fontes que indicam quais os dados são os corretos.

Não sei se este foi o procedimento correto, solicito análise.

-- Cassio msg 21h46min de 18 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Uma consulta às outras wikis (sabe como? na coluna da esquerda da página do artigo, na caixa outras línguas, é uma ligação direta com o artigo em outro idioma) traz mais confusão, en-Wp e De-Wp citam 50 mil, es-Wp cita só 3 mil e a Wikipedia polonesa cita 50-200 tysięcy (brak dokładnych danych), mas eu não entendo se é bom ou ruim. Em francês, um artigo bem escrito, falam em 60 mil pessoas que falam mais 250 a 300 mil que entendem o idioma. Mas a Wikipédia é mesmo surpreendente, acabo de descobrir a Wikipediji, a wiki nesse idioma, parece que usam a cifra de 50 mil/200mil. Seria interessante pesquisar se não existem pessoas dessa etnia também no Brasil, no estado do Paraná e Santa Catarina existem registros de imigração da Pomerânia.-- Jo Lorib d 12h26min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)
    • Já verifiquei os InterWikis e contribuí efetuando busca de links para alguns artigos anteriormente. Mas neste caso não seria mais correto colocar um aviso na página informando que a quantidade de falantes necessita de um estudo de um especialista no assunto do que deixar a informação que não sabemos se está certa ou errada? -- Cassio msg 22h34min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Alterei o artigo para 50/200 e acrescentei que carece de fontes. Quando conseguir uma informação melhor, corrija e retire a marcação.-- Jo Lorib d 23h02min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

== Lijealso e Imparcialidade dos artigos da Afinsa e do Fórum Filatélico ==

Caros colegas,

verifiquei que o ilustre Lijealso classificou os artigos da Afinsa e do Fórum Filatélico como parciais. Já contactei com o ilustre Lijealso para saber a fundamentação da dita classificação. As minhas perguntas encontram-se na página de discussão do ilustre Lijealso e as suas respostas encontram-se na minha página de discussão (Midas).

As perguntas colocadas foram as seguintes:


Caro Lijealso,

verifiquei que categorizou os artigos Afinsa e Fórum Filatélico como parciais.

Podia elucidar a comunidade sobre quais são os pontos parciais? Penso que todos os pontos estão fundamentados e foram apresentadas fontes independentes, credíveis e em línguas diferentes que atestam a importância, pertinência e gravidade do exposto. Penso que só possa ser a forma como a informação foi apresentada. Eu agora tenho algum tempo disponível para fazer os melhoramentos que satisfaçam os mais altos padrões da wikipedia, mas para isso preciso de saber o que deveria ser melhorado.

Desde já os meus mais sinceros pedidos de desculpa, se, como novato, me escapou alguma coisa. Com os melhores cumprimentos. Midas 13h39min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Caro Lijealso, verifiquei que apenas respondeu: "Os artigos como um tudo." Dado que foi V. Exa que os classificou como parciais, poderia ser mais explícito sobre o que nestes deve ser melhorado? Com os melhores cumprimentos Midas 15h48min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Caro Lijealso, como já disse, eu tenho algum tempo disponível. Verifiquei que a sua resposta foi: "Um pouco de tudo, até que tenha capacidade de chegar a artigo de destaque: ver: [1] Está muito incompleto." Poderia V. Exa ter a caridade de dizer o que está incompleto afim de que possa melhorar os verbetes para que a wikipedia e a comunidade em geral possam beneficiar de dois artigos ainda mais bem escritos? Com os meus melhores cumprimentos Midas 16h17min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Caro Lijealso, verifiquei que respondeu: "Poderá ver nos artigos destacados da wiki.pt, para ter uma ideia do grau de incompletude do artigo e obter umas dicas. Ir pegando nos critérios aqui expostos, um a um, também ajudará" e "veja este [Bank of China (Hong Kong)]. É uma boa fonte de inspiração. É destacado na wiki.en." Desde já minha gratidão por mostrar exemplos de bons artigos. Infelizmente continuo a desconhecer quais são as afirmações parciais presentes nos ditos verbetes, para que as possa corrigir. Com os meus melhores cumprimentos Midas 18h22min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Caro Lijealso, verifiquei que respondeu: "[p]arece que também não percebeu o meu ponto de vista: é (sic) o (sic) artigo (sic) como um todo que está parcial: necessita expansão." Estive a reler mais uma vez a página do Princípio da imparcialidade onde se encontram as regras, e não um ponto de vista pessoal:
    • os factos devem ser apresentados como tais; (Podia ter a caridade de indicar nos dois verbetes o que não é um facto?)
    • nenhum artigo pode conter referências a opiniões sem que primeiro sejam apresentados factos incontestáveis; (Eu não estou a dar opiniões, não é essa a minha função. Estou a apresentar factos que creio serem incontestáveis pois provém de fontes credíveis diferentes e em línguas diferentes. Caso haja nos meus dois verbetes alguma opinião não fundamentada em factos incontestáveis, queira apresenta-la(s) para que a(s) possa corrigir ou eliminar.)
    • as opiniões devem ser apresentadas como tal, ou seja, uma opinião deve ser classificada como opinião e deve ser atribuída; (Desconheço a existência de opiniões. Caso existam, queira ter a amabilidade de as apresentar, para que as possa corrigir ou eliminar.)
    • nos temas controversos, devem ser, sempre que possível, apresentados os pontos de vista de todos os campos em disputa. (Logo no primeiro parágrafo da controvérsia está apresentado o ponto de vista da Afinsa / Fórum Filatélico)


As respostas do ilustre Lijealso foram as seguintes:

Os artigos como um tudo. Cumprs. Lijealso ? 14h54min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

Um pouco de tudo, até que tenha capacidade de chegar a artigo de destaque: ver: [5]

Está muito incompleto. Lijealso ? 15h51min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

Poderá ver nos artigos destacados da wiki.pt, para ter uma ideia do grau de incompletude do artigo e obter umas dicas. Ir pegando nos critérios aqui expostos, um a um, também ajudará. Lijealso ? 16h22min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

veja este. É uma boa fonte de inspiração. É destacado na wiki.en. Lijealso ? 16h24min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)

Parece que também não percebeu o meu ponto de vista: é o artigo como um todo que está parcial: necessita expansão. Lijealso ? 18h26min de 19 de Agosto de 2007 (UTC)


Passado mais um dia continuo a desconhecer a fundamentação para a classificação dos dois verbetes como parciais. Fiquei com a percepção de que o ilustre Lijealso poderá ter inadvertidamente confundido incompleto com parcial, apesar da incompletude não se encontrar como fundamentação na página Princípio da imparcialidade.

O que me sugerem que eu faça nesta situação?

Grato pela a atenção Midas 08h59min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Algumas considerações: não necessariamente concordo com a marcação feita pelo Lije, mas num ponto posso opinar, embora me escape completamente o assunto: o verbete do Forum faz ligeira referência à empresa, em si - enquanto o item da "alegação de fraude" encontra-se amplamente desenvolvido… Ou seja: o fato é atual, inconcluso e, creio, parcial por conta dessa recenticidade… Por outro lado, se não tivesse ocorrido o fato a empresa certamente não teria verbete.

Pois… se acaso o verbete falasse mais da empresa, poderia o escândalo no qual esta envolve-se merecer um verbete com a marcação de Predefinição:Tl, como muitos outros que aqui aportam - justamente por conta de seu teor noticioso… Seriam, então, 3 verbetes: 2 a falar das empresas, e um terceiro, sobre a fraude…

Apenas para ilustrar, seria se aqui tivéssemos um verbete a falar do presidente brasileiro com duas linhas dizendo de sua biografia e todo o restante falando dos escândalos em que direta ou indiretamente seus governos se envolveram… Mas note que temos o Escândalo do Mensalão, por exemplo, sem prejuízo dos demais, que lhe fazem remissão…

Espero ter colaborado, minimamente, Conhecer ¿Digaê 13h13min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)


Caro Conhecer,

obrigado pelo exemplo, que na minha opinião se insere na mesma categoria.

As duas empresas encontram-se sobre administração judicial devido a dois alegados esquemas de Ponzi. Assim que as ditas empresas ficaram sob administração judicial, deixaram de aceitar mais clientes para não haver mais clientes prejudicados. Note-se que o número total de clientes prejudicados ascende a 465 mil, cerca de 1% da população de Espanha. Tanto quanto sei é a Procuradoria Anti-Corrupção espanhola que gere as duas empresas actualmente e não os donos originais. A Procuradoria Anti-Corrupção espanhola não aceita dinheiro dos clientes das duas empresas (cf. 1), apesar destes terem subscrito planos de poupança e tanto quanto sei as contas bancárias das duas empresas estão congeladas (cf. 2). Devido as estes factos é difícil falar das empresas, sem falar das polémicas pois é a justiça espanhola que está a gerir as duas empresas.

Grato pela a atenção Midas 14h55min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)


Não tenho qualquer objecção a:

  • 1. dividir cada um dos verbetes em dois com a descrição da empresa no primeiro,
  • 2. colocar um link no verbete da empresa para o verbete dos seus escândalos,
  • 3. pôr os escândalos no respectivo segundo verbete com a marcação de Predefinição:Tl .

-- Midas 15h09min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)


Caro Lijealso, aceita a proposta anterior? -- Midas 15h58min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)


Socorro!

Já li tudo, já experimentei tudo mas continuo sem conseguir fazer nada. Chumbei para wikipedista, já sei, e com razão, suponho. O meu problema é a forma, não consigo assimilar nem articular todas as instruções. Os conteúdos até acho que poderiam ser razoáveis. Existe algum editor on-line? Mifasol 22h51min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)

Siga o tutorial de boas vindas de sua página de discussão, não tente pular etapas. Todos aqui tiveram de passar por isso.-- Jo Lorib d 17h03min de 21 de Agosto de 2007 (UTC)

Esta surjindo uma nova doença o nome dela é CIUME!!!!!!!!!!!!!!!!!!

por favor não apaque estou pedindo atenção de você para combate essa doença pois é muito perigosa ela aparece derrepende quando duas pessoas se amo. Esta doença me pego pois briguei com minha namorada e ela faz 5 dias que ela não fala comigo pois ela fiko com ciumes de uma pessoa que ela não gosta. Essa pessoa foi me abraça e falaram para minha namorada que estava beijando ela no terminar em criciuma no so porque gosto muito da minha namorada pois quero volta então pesso ajuda para volta então pesso algumas dicas de vc para nós voltarmos quem ler por favor deixe recado pois estou sofrendo por amor pesso ajuda de vc para combate essa broga de doença que se chama ciume

por favor não apague mais deixe recado obrigado e um beijão para todos e todas

Um bom conselho seria que aprendesse a escrever corretamente o idioma português ou pelo menos instalasse um corretor ortográfico (o Firefox tem um corretor pt-PT ou br-PT grátis).-- Jo Lorib d 17h01min de 21 de Agosto de 2007 (UTC)

A imagen não aparece na página de testes e não consigo publicar o artigo

Olá srs(as) por favor me ajudem, já fiz o upload da imagem para o commons e quando solicito ao mesmo para localizá-la não encontra e outra na página de testes não aparece a imagem já utilizei os seguintes linhas <gallery>imagem:jota barbosa.jpg</gallery> e também sem as opções de <gallery> e inserindo os colchetes ela não aparece nem a pau meu e outra fiz o artigo e salvei e ai qual o próximo passo…??? onde está o botão dizendo pra publicar ou postar o artigo depois de revisado e tal não tem meu. Me ajudem ai.o comentário precedente não foi assinado por Allan jhones (discussão • contrib.)

  • Não existe registro dessa imagem nem na Wikipédia nem no Commons, deve ter ocorrido algum erro, onde conseguiu a foto? Para publicar um artigo faça antes um tutorial que é colocado na sua página de discussão junto com as boas vindas, é um pouco complicado mas todos aqui passamos por isso. Seu artigo está no histórico da página de testes, é necessário copiar e colar na página do artigo Jota Barbosa, ajustar com o botão mostrar previsão e depois salvar.-- Jo Lorib d 05h34min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

me ajudem por favor

ola pessoal a algum tempo venho tentando procurar o significado de um nome na wikipédia mas acreditem eu tentei e muito mas nao encontrei nada se alguem puder me ajudar o nome é : Sâmela se puderem respondam na minha pagina de usuario ou mesmo aqui conto com vocês minha pagina de usuario é : Inácio V ,categoria de usuario Inácio V 12h36min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Sâmela é uma palavra da Biblia que significa vestimenta [6]. Mas é sempre melhor procurar diretamente no Google que aqui, encontrei na primeira busca.-- Jo Lorib d 16h33min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

Como criar uma nova página de WIKIPEDIA?

Como faço ara dar título à página e fazer sua introdução?? Obrigado Lipeferrari 20h07min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

Que tal ler as páginas de ajuda e tutoriais? Veja Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página. O link indicado está no início desta página aqui, à direita. Mschlindwein msg 20h18min de 22 de Agosto de 2007 (UTC)

obrigado

obrigado por me responder, mas a este ponto eu ja tinha chegado, sabia que "sâmela" significava vestimenta, axei que poderia me dar outras deduções, foi um erro meu não ter afirmado isto,mesmo assim estou agradecido, a Wikipédia tem me ajudado muito. mas tenho outra duvida cruel, que tipo de vestimenta? se puder me ajudar novamente, ficaria muito agradecido. conto com vocês.Inácio V 11h39min de 23 de Agosto de 2007 (UTC)

Se já sabia, devia ter falado. Voce já tentou uma biblioteca de verdade ? Na minha biblioteca existe uma enciclopédia antiga que pode ter essa referência. A Internet é boa para muitas coisas, mas uma boa biblioteca…-- Jo Lorib d 23h49min de 24 de Agosto de 2007 (UTC)


agradeço a opinião,vou tentar, mas acredite, ainda não passei deste ponto, espero não ter incomodado,muito obrigado, até a proxima,se presisar estou aqui, muito grato Inácio V 13h10min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)

O Grande Crash da Wikipedia

Hoje, entre as 15h e as 15.45h (hora de Lisboa) toda (nas outras línguas também!) a wikipedia esteve offline, mostrando apenas um aviso de que os servidores da wikipedia estavam com problemas.

Alguém sabe o que é que aconteceu? É muito frequente? (ía perdendo a edição de um artigo! ufa! o: ) Tiago Redondo 15h01min de 23 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Acontece raramente. É mais comum não poder salvar edições, pois o sistema tem de ser sincronizado periodicamente. Conhecer ¿Digaê 06h34min de 24 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Para não perder uma edição num caso assim, aperte o botão voltar do navegador (normalmente uma seta verde no canto superior esquerdo) até encontrar a edição, copie-a e cole num processador de texto. Alias, textos grandes devem ser editados no processador e depois colados para cá, fica mais fácil.-- Jo Lorib d 23h42min de 24 de Agosto de 2007 (UTC)

Ajuda

Nao sou esperta em Wikipedia, fiz un userbox e coloquei no requerimento usuario, coloquei como ultimo da lista, fiz errado??? Depois que foi inserido no aviso de criaçao tenho que esperar para poder usar??? por favor alguem pode me explicar melhor? obrigado.--Gestas 13h32min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Bem, para se tornar mesmo experta na wiki, apenas a prática. As userboxes têm na própria discussão formas de esclarecimento. De já adianto que a categoria na qual colocaste a vossa está fugindo ao padrão das demais: basta abrires a página onde a relacionaste (na parte inferior da mesma), para ver o que falo. Enfim, leve à página de discussão da mesma estas dúvidas - já que o feitio de userboxes realmente não é coisa para novatos… acho. Abraços, Conhecer ¿Digaê 17h50min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)


Como editar um texto?

Como eu posso editar um texto?

o que voce quer dizer com editar testo? de qualquer maneira se é de ajuda leia Tutorial e se nao era isso que vc procurava me escreva novamente.--Gestas 15h25min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Como criar um projeto?

Gostaria de criar um projeto, mas não sei como. Algém pode dizer para mim como criar um?Márcio Lima 23h37min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Este pode ocorrer de várias formas:

1. Pela busca: digite o nome do artigo que quer criar na caixinha de busca; se ele não existir, vai surgir como resultado uma página dizendo que a Wikipédia não possui esse texto. Pode, então, clicar no link vermelho que aparece depois de você pesquisou por ....', que vai fazer surja a caixa de edição do novo artigo. Ou, ainda:

2. Crie, em qualquer página, o link do artigo a ser criado; lembre-se de não salvar a edição, mas de usar o recurso mostrar previsão. Clique no link vermelho que surge, e a caixa de edição aparece.

  • Importante: títulos errados são apagados imediatamente; se criar algo como o título deste item, onde artigo está escrito artgio, não salve a página. Use quantas vezes forem necessárias a previsualização, antes de salvar algo com erros…

Se te pode ajudar consulte Tutorial--Gestas 01h07min de 26 de Agosto de 2007 (UTC)

Eliminação de página

Ao fazer a edição da minha página de usuário não sei porque mas editei uma página sobre mim. Resultado: alguém reclamou e eu apaguei. Agora recebi dois avisos!!! será que me vão excluir da Wiki? Faço o quê???Predefinição:Teste de substituiçãocomentário não assinado de Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Assinatura".

  • Não faça nada. Você se enganou e criou uma página no domínio principal com seu nome, esta aqui Lady Drella, que já foi colocada para eliminar por votação. sua página de usuário, Usuário:LadyDrella, a que tem a foto da flor, vai continuar existindo normalmente, não se preocupe. Os avisos foram por ter apagado a pagina de votação, isso não se faz. Seria interessante deixar um comentário concordando com a eliminação por se tratar de engano de novata.-- Jo Lorib d 15h33min de 26 de Agosto de 2007 (UTC)

Ajuda pra classifica

Alguem ai me explica mais detalhadamente ou pode colocar um userbox que eu fiz sobre a serie Heroes,na lista? http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Userbox/heroes Ou se alguem puder fazer isso por mim,ficaria agradecido.

  • Ola, espero poder te ajudar. Eu poderia fazer pra vc mas é importante que vc aprenda, entao, acesse este link Wikipedia:Userbox/Requerimento e depois no item Requerimentos dos usuarios no lado direito tem un link editar, clica nele, e abrira uma outra pagina parecida com aquela de antes, escorre com o mouse um pouco pra baixo e voce vai ver o codigo da pagina ai é so incluir os dados do teu userbox como estao os outros, nao esqueça de colocar em primeiro lugar e coloque tambem a tua firma por ultimo. Faça e depois eu vejo se vc fez bem. qualquer coisa escreva novamente.--Gestas 21h36min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Esqueci uma coisa, na primeira linha voce coloca o nome do teu Userbox, na segunda uma explicaçao do que se refere o teu userboxes, na terceira copie como esta, na quarta - Link-userbox|xxx - xxx è o nome do teu userboxes, na quinta linha copie como esta e por ultimo coloque a tua firma. Alias é sempre importante colocar a tua firma nas tuas mensagens de ajuda.--Gestas 21h42min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Acho que fiz bem,obrigado pela ajuda.Vinicius7 17:33min 28 de Agosto de 2007

alterar dado de fundação de Presidente Epitácio

Sou neófito em Wikipédia. Na página sobre Presidente Epitácio há um equívoco: No local da fundação da cidade, que é 1º de janeiro de 1907, por equívoco, está anotado como 27 de março de 1949, que é a data da instalação do município. Isto pode ser comprovado até no próprio texto que acompanha a página. Não sei como acertar a data de fundação para 1º de janeiro de 1907. Isto pode ser feito por alguém que entende de como executar isso ou só eu posso? Como?

Benedito de Godoy Moroni 200.207.23.75 23h42min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Caro Benedito, clique em <Editar> e corrija você mesmo. A wikipédia é assim. Muriel 23h46min de 27 de Agosto de 2007 (UTC)


== Fontes == Não costumo ver por aqui citações de fontes, gostaria de citar algumas em alguns artigos que estou contribuindo. Isso seria fora do padrão Winki? As fontes seriam de interesse para a consulta dos livros e artigos publicados nas quais me baseio. Obrigado. Fredsilva 14h30min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Citar fontes fiáveis é obrigação, confira em Wikipedia:Verificabilidade ,Wikipedia:Livro de estilo/Notas de rodapé e Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes.A maioria dos atalhos para páginas úteis você encontra em Ajuda, um atalho na coluna da esquerda de qualquer página da Wikipédia.-- Jo Lorib d 23h04min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Ponto de exclamação

Porque em artigos do meu interesse aparece um ponto de exclamação vermelho em algumas mensagens? Obrigado.--Gestas Discussão 11h47min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)

  • É um aviso colocado automaticamente, indicando que a alteração foi feita por um usuário que se enquadra num perfil de criador de problemas ( geralmente IP ou novato que vem alterando vários artigos) e que portanto deve prestar atenção nas alterações que ele faz. Isso não quer dizer que seja um vandalismo, apenas alerta que existe a possibilidade.-- Jo Lorib d 08h51min de 30 de Agosto de 2007 (UTC)
Uma pergunta, um novato que quer começar a ajudar como faz senão fazendo algumas alterações. As únicas alterações que eu fiz foram de categoria e wikificaçao e assinei para ser interessada no projecto manutenção e segundo vocês eu quero fazer vandalismo, antes de duvidar de alguém seria melhor ver aquilo que ele já fez e não simplesmente dizer que tem a POSSIBILIDADE de vandalismo.não entendo este tipo de raciocínio. não sou uma que faz vandalismo não gosto e porque faria?.Vocês podem me explicar como posso começar na Wikipédia sem fazer nada? Ti digo uma coisa tenho muito tempo livre que poderia ajudar aqui, mas vejo que para vocês a minha ajuda não serve. Obrigado pela resposta.--Gestas Discussão 08h56min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Gestas, todo mundo quando começou aqui era novato, inclusive eu, e minhas edições apareciam assim. Não faça isso, é apenas uma marcação temporária que ajuda a combater os realmente vândalos, o software da Wikipédia é complexo, não consegue separar as coisas. Logo isso some e nem lembraras, trabalha nos artigos e esquece isso, por favor.-- Jo Lorib d 09h24min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Novatos e IPs que causam problemas??? Desculpé lá Jo Lorib, mas nas minhas contribuições, e eu que já cá estou à quase um ano e meio, também aparece aquela coisa. Qual é a lógica??? Novato não sou e IP também nao sou de certeza… Será que causo assim tantos problemas que necessite de um ponto de exclamação? Tiago Vasconcelos 09h36min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)
Desculpa, mas me ofendi quando vc falou de vandalismo. Eu pelo menos nao gosto de vandalismo e nao entendo quem faz, quero somente ajudar, visto que tenho filho e sei que pode ser um site utile para quem estuda e precisa de informaçoes. Nao vamos generalizar.--Gestas Discussão 09h41min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Antigamente aparecia em todos os não-administradores, não sei se foi alterado entretanto, por isso é independente da experiência do utilizador. Eduardo 10h22min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Bom vocês tiraram a minha duvida, a única coisa que eu não achei legal é falar que pode ser um caso de vandalismo, posso entender que o software é genérico e não distingue uma coisa da outra, mas, de qualquer maneira não vamos generalizar, o meu intuito aqui dentro é so ajudar, inves de estar andado de um lado o outro em Internet prefiro estar aqui e contribuir.--Gestas Discussão 10h37min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)
Eu acho o ponto de exclamação ridículo. Aplicado em todos os não administradores?? Até os administradores são passíveis de errar e de cometer erros. Considero que é uma falta de consideração pelos usuários, como se estes fossem possíveis vândalos. Tiago Vasconcelos 10h50min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)
Caro Tiago, eu também concordo com você, mas o que podemos fazer? Eu fiquei muito chateada de saber que é assim. De qualquer maneira eles tem que controlar, acho somente que deveriam controlar as contribuições dos usuários novos nos primeiros passos, se estes não sao vândalos, que tirem este ponto de exclamação, como no teu caso. Espero que eles revejam esta politica, porque sinceramente é muito desagradável.--Gestas Discussão 11h03min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)
Sou novato também, mas não me sinto ofendido. Acho que é algo válido para facilitar a manutenção dos textos. Na verdade, não sei se o Jo Lorib concorda, mas talvez o termo a ser usado não seja "vandalismo", mas sim "alteração a ser monitorada". Temos de lembrar que admnistradores geralmente acompanham dezenas, até centenas de páginas. Acho que a exclamação não significa "VENHA VER SE COMETERAM ERRO", mas sim "ESSA ALTERAÇÃO NÃO DEVE SER IGNORADA".
De qualquer forma, se vocês virem uma alteração de terceiros marcada com a exclamação, basta ir na página do diff da exclamação e marcar como verificada, que a exclamação desaparece. Ao menos foi o que aconteceu aqui. --Brandizzi 14h12min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

O ideal é que toda a gente marcar as páginas em que viu o diff como verificadas. Tipicamente ou se reverte a edição, ou ela é boa (marcar como verificada) ou precisa de revisão (faz-se a revisão e marca-se o próprio diff como verificada). Toda a gente seguir isto ajudaria muito ao combate do vandalismo! Eduardo 14h17min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Aqui na Wikipédia, muitas vezes algo sem a menor importância vira um problemão. Eu pessoalmente nem olho isso, uso mais o número de caracteres alterado. E alterar essas coisas é complicado, acho que é feito no WikiMédia. Muito barulho por tão pouco. Se virem o tanto de vandalismo que é revertido aqui todo dia, o tanto que desrespeitam as contribuições válidas dos usuários honestos, uma peluchinha vermelha é nada, é muito melhor que ter aquele artigo no qual você trabalhou tanto, fez com carinho e conhecimento, todo estragado por um idiota que não tem mais nada o que fazer na vida. Acompanhem as Mudanças recentes um pouco para ver.(vou seguir o conselho e marcar os artigos)-- Jo Lorib d 16h20min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)
  • você tem razão Jo Lorib, quero te pedir desculpas pelo problema que criei, quero somente ajudar. Uma outra coisa já que eu não consigo marcar os meu pontos de exclamação que alguém faça por mim. Obrigado e bom trabalho a todos.--Gestas Discussão 17h48min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

talvez você goste