Adrameleque, Predefinição:Efn também chamado Adrammelech ou Adarmalique é uma deidade mencionada no Bíblia hebraica. A Bíblia associa a adoração de Adrameleque com Sefarvaim. De acordo com 2ª Reis 17:31, o culto foi levado pelos colonizadores sefarvitas a Samaria: "Os sefarvitas queimaram seus filhos no fogo para Adrameleque e Anameleque, os deuses de Sefarvaim" - como Moloque. O elemento Meleque significa "rei" em hebraico. Nos cultos a Adrameleque, crianças eram sacrificadas.
Histórico
Adrameleque é um dos dez Sefirots negativos comandados por Samael, o Anjo do Envenenamento. Seu culto teve (provável) origem na Síria, mais tarde sendo introduzido em Samaria.
Filho de Senaqueribe
Uma pessoa com o nome de Adrameleque é descrita em escritos hebraicos como um filho e assassino de Senaqueribe, rei da Assíria em 2ª Reis 19:37 e Isaías 37:38. Ele era conhecido na língua acádia como Arda-Mulissi,[1] e foi o filho rebelde de Senaqueribe.
Demonologia
Adrameleque é considerado o grande embaixador do inferno, superintendente do guarda-roupa do demônio e presidente do supremo concílio do inferno.[2] Ele frequentemente aparece sob a forma de uma mula ou um pavão.
Mitologia suméria
Adrameleque era considerado o deus-sol, chamado de Samas, sendo assim o centro da religião. Em sua descrição, ele é tido como homem e faz uma espécie de contraste com Anameleque, deusa-lua.
Jogos
Adrameleque faz aparições em diversos RPGs, tais como Final Fantasy Tactics Advance e Castlevania: Circle of the Moon.
Referências
- ↑ Gösta Werner Ahlström (1993). The History of Ancient Palestine. [S.l.]: Fortress Press. p. 716. ISBN 978-0-8006-2770-6
- ↑ de Plancy, J Collin (2015). Infernal Dictionary Deluxe Edition. [S.l.]: Abracax House. 764 páginas. ISBN 0997074515