𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg

Predefinição:Info/Nobre Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg (em alemão: Adelheid Sophie Amelie Louise Johanne Leopoldine von Löwenstein-Wertheim-Rosenberg; Kleinheubach, 3 de abril de 1831– Ryde, 16 de dezembro de 1909), era filha de Constantino, Príncipe Herdeiro de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e da princesa Inês de Hohenlohe-Langemburgo, dois pequenos principados então existentes na Alemanha, foi também esposa do desposto rei D. Miguel I de Portugal.

Biografia

A princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg nasceu em Kleinheubach, Baviera, em 3 de abril de 183, domingo de Páscoa. Ela era filha de Constantino, Príncipe Hereditário de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e da princesa Inês de Hohenlohe-Langenburg. Adelaide tinha quatro anos e meio quando sua mãe morreu e sete quando também perdeu seu pai. Adelaide e seu irmão, Charles, foram criados por seus avós paternos, Charles Thomas, Príncipe de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e sua esposa, a princesa Sophie de Windisch-Graetz. Seus avós maternos eram Carlos Luís I, Príncipe de Hohenlohe-Langemburgo e condessa Amália de Solms-Baruth.

A princesa Adelaide pertencia à família Löwenstein-Wertheim, um ramo originalmente morganático da Casa de Wittelsbach que acabou sendo elevado ao status de principesco e, em seguida, mediatizado em 1819.

Casamento e descendência

Predefinição:Multiple image Casou em 24 de setembro de 1851, em Kleinheubach, com o ex-infante D. Miguel de Bragança, de quem teve os seguintes filhos:

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg

Predefinição:Consortes de Portugal

Ícone de esboço Este sobre Rainhas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste