𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Mogi das Cruzes

Estudantes (acesso aos principais prédios das universidades mogianas). Além da CPTM, existem outras ligações, através de ônibus que partem do Terminal Rodoviário, para a capital e Litorais, além de outros Estados.

Distritos

Além do município sede, compreende também os seguintes distritos: Sabaúna e César de Souza, a leste; Biritiba-Ussu e Taiaçupeba a sudeste; Quatinga, a sudoeste; e Brás Cubas e Jundiapeba a leste.

Economia

Mogi das Cruzes é um pólo universitário, contando com duas Universidades de grande porte (UMC e UBC) e uma Faculdade (Náutico), além de fazer parte do conhecido "Cinturão Verde", abastecendo toda a região Metropolitana de São Paulo e do Rio de Janeiro, com sua produção de hortifrutigranjeiros.

O parque industrial de Mogi das Cruzes conta com mais de 400 indústrias de todos os portes e origens, encontrando-se em franca expansão, especialmente no recém implantado Distrito Industrial do Itapeti.

O lema de Mogi das Cruzes é "A Morada do Progresso".

Demografia

Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de "nihon-jin" (japoneses) e seus descendentes, que já estão em sua quarta geração na cidade.

Grafia do nome

Há uma controvérsia sobre a grafia da palavra de origem indígena que faz parte do nome desta cidade. Na ortografia da língua portuguesa, prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi-guarani. Assim, tanto o dicionário Houaiss como o IBGE usam a grafia moji. Esta palavra é uma transcrição do original tupi m'boîy, rio das cobras, que se refere ao Tietê, o qual em seu alto curso cruza o município.

Historicamente, no entanto, o uso mais comum, apoiado pelo governo do Estado (via CPTM, por exemplo) e pela Prefeitura (veja link abaixo), bem como pelo público em geral, é Mogi para o nome da cidade. Dois outros municípios que usam o nome de Mogi são Mogi Guaçu e Mogi Mirim.

Arte e Cultura

Mogi das Cruzes possui uma rica produção cultural nas mais variadas vertentes artísticas. Possui um Teatro Municipal, duas universidades e duas faculdades. O Salão da Primavera - exposição artística de quadros sobre o tema - é um dos mais antigos da região. São inúmeras academias de dança, cias teatrais, músicos, pintores, fotógrafos, escritores... Moram em Mogi das Cruzes dois dos mais importantes pintores Naif "Wilma Ramos" e "Nerival Rodrigues". Também é da cidade um dos mais antigos grupos teatrais de São Paulo, o "TEM - Teatro Experimental Mogiano", que revelou "Ricardo Blat".

Ligações externas

Imagem de Debret mostrando soldados oriundos da cidade em combate

Predefinição:Municípios paulistas mais populosos

en:Moji das Cruzes eo:Mogi das Cruzes

Mogi é a sede da ETE Presidente Vargas, a mais conceituada escola técnica do mundo ocidental

talvez você goste