𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Rio Mondego

Nasce na Serra da Estrela. Depois de passar em Manteigas, vai inflectir para sudoeste e, correndo a poente do Fundão até Orvalho, vai moldar a fértil Cova da Beira. Nasce a meio caminho entre Gouveia e Manteigas, a 1360 m de altitude, começa por correr para norte e só em Lageosa do Mondego inicia a grande curva que o levará para sudoeste na direcção de Coimbra.

No seu primeiro troço, no Parque Natural da Serra da Estrela, o Mondego proporciona paisagens deslumbrantes e pouco conhecidas. É o caso do Covão da Ponte, 15 km a norte de Manteigas, onde passa à beira de prados verdes (existe, nas imediações. um parque de campismo). Três quilómetros a jusante. a Capelinha de Nossa Senhora de Asse Dasse, com campos de centeio a ondularem ao vento e o Mondego a correr ao fundo. Perto de Videmonte as encostas que descem para o curso de água são cober­tas de bosques de carvalhos, faias e castanheiros. Alojamento sugerido, a Pousada de São Lourenço, em Manteigas, e as Casas do Toural (TH), em Gouveia.

De Lageosa para jusante, tanto o IP5 como a Linha da Beira Baixa vão aproveitar o vale do Mondego. Após a confluência com o Dão surgem as barragens da Aguieira (1981) e da Raiva (1992). A montante de Penacova, uma curiosa formação geológica de quartzitos, a Livraria do Mondego. Daqui até ao espelho de água formado pelo açude-ponte à beira de Coimbra o Mondego é navegável. O troço final, alvo de sucessivas obras de regularização, corre entre arrozais, às vezes a uma cota superior à das margens, até à Figueira da Foz.

Características Gerais:
Extensão: 234 km.
Área da bacia hidrográfica: 6644 km2.
Foz: Oceano Atlântico - Figueira da Foz
Nascente: Serra da Estrela (1425 m de altitude).

talvez você goste