𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Discussão:Forró

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Avaliação".


Ouvi relatos de turistas e viajantes d q a formação instrumental do Forró (zabumba, triangulo e sanfona) é a mesma de algumas manifestações musicais do folclore português. Talvez regional. Tupi

Seria interessante a inclusão de links sobre autores e interpretes de forró, como Jackson do pandeiro, Trio Nordestino etc. fica a sugestão

Termo

Retirei a menção a uma falsa origem africana do termo, não sustentada por nenhuma literatura de respeito. Existem mais que suficientes provas da origem ibérica do termo, que também é a matriz principal do ritmo e da dança. O Brasil tem de ter orgulho de todos os aportes que recebeu (europeu, indígena, africano etc.), mas não é aconselhável tornar africano algo que não é por pura "simpatia". Dantadd (α—ω) 03h20min de 25 de janeiro de 2012 (UTC)

Etimologia

Melhor não indicar a etimologia no parágrafo introdutório, já que é incerta. --Chronon (discussão) 02h44min de 20 de junho de 2012 (UTC)

Termo: menção plausivel

A menção que fiz ao Conde de Farrobo, como curiosa origem do termo, é tão válida e digna de menção como qualquer outra devidamente documentada. Foi retirada com a justificação "explicação sem pé nem cabeça" por Dantadd, apesar da referência e da publicação em imprensa jornalística. Solicito moderação na censura por simples antipatia. Predefinição:Teste de substituiçãocomentário não assinado de Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Assinatura".

Caro Cimbalino, exponho aqui os motivos da retirada da sua contribuição:
  1. As fontes que apresentou não são fiáveis.
  2. Além de não serem fiáveis, não apresentam nenhuma ligação entre as palavras "forró" e "forrobodó" e o Conde de Farrobo, isto foi uma dedução sua. Portanto, é pesquisa inédita.
  3. Nenhuma obra lexicográfica sobre as palavra "forró" e "forrobodó" faz qualquer menção do Conde de Farrobo.
  4. Nenhuma obra lexicográfica sobre a palavra "farra" faz qualquer menção ao Conde de Farrobo. Antenor Nascentes. respeitado filólogo, sustenta que "farra" é um termo de origem lunfarda.
Espero que entenda. Assim que apresentar obras de referência que possam apoiar sua tese, poderemos adicionar a informação ao verbete. Dantadd (α—ω) 14h11min de 21 de janeiro de 2014 (UTC)
Caro Dantadd, obrigado pela sua intervenção, no entanto devo reiterar o meu contributo com as seguintes considerações:
  1. As fontes que apresento são dignas de ser no mínimo consultadas, creio que não terá tido tempo para ver o documentário que referi na sua totalidade.
  2. Adicionei o autor Aquilino Ribeiro, que creio ser digno de crédito.
  3. Retirei a menção ao vocábulo "farra", por ser apenas uma opinião e não ter documentação que suporte tal.

talvez você goste