𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma comunidade religiosa surgida no século XIX, de fundamentação cristã, com características restauracionistas. O nome oficial da igreja se refere à conversão dos fiéis, ou santos, à nova igreja, em tempos recentes -- de onde surge a referência aos últimos dias. O termo mormon, geralmente usado para referir-se aos membros desta igreja, deriva do nome do profeta Mormon, que é um dos autores do Livro de Mormon, de onde vieram os fundamentos básicos da religião. Apesar de os termos mórmon e mormonismo serem aceitos pela própria igreja, a denominação oficial recomendada para os fiéis é santos dos últimos dias, ou a abreviação em português "SUD" e em inglês LDS.

Estima-se que a igreja tenha mais de 11.000.000 de membros em todo o mundo (dados de 2003). A igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, incluindo informações sobre a sua árvore genealógica; estas informações são importantes devido à crença na possibilidade da salvação dos antepassados, através do batismo e conversão póstumos feitos pelos seus descendentes, e pela sua inscrição nos registros mantidos pela igreja.

Doutrina

Joseph Smith resumiu as doutrinas da Igreja em 13 pontos fundamentais conhecidos como Regras de Fé.

  • Os mórmons acreditam em Deus, o Pai Eterno, e no Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.
  • Os mórmons acreditam que os homens serão punidos pelos próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
  • Os mórmons acreditam que por meio da expiação de Cristo toda a humanidade pode ser salva, por meio da obediência às leis e às ordenanças do Evangelho.
  • Os mórmons acreditam que os primeiros princípios e as primeiras ordenanças do Evangelho são: a fé no Senhor Jesus Cristo; o arrependimento; o baptismo por imersão para a remissão dos pecados; a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo.
  • Os mórmons acreditam que um homem deve ser chamado por Deus, por profecia, e por meio da imposição das mãos por quem detém a autoridade, para pregar o Evangelho e para administrar as ordenações.
  • Os mórmons acreditam na mesma organização que existia na igreja primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
  • Os mórmons acreditam no dom das línguas, da profecia, da revelação, das visões, da cura, da interpretação das línguas, etc.
  • Os mórmons acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus, por quanto seja traduzida corretamente; crêem também que o Livro de Mormon é a palavra de Deus.
  • Os mórmons acreditam em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e nos cremos que Ele revelará ainda muitas coisas grande e importantes relativas ao Reino de Deus.
  • Os mórmons acreditam na reunião literal de Israel e na restauração das doze tribos, que Sião (a Nova Jerusalém) será edificada no continente americano, que Cristo reinará pessoalmente sobre a terra e que a terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
  • Os mórmons reinvindicam o privilégio de adorar o Deus onipotente segundo os ditames da sua consciência, e reconhecem que todos os homens têm os mesmos privilégios: que eles adorem como, onde e o que eles desejem.
  • Os mórmons acreditam no dever de estar sujeitos aos reis, aos presidentes, aos governantes e aos magistrados, de dever obedecer, honrar e sustentar as leis.
  • Os mórmons acreditam no dever de ser honestos, fiéis, castos, benévoles e virtuosos e em fazer o bem a todos os homens. Os mórmons se orientam pela admoestação do apóstolo Paulo: crer em todas as coisas, esperar todas as coisas, suportar muitas coisas, esperando de ser capazes de suportar todas as coisas. Se existem coisas virtuosas, amáveis, de boa reputação ou dignas de louvor, a estas coisas (os mórmons) aspiram.

História

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 6 de Abril 1830 em Fayette, New York nos Estados Unidos da América. Apesar de sua orientação cristã, a igreja não faz parte do protestantismo. Os mórmons acreditam estar restaurando a igreja primitiva do Senhor Jesus Cristo nos últimos dias, com o propósito de edificar o reino de Deus sobre a terra antes da segunda vinda do Salvador.

talvez você goste