𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiO Hipertexto é um conceito associado às tecnologias da informação e que faz referência à escrita eletrônica.

Desde sua origem, o hipertexto vem mudando a noção tradicional de autoria, uma vez que ele contempla diversos textos.

Trata-se, portanto, de uma espécie de obra coletiva, ou seja, apresenta textos dentro de outros, formando assim, uma grande rede de informações interativas.

Nes hipertextos.

A informação contida neles proporciona um caráter não-linear onde o leitor pode também selecionar as informações e os caminhos de leitura que preferir.

Sendo assim, a leitura de hipertexto é realizada por associações. Ela não apresenta uma sequência fixa, tal qual ocorre nos livros didáticos, romances, crônicas, dentre outros.

Intertextualidade e Hipertextualidade

O hipertexto pode ser considerado uma forma de intertextualidade que, por sua vez, é um recurso linguístico que confere uma analogia entre no mínimo dois textos.

Além dos hipertextos, outros tipos de intertextualidade são: paródia, paráfrase, epígrafe, alusão, pastiche, tradução e bricolagem.

Assim, o conceito de hipertextualidade está intimamente relacionado, pois designa a intertextualidade que ocorre entre os hipertextos.

Veja ta

pensa, ou seja, de maneira não-linear. Isso torna a educação um importante agregador a partir da construção de uma teia virtual de conhecimentos.

Exercício: Caiu no Enem!

Com a globalização e advento da era da tecnologia, o conceito de hipertexto está se popularizando, sendo cada vez mais explorado nos vestibulares, Enem e Concursos.

Haja vista sua importância, veja abaixo uma questão do Enem de 2011 que contemplou o tema do hipertexto:
Página Predefinição:Quote/styles.css não tem conteúdo.

Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a ideia de hipertexto estendido.
— Nelson, Literary Machines 1992

Referências

G. DELEUZE; F. GUATTARI - Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia) Vol. 1. Editora 34, 1ª Ed. (1995)

 L. LANDAU; E. LIFCHITZ - CURSO DE FÍSICA - TEORIA DO CAMPO. EDITORA HEMUS, 1ª ED. (2004)

Bibliografia

  • BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo, editora Peirópolis, 2003. Link do livro on-line:
  • (PDF) http://www.desvirtual.com/thebook/o_livro_depois_do_livro.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  • Byers, T. J. (1987, Abril). Built by association. PC World, 5, 244-251.
  • Crane, Gregory. (1988). Extending the boundaries of instruction and research. T.H.E. Journal (Technological Horizons in Education), Macintosh Special Issue, 51-54.
  • Heim, Michael. (1987). Electronic Language: A Philosophical Study of Word Processing. New Haven: Yale University Press.
  • LANDOW, George. Teorías del Hipertexto. Madrid, Paidos, 1997.
  • NELSON, Ted. Libertando-se da prisão da internet. São Paulo, IMESP/FILE, 2005. Link para o texto
  • Nelson, Theodor H. (1973). A Conceptual framework for man-machine everything. National Computer Conference and Exposition, June 4-8, 1973, Mew York, NY. AFIPS Conference Proceedings VOL. 42 (pp. M22-M23). Montvale, NJ: AFIPS Press.
  • Van Dam, Andries. (1988, July). Hypertext '87 keynote address. Communications of the ACM, 31, 887-895.
  • Yankelovich, Nicole, Landow, George P., and Cody, David. (1987). Creating hypermedia materials for English literature students. SIGCUE Outlook, 20(3).

Ver também

Ligações externas

talvez você goste