𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Geologia

Geologia, do grego γη- (ge-, "a Terra") e λογος (logos , "conhecimento") é uma ciência que estuda a Terra (em seus aspectos físicos e em sua composição), sua história e sua formação. A palavra foi usada pela primeira vez com este sentido por Jean-André de Luc no ano 1778 , sendo utitlizada por Horace-Bénédict de Saussure no ano de 1779 de maneira mais concisa. O termo geologia é também o termo usado para designar estudos similares de outros corpos do sistema solar. No entanto, também são usados termos especializados tais como selenologia (estudos da Lua), areologia (de Marte). A Geologia só estuda a Terra a partir do momento em que ela adquiriu consistência sólida. O período anterior a isso é estudado pela Cosmogonia.

Os materiais de pesquisa do geólogo são as rochas, estudadas tanto ao ar livre como em amostras recolhidas para laboratórios. A caracterização das rochas de um determinado local leva à elaboração de uma carta geológica. Através de extrapolação é possível determinar que tipo de rocha se encontra em níveis menos superficiais.

A Geologia relaciona-se diretamente com outras ciências, em especial com a Geografia e Astronomia. Por outro lado a Geologia serve-se de ferramentas fornecidas pela Química, Física e Matemática, entre outras. Finalmente, a Biologia e a Antropologia servem-se da Geologia para dar suporte a muitos de seus estudos.

História

Georg Agricola (1494-1555) escreveu o primeiro tratado sistemático sobre mineração e sobre trabalhos de fundição: De re metallica libri XII com um apêndice Buch von den Lebewesen unter Tage (Livro das criaturas abaixo da terra). Cobriu assuntos como a energia do vento, força hidrodinâmica, fornos de derretimento, transporte de minérios, extração da soda, enxofre e alume, e questões administrativas. O livro foi publicado em 1556.

James Hutton é visto frequentemente como o primeiro geólogo moderno. Em 1785 apresentou uma teoria intitulada Teoria da Terra (Theory of the Earth) à Sociedade Real de Edimburgo. Em sua teoria, explicou que a Terra deve ser muito mais velha do que tinha sido suposto previamente, a fim permitir "que houvesse bastante tempo para as montanhas serem erodidas e para os sedimentos originarem novas rochas no fundo do mar, que ulteriormente foram levantadas e constituiram continentes."

Os seguidores de Hutton foram conhecidos como plutonistas porque acreditavam que as rochas tinham sido formadas pelo vulcanismo a partir da deposição da lava dos vulcões, ao contrário dos neptunitas (netunistas), que acreditavam que todas as rochas se tinham formado a partir de um grande oceano cujo nível foi descendo gradualmente ao longo do tempo.

William Smith (1769-1839) foi o autor do primeiro mapa geológico (1815 - Mapa Geral dos Estratos da Inglaterra e País de Gales) e o primeiro a ordernar as camadas de rocha determinando a sua idade relativa através dos fósseis nelas contidos.

Sir Charles Lyell primeiramente publicou seu famoso livro, "Princípios da Geologia", em 1830 e continuou a publicar revisões novas até sua morte em 1875. Promoveu com sucesso a doutrina do uniformitarianismo (ou uniformitarismo) . Esta teoria indica que os processos geológicos lentos ocorreram durante toda a historia da Terra, e ocorrem ainda hoje. O catastrofismo, ao contrário, é uma teoria que procura explicar a evolução do nosso planeta através de eventos catastróficos (como o Grande Dilúvio bíblico). Hutton acreditava no uniformitarianismo (ou uniformitarismo), mas a ideia não foi bem aceite naquele tempo.

A teoria da deriva continental foi proposta por Alfred Wegener em 1912 e por Arthur Holmes, mas somente a partir dos anos 60 foi amplamente aceite, quando a teoria de placas tectônicas foi desenvolvida, a partir das observações de expansão do assoalho marinho (fundo oceânico).

Veja também: Escala de tempo geológico

Campos da geologia

Há muitos campos diferentes dentro da disciplina geologia, e seria difícil listá-los todos. De qualquer forma alguns incluem: geoquímica , hidrogeologia, geologia do petróleo , geologia económica , pedologia (ciência do solo) , oceanologia , geodesia, geofísicae paleontologia.

As subdisciplinas da geologia propriamente dita incluem geologia estrutural,geotectonica, gemologia, sedimentologia e estratigrafia , a mineralogia (estudo dos minerais), a petrologia ( estudo das rochas), a sismologia (também um campo da geofísica) e a vulcanologia (o estudo da atividade vulcânica).

Também há a geologia de engenharia que fornece suporte à engenharia civil , especialmente a geotecnia, necessária à estrutura de grandes obras tais como túneis, barragens, pontes e grandes construções, fornecendo informações sobre a rocha onde estas estarão apoiadas.Existe também a engenharia de minas e a engenharia geológica. A diferença entre a geologia de engenharia e a e engenharia geológica existe: Os engenheiros de minas e engenheiros geológicos são licenciados como engenheiros, já geólogos de engenharia são licenciados como geólogos.Os geólogos e engenheiros geológicos estudam as rochas nos aspectos tocantes à sua formação, composição, tamanho, posição, e possibilidades de aproveitamento econômico. Já os engenheiros de minas são responsáveis pela lavra, ou seja, a mineração propriamente dita. São eles que determinam a melhor forma de extrair da terra os minérios e como tirar destes as substâncias úteis.

Veja também: geólogos , escala de tempo geológico, minerais, cartografia geológica

Página externa

Predefinição:Ciências-rodapé

af:Geologie an:Cheolochía ar:جيولوجيا bg:Геология bs:Geologija ca:Geologia cs:Geologie cy:Daeareg da:Geologi de:Geologie en:Geology eo:Geologio es:Geología et:Geoloogia fa:زمین‌شناسی fi:Geologia fr:Géologie gl:Xeoloxía he:גאולוגיה hr:Geologija ia:Geologia id:Geologi ie:Geologie io:Geologio is:Jarðvísindi it:Geologia ja:地質学 ko:지질학 la:Geologia lt:Geologija nl:Geologie no:Geologi pl:Geologia ps:چاپېريال پوهنه ro:Geologie ru:Геология sr:Геологија su:Géologi sv:Geologi th:ธรณีวิทยา tl:Heolohiya tr:Jeoloji uk:Геологія vo:Talav zh:地质学

talvez você goste