𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Figueira da Foz

Predefinição:DadosMunicípioPortugal A Figueira da Foz é uma cidade portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 32 500 habitantes.

O município

É sede de um município com 378,21 km² de área e 62 601 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cantanhede, a leste por Montemor-o-Velho e Soure, a sul por Pombal e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.

A Figueira da Foz fica, portanto, situada no litoral atlântico, junto à foz do rio Mondego, e foi um dos centros turísticos mais importantes de Portugal.

A população activa reparte-se entre as várias actividades económicas da região, com destaque para a pesca, indústria vidreira, actividades ligadas ao turismo, construção naval, produção de celulose, indústria de sal e, como não podia deixar de ser, a agricultura.

O território concelhio é atravessado a meio pelo Rio Mondego e da sua rede hidrográfica fazem parte várias ribeiras e cinco lagoas (Salgueiros, Vela, Braças, Corvos e Leirosa). A regularização das margens do rio provocou sérias transformações na prática agrícola.

As freguesias

As freguesias da Figueira da Foz são as seguintes:

  • A-Freguesias, em que a área maior é parte integrante da cidade da Figueira da Foa (Perímetro Urbano)
  • B-Freguesias, em que a área menor é parte integrante da cidade da Figueira da Foz (Perímetro Urbano)

História

Lugar de ocupação humana muito antiga, a Figueira da Foz conheceu um grande crescimento no século XVIII devido ao movimento do porto e ao desenvolvimento da indústria de construção naval.

Arquivo:Palffoz.jpg
O Palácio Sottomayor, no Bairro Novo na Figueira da Foz.

Foi elevada à categoria de vila em 1771. Continuou a crescer ao longo do século XIX devido à abertura de novas vias de comunicação e à afluência de veraneantes. Em 1882, foi elevada à categoria de cidade. Nos finais do século XIX e início do século XX construiu-se o chamado Bairro Novo, de malha regular, onde se instalaram os hotéis, casino, restaurantes e onde se concentra a actividade comercial. Devido às condições naturais e ao equipamento turístico, a Figueira impôs-se como estância balnear não apenas para a zona centro de Portugal, mas também para famílias alentejanas abastadas e espanholas.

de:Figueira da Foz

talvez você goste